Mauricio de Sousa no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

  • Desenhista participa de evento comemorativo realizado pelo Senado Federal 
  • Personagens Dorinha, com deficiência visual, e Luca, cadeirante, completam 10 anos em 2014

 No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), o desenhista Mauricio de Sousa participa de comemoração promovida pelo Senado Federal, em Brasília.

Durante o evento, o criador da Turma da Mônica realizará palestra sobre o tema, a partir das 10h, no auditório Petrônio Portela, ao lado dos famosos personagens Mônica e Cebolinha. Mauricio também será acompanhado de personagens que representam crianças com deficiência em seus gibis, como Dorinha, que tem deficiência visual, e Luca, que é cadeirante.

A celebração conta também com apresentação do Coral do Senado e uma exposição de obras de ceramistas com deficiência visual. O senador Paulo Paim, as senadoras Ana Amélia e Ana Rita, as deputadas federais Rosinha da Adefal e Mara Gabrilli e o deputado federal Romário participam da cerimônia de abertura do evento.

Criado pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência acontece desde 1988 e tem como objetivo promover a compreensão acerca de temas relacionados à deficiência, com a discussão e a mobilização para defesa dos direitos, dignidade e bem-estar das pessoas em aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais.

Dorinha e Luca completam 10 anos

Há 10 anos, os personagens com deficiência passaram a ter espaço no universo criado por Mauricio. Em 1994, foram publicadas as primeiras historinhas com Dorinha, personagem com deficiência visual, e Luca, que é cadeirante.

Dorinha ganhou seu nome em homenagem a Dorina Nowill, que perdeu a visão ainda na infância e ficou conhecida pelo trabalho realizado na Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Já para criar Luca, Mauricio conversou com atletas paralímpicos. Não por acaso, o personagem é amante dos esportes. É um garoto divertido e corajoso, que arranca também suspiros das meninas, principalmente da Mônica.

Entre os integrantes com necessidades especiais mais recentes a entrar para a Turminha está Tati, personagem com síndrome de Down. A personagem é uma homenagem à Tathi Heiderich, filha de Patrícia e Fernando Heiderich, coordenadores do Instituto MetaSocial. Em parceria com a organização, o Instituto Mauricio de Sousa lançou a revista especial “Viva As Diferenças!”.

Sobre o tema, a Mauricio de Sousa Produções também publicou as revistas especiais “Acessibilidade”, além da “Saiba Mais Inclusão Social”. Os filmes da série Cine Gibi trazem versão em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). O recém-lançado Cine Gibi 7 – Bagunça Animal! traz audiodescrição realizada pela Fundação Dorina Nowill, como acontece desde o Cine Gibi 5.

Mauricio de Sousa

O desenhista Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo) escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970 lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. O autor já alcançou o extraordinário número de um bilhão de revistas publicadas. Suas criações chegam a cerca de 30 países.

mauriciosousa

Serviço: 

Data: 3 de dezembro

Horário: 10 horas

Local: Senado Federal – Auditório Petrônio Portela – Brasília – DF

Fontes: Jal Comunicação Assessoria de Imprensa [Mauricio de Sousa] – José Alberto Lovetro. 

Way Comunicações – Bete Faria Nicastro – (11) 3862-1586.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui