Especialista explica como o tempo livre pode impulsionar o desenvolvimento infantil
O Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, destaca a importância do tempo livre e da brincadeira na infância. Em meio ao aumento do uso de telas, tarefas e compromissos, o tempo livre das crianças tem se tornado cada vez mais escasso. No entanto, é justamente nesse espaço livre e desestruturado que surgem as brincadeiras mais criativas e os aprendizados mais significativos. Renata McGarr, CEO e fundadora da Five Little Monkeys, loja de brinquedos educativos e sustentáveis alerta que crianças estão brincando cada vez menos de forma ativa e criativa, substituindo brinquedos por telas.
Em pesquisa do Outdoor Play Canada, constatou-se que apenas 21% das crianças entre 5 e 11 anos atingem o nível recomendado de atividade física diária, e o relatório da Common Sense Media indicou que crianças até 8 anos passam, em média, 2 horas e 19 minutos por dia em telas. Com isso, é importante que as famílias resgatem o valor do brincar em casa, principalmente com brincadeiras educativas e sustentáveis. Diante desse cenároo, Renata McGarr, lista cinco formas de estimular o brincar livre em casa:
1. Ofereça brinquedos abertos e versáteis.
Brinquedos que não têm uma única função – como blocos de montar, bonecos de pano, peças de madeira, tecidos – permitem que a criança use a criatividade sem limitações. Exemplo prático: Um arco-íris de madeira pode virar ponte, túnel, túnica ou até cenário de faz-de-conta.
2. Designe um “espaço do brincar” na casa.
Não precisa ser um quarto exclusivo: um cantinho com tapete, baú de brinquedos e itens acessíveis já cria um ambiente que convida a criança a explorar. Dica prática: deixar brinquedos à altura da criança, em vez de guardados, estimula a autonomia.
3. Desconecte-se junto com seu filho.
Brincar livre começa pelo tempo de qualidade. Separe 20 minutos por dia para se desconectar de telas e interações externas e estar presente. Sugestão: crie um “ritual do brincar” – pode ser um momento após o jantar ou antes do banho, por exemplo.
4. Incentive a criação de histórias e personagens.
Faz de conta é a essência do brincar livre. Estimule as crianças a inventarem personagens, histórias, mundos. Brinquedos não precisam falar ou acender luzes — basta que convidem à imaginação. Exemplo: Fantoches de pano, casinhas de madeira, tecidos para vestir bonecos. Curiosidade: brincar de faz de conta ajuda a desenvolver empatia, vocabulário e pensamento simbólico.
5. Diga “sim” ao tédio: ele é o início da brincadeira.
O “não saber o que fazer” é o ponto de partida para a criança inventar algo novo. Evite preencher todo o tempo livre com atividades dirigidas. Frase de efeito: “O tédio é o útero da criatividade.” Dado: crianças que lidam com o tédio desenvolvem maior capacidade de resolver problemas de forma autônoma, segundo a psicóloga Teresa Belton, da Universidade de East Anglia (UK).