Resultado acima da média do mercado é fruto das estratégias de expansão da empresa, que investiu R$ 650 milhões em estruturas operacionais
O Grupo Boticário apresentou um crescimento, em 2014, de 16% em relação ao ano anterior. A previsão de faturamento no varejo total das suas quatro unidades de negócio, O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box é de R$ 9,3 bilhões. O crescimento é superior ao previsto para o mercado que, segundo a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, deverá ser de 11,8%. O Grupo também cresceu em número de lojas, totalizando 3.912 pontos de vendas das suas quatro unidades em 1.752 municípios. Em 2014 foram abertas 160 novas lojas.
O bom desempenho do Grupo Boticário está diretamente ligado às estratégias de expansão anunciadas em 2012, com investimentos de R$ 650 milhões em ampliação, modernização e novas estruturas operacionais no Paraná e na Bahia. O ano de 2014 marca o fim desse importante movimento do Grupo, comemorado com a entrega de duas novas unidades na Bahia. Um centro de distribuição que entrou em operação em abril e já distribui para 10 estados do Norte e Nordeste, além do Distrito Federal, chegando a expedir 643 mil peças em um único dia; e uma fábrica inaugurada em setembro que, em apenas três meses, produziu 10,5 milhões de unidades. A nova fábrica tem capacidade para produzir até 150 milhões de itens por ano, elevando a capacidade produtiva do grupo em 50%, dos atuais 315 milhões de itens por ano para até 465 milhões de itens por ano. Juntas, as duas unidades baianas geraram 545 empregos diretos.
“Tivemos um ano bom mesmo com o cenário nebuloso da economia brasileira. Isso demonstra que nosso modelo estratégico e os nossos investimentos foram assertivos. Teremos suporte ao atendimento da demanda de consumo pelos próximos 10 anos”, analisa Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário.
Em fases anteriores, a expansão do Grupo Boticário contemplou um importante aumento na estrutura operacional em São José dos Pinhais, no Paraná. Em 2013 foram entregues uma nova linha de produção de maquiagem, um novo armazém automatizado de 4 mil m² e um moderno centro de pesquisa e desenvolvimento, com 250 profissionais dedicados à inovação e com capacidade para desenvolver até dois mil produtos ao mesmo tempo. “Aproximadamente metade do nosso faturamento é resultante dos lançamentos das nossas quatro unidades de negócio. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento é fundamental para o sucesso das marcas”, reforça Grynbaum.
Reconhecimento
Os movimentos de expansão do Grupo Boticário surtiram efeitos, também, na atração de talentos e na reputação da empresa. Atualmente com um time de 7 mil colaboradores, o Grupo está, pelo quarto ano consecutivo, no guia “Melhores Empresas para Começar a Carreira”, da revista Você S.A., sendo destaque em Qualidade de Vida em 2014. A empresa também está, por cinco anos consecutivos, no guia “Melhores Empresas para Trabalhar”, elaborado pela mesma publicação e, em 2014, ficou em primeiro lugar no setor Bens de Consumo e foi destaque em Cidadania Empresarial. “Nosso crescimento é sustentável e nossos movimentos são embasados na cultura da valorização das relações e das pessoas, com foco no empreendedorismo e no empoderamento da mulher. Com isso temos atraído os melhores profissionais e conquistado importantes reconhecimentos do mercado”, destaca Artur Grynbaum.
O Grupo Boticário também foi reconhecido pelo mercado em que atua, sendo eleito Empresa do Ano no Prêmio ABIHPEC-Beleza Brasil 2014, da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, considerado o maior reconhecimento conferido à indústria brasileira do setor. O reconhecimento se deu pelo modelo de atuação junto às comunidades baianas de Camaçari e São Gonçalo dos Campos, onde a empresa inaugurou este ano uma nova fábrica e um centro de distribuição, respectivamente.
O modelo de atuação do Grupo Boticário também foi reconhecido em diferentes áreas. Pelo terceiro consecutivo, o Grupo está entre as empresas mais sustentáveis do Brasil, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade 2014, editado pela revista EXAME em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces). Nossas ações de sustentabilidade também foram reconhecidas pelo Prêmio Época Empresa Verde, iniciativa que premia as melhores companhias na preservação do meio ambiente. A organização foi Destaque Especial na categoria Mudanças Climáticas – Serviços com a iniciativa de redução do consumo de energia elétrica na planta de São José dos Pinhais e pela compra de crédito de reciclagem da BVRio.
Mais recentemente, a ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial também elegeu o Grupo Boticário como Empresa do Ano em Comunicação Empresarial pelas estratégias e resultados de comunicação corporativa.
Unidades de negócio do Grupo Boticário
O Boticário
A unidade que deu origem ao Grupo Boticário completou 37 anos em 2014 e chegou a 3750 lojas em 1752 municípios brasileiros. A marca abriu 122 novos pontos de venda este ano e avançou no relacionamento com os consumidores. No Facebook, a fan page O Boticário ultrapassou 8,5 milhões de fãs. O programa de fidelidade, criado em 1990, foi relançado como Clube Viva O Boticário e já conta com 18 milhões de clientes cadastrados.
