Marca deve faturar R$ 94 milhões em 2014 e para o próximo ano a meta são mais 20 unidades
Com um crescimento contínuo e sustentável, a TIP TOP – marca referência em moda infantil – alcança a meta da 100ª franquia e a perspectiva é fechar o ano com um faturamento de R$ 94 milhões, o que implica em um acréscimo de 32% sobre o ano anterior.
As inaugurações previstas para o último trimestre do ano são: Shopping RioMar (Fortaleza), Shopping Tijuca (Rio de Janeiro), Mega Store Shop. Praça Araçatuba (Araçatuba) e Shopping Passeio das Aguas (Goiânia).
Já com a atenção focada nas estratégias para 2015, Ricardo Marcondes, gerente de expansão da TIP TOP, diz que o objetivo são mais 20 unidades. A marca está avaliando as regiões que devem ganhar relevância no plano de crescimento para o próximo ano, contudo, já revela que Santa Catarina, onde a marca prevê mais seis franquias e em Minas Gerais cujo interesse é dobrar de tamanho, chegando a 10 unidades na região permanecem como prioridades.
“São regiões que representam um mercado em potencial para a TIP TOP e que ainda não foi totalmente explorado, por isso, temos um plano traçado para aumentar o número de lojas”, explica Ricardo Marcondes, gerente de expansão da TIP TOP.
O plano de expansão se configura em dois modelos de negócio: lojas tradicionais e Mega Stores – que vai de 300 a 600 metros quadrados e oferece itens dos mais diversos tipos, que incluem roupas, acessórios, carrinhos para bebê, brinquedos e uma infinidade de itens para atender a todas as necessidades que envolvem a chegada de uma criança.
Contudo, independentemente do formato, os franqueados da rede alcançam resultados otimistas, levando em consideração que a média de crescimento das vendas no balanço loja contra loja foi de 20% no primeiro semestre do ano.
O projeto de expansão pode se potencializar também por meio dos investimentos dos próprios franqueados. “Estamos crescendo dentro da rede, dois franqueados possuem mais de cinco lojas, 34% mais de uma loja e 14,4% mais de três. Por outro lado, também somos procurados por novos investidores que buscam uma marca que já possui credibilidade no mercado. A TIP TOP já vestiu três gerações”, explica o executivo.
EVOLUÇÃO DE ABERTURA DE LOJAS:
2008 – 6 lojas
2009 – 22 lojas (+266%)
2010 – 37 lojas (+68%)
2011 – 54 lojas (+46%)
2012 – 68 lojas (+26%)
2013 – 86 lojas. (+26%)
Previsão 2014: 100 lojas (+17%)
FATURAMENTO DA REDE (EVOLUÇÃO 2008 A 2013):
2008 – 2,2 Milhões
2009 – 9,4 milhões (+317%)
2010 – 22,7 milhões (+141%)
2011 – 37,5 milhões (+65%)
2012 – 53 milhões. (+41%)
2013 – 71 milhões. (+34%)
2014 – Previsão: 94 milhões (+32%)
Fonte: Economídia – Mariana Campanari, Danielle Mendonça e Iza França – (11) 2579-5404.