Estratégia criada em 2014 amplia atuação da Saraiva em mercados-alvo
O Grupo Saraiva aposta em novo modelo de negócio, as lojas pop up, espaços temporários que reúnem o mais variado mix de produtos de cultura e entretenimento. A estratégia, iniciada nesse ano, tem como objetivo levar educação, cultura e entretenimento a diversas localidades do País. Para 2014 são esperadas aproximadamente 50 estandes, sendo que 55% deles já entraram em funcionamento.
Adequado a públicos diversificados e com preços especiais, o modelo dispõe de três formatos: loja temática, feiras escolares e ações corporativas. Além disso, o espaço foi estrategicamente pensado para oferecer uma experiência única de compra. O mobiliário do projeto foi desenvolvido com exclusividade e constrói lojas modernas em menos de 100m² com comodidade e conforto.
Com seis meses de atuação, a operação já começa a dar os primeiros resultados positivos, o que ampliará em aproximadamente 48% o número de abertura dessas lojas para 2015. “As pop ups possibilitam ao Grupo Saraiva reforçar a operação de varejo, que atualmente é representada por nossas 115 lojas em 17 Estados, além do Distrito Federal. Com estas lojas temporárias, conhecemos mercados em potencial, mapeamos a demanda e o comportamento de compra do consumidor em diversas localidades do País. A partir disso, analisamos o estabelecimento de novas unidades permanentes da Saraiva em praças onde ainda não estamos presentes oferecendo aos clientes uma experiência única de compra”, disse Pierre Berenstein, vice-presidente de Operações do Grupo Saraiva.
As novas unidades previstas ainda para 2014 serão inauguradas no Rio de Janeiro, São Paulo, Sorocaba, Manaus, Belém, Minas Gerais e Brasília. Além disso, a partir de 02 de outubro, a Saraiva e a Mauricio de Sousa Produções levarão uma loja temática exclusiva para o Mooca Plaza Shopping, localizado em São Paulo. A área com mais de 90 m² construídos contará com personagens, atividades infantis, além da venda de produtos licenciados durante todo o mês das crianças. “É uma parceria comemorada por nós. Hoje, contamos com mais de 300 publicações de livros da Turma da Mônica e buscamos estes novos pontos de contato com nossos consumidores”, afirma Claudia Arbex, gerente de Marketing da Mauricio de Sousa Produções.
A Saraiva estrutura também sua presença física em eventos diversos, como é o caso da HSM, onde é a parceira exclusiva para venda de livros, em fóruns e grandes conferências, como o HSM Management. E também fecha parcerias com grandes empresas, pois acredita que educação, cultura e lazer devem estar disponíveis a todos e são essenciais para a construção de um mundo melhor.
Sobre a Saraiva
O Grupo Saraiva, companhia nacional de capital aberto com cerca de seis mil funcionários e que em 2014 celebra seu centenário, cria e distribui conteúdo, tecnologia e serviços por meio de seus Negócios Editoriais e Varejo. O Grupo é referência na produção de conteúdo para educação básica, ensino técnico e superior, em especial Direito, onde é líder de mercado. Suas soluções educacionais incorporam tecnologias inovadoras, tais como aprendizagem adaptativa, biblioteca digital por assinatura, plataformas gamificadas, fornecendo também conteúdo e metodologia para o ensino à distância. Com 115 lojas em 17 Estados brasileiros e Distrito Federal, possui a maior rede varejista de conteúdo, cultura e entretenimento do País e comercializa seu leitor digital próprio, o Lev. Desde que lançou sua plataforma de e-commerce em 1998, opera com uma abordagem integrada e multicanal, que oferece ao cliente produtos e serviços no www.saraiva.com.br ou nas lojas físicas. Possui um rico acervo em literatura, papelaria, música, filmes, games e softwares, telefonia, eletrônicos, periódicos, além de serviços de recarga de celular, venda de ingressos, cartão presente, cartões pré-pagos, seguros, assistência técnica, entrega garantida e entrega em domicílio.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A MSP é a empresa responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os projetos relacionados com as figuras da Turma da Mônica e demais personagens (eventos, musicais, parques temáticos etc.). Em sua trajetória, que já dura mais de 50 anos, a empresa conquistou grande parte do mercado brasileiro na área de quadrinhos, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e alcançou o número de 300 títulos até hoje, totalizando dois milhões de exemplares nas livrarias. No licenciamento, trabalha com média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3.000 itens.
Fontes: Agência Ideal [Saraiva] – Thaís Camargo, Beatriz Sanchez, Danielle Brito e Andrea Farias – (11) 4873 7900.
Way Comunicações [Mauricio de Sousa Produções] – Bete Faria Nicastro e Júnia Braga Chaves – (11) 3862-1586.