A unidade também ampliou suas iniciativas e movimentos culturais. O Projeto Rio, beleza que Inspira patrocinou o filme Rio, Eu Te Amo e criou quatro fragrâncias exclusivas inspiradas nas belezas cariocas. A plataforma Viva Linda, um ambiente de geração de conteúdo de beleza, recebeu mais de 5 milhões de visitas em 2014 e o movimento Beleza Gera Beleza registrou mais de 600 mil acessos impactando 11 milhões de pessoas.
O Boticário na Dança, reforçando sua posição como um dos maiores apoiadores da dança no Brasil, O Boticário patrocinou 39 projetos ao longo do ano de 2014, totalizando R$ 5,4 milhões de recursos via lei de incentivo a companhias, festivais, mostras, cursos de formação e outras atividades ligadas à arte – como livros e vídeos. A iniciativa rendeu à unidade O Boticário o “Prêmio Aberje 2014” na categoria “Comunicação de Programas, Projetos e Ações Culturais”. Para 2015, O Boticário na Dança, em seu segundo edital de patrocínio, destinará R$ 6,8 milhões para companhias, festivais e projetos audiovisuais e de formação de bailarinos ligados à arte, ampliando para 40 o número de companhias apoiadas, contemplando 16 estados ao longo de 2015.
O Boticário também foi eleito pela quarta vez a melhor franquia no segmento de Cosméticos, Perfumaria e Farmácia, pelo Prêmio Melhores Franquias do Brasil 2014 – PEGN e conquistou outros importantes prêmios, como Prêmio ABIHPEC – Beleza Brasil 2014 nas Categorias: Maquiagem, Perfumaria Feminina e Masculina. Prêmio Atualidade Cosmética nas categorias Infantil/Kids: Portinari Pipas e Linha/Coleção de Maquiagem com Make B Barroco Tropical. Troféu Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico B2C no Prêmio E-bit 2014. Foi eleito uma das dez marcas destacadas pela pesquisa BrandView 2014 / Gad Lippincott, Os mais importantes NOVAREJO” no BR Week – gestão multicanal e Top of Mind, nas categorias “Loja Online de Perfumes e Cosméticos” e “Perfume e Desodorante – Datafolha.
Eudora
Com três anos de atuação, Eudora se solidificou na venda direta, seu principal canal de comercialização, atuando em 1.149 municípios brasileiros por meio de revendedoras, 15 centrais de serviços e quatro lojas-conceito. O principal destaque de 2014 foi a entrada na categoria cabelos.
Com uma linha completa composta por 36 itens especialmente desenvolvidos para revolucionar a forma de tratar e modelar os cabelos, Eudora lançou a marca Siàge – uma revolução no mercado, capaz de proporcionar resultados de salão em casa e a preços acessíveis. Isso graças à tecnologia Affinité3D, presente em toda a linha de tratamento (shampoos, condicionadores, máscaras, cremes para pentear e complementares). Desenvolvida em parceria com o Provital Group, centro de pesquisa espanhol especializado em cabelos, a tecnologia permite a liberação controlada e prolongada dos princípios ativos até a camada mais profunda do fio, formando uma película protetora.
Os esforços em inovação renderam a Eudora importantes reconhecimentos em 2014, como o Prêmio Atualidade Cosmética nas categorias “Inovação em Produto de Maquiagem”, com Precious Palette Eudora e “Perfumaria Latino-Americana Masculina”, com Trip Itacaré. A unidade também ganhou o Prêmio Nova de Beleza 2014 em quatro categorias: “Cabelo”, com Pomada em pó – Siàge; “Corpo”, com Prélude S. Óleo de Banho Esfoliante Premium; “Maquiagem”, com Máscara Preta para Cílios Maximize Your Lashes Eudora Soul; e “Maquiagem” – Paleta Noite, com Precious Palette Eudora.
quem disse, berenice?
Com pouco mais de dois anos de atuação, quem disse, berenice? já está presente em 42 municípios brasileiros com 130 lojas – 24 abertas em 2014, pelo sistema de franquias – e em todo o País por meio do e-commerce. A terceira unidade de negócio, lançada em 2012 pelo Grupo Boticário caiu no gosto das consumidoras que encontraram na marca a liberdade da maquiagem. quem disse, berenice? atingiu, em 2014, a marca de 1 milhão de batons vendidos e reuniu 3,4 milhões de fãs no Facebook e 277 mil seguidores no Instagram. A unidade recebeu o “Prêmio Nova de Beleza 2014”, na categoria batom, com a linha “Baton Mate veludo”.
The Beauty Box
A unidade de negócio The Beauty Box completou em 2014, dois anos de atuação e comemora seus resultados neste segundo ano com a expansão no número de pontos de venda. A marca abriu 14 novas lojas em 2014, totalizando 28 pontos de venda em 15 municípios brasileiros. O destaque da marca em 2014 foi a extensão da fragrância Suspiro de Pera e Magnólia para o universo de corpo e banho. The Beauty Box está, também, no e-commerce com mais de 7 mil itens de 100 marcas nacionais e internacionais de beleza, distribuídas em dez categorias – perfumaria, maquiagem, unhas, cuidados para o rosto, corpo e banho, cabelos, mamães e bebês, solares, além de acessórios e, inclusive, produtos masculinos.
Fonte: Brodeur Assessoria de Comunicação – Katia Motizuki – (11) 3330-1821.