Palco se transforma em picadeiro para tornar real o sonho de Felinda viver a magia do mundo do circo
A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 12 de fevereiro a 2 de março, o espetáculo “Felinda”, da Companhia Carroça de Mamulengos. A peça, que estreou em 2010, revive as lembranças de uma mulher que sonhava fugir com o circo. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, as apresentações são de quarta-feira a domingo e a entrada é gratuita.
A Cia Carroça de Mamulengos oferece ainda uma oficina de brinquedos e brincadeiras no sábado, dia 1º de março às 15h. A oficina ensina a construir brinquedos tradicionais com materiais reciclados, como o roi-roi, currupio, pião, Mané gostoso, João Teimoso, entre outros.
O espetáculo:
Felinda é uma moça, nem feia e nem linda, que um dia sonhou em fugir com o circo que se apresentou em sua cidade. Fez as malas e foi procurá-lo, mas o circo já havia baixado a lona e partido. Vendo-se sozinha, desatinou: esqueceu seu nome e de onde vinha. Só não esqueceu o circo e, passou a vida, esperando por seu sonho.
Para fazer este sonho se tornar realidade, a Companhia Carroça de Mamulengos revive o circo de Felinda, trazendo uma charanga de palhaços, duas duplas de gêmeos, uma bailarina tímida, bonecos reais e seres imaginários que rondam o picadeiro de sua memória.
No palco Schirley França, Maria, Francisco, João, Pedro, Matheus, Isabel e Luzia Gomide, todos membros da mesma família. Para Maria Gomide “essa montagem é um reflexo lúdico da nossa trajetória que, em 2014, completa 38 anos. Em cena estamos todos juntos, três gerações da nossa família, que se esforça em colorir corações não somente nos teatros, mas nas ruas e praças de diversas cidades do Brasil afora”, complementa.
Companhia Carroça de Mamulengos
A companhia foi criada em 1977, em Brasília (DF), depois do primeiro contato de Carlos Gomide com uma das mais tradicionais formas de teatro genuinamente brasileiras, o teatro de mamulengos. Em 1978 Carlos conheceu Antônio do Babau, mestre bonequeiro que o estimulou a viajar ao nordeste a fim de aprofundar seu aprendizado. Quatro anos depois Carlos conheceu a atriz Schirley França, que se tornou sua companheira e passou a integrar o grupo.
Com o nascimento dos filhos Antonio, Maria, Francisco, João, Pedro, Mateus, Luzia e Isabel, houve a necessidade de criar uma concepção cênica que possibilitasse a participação dos filhos dentro de uma consciência de que vida e arte se complementam. Desde então, a companhia vem trabalhando em seu processo criativo e artístico pela preservação das festas e folguedos brasileiros, apresentando espetáculos, autos e cortejos tradicionais em diversas regiões do país. Em 2010, o espetáculo “Histórias de Teatro e Circo” foi eleito como melhor espetáculo pelo voto popular no Festival Internacional de Londrina (FIL).
Ficha Técnica
Direção: Alessandra Vannucci, Cia Carroça de Mamulengos
Direção musical: Beto Lemos
Roteiro: Cia Carroça de Mamulengos, Alessandra Vannucci, Rosyane Trotta
Atores-brincantes: Schirley França, Maria Gomide, Francisco Gomide, João Gomide, Pedro Gomide, Matheus Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide.
Músicos em cena: Ranier Oliveira
Contra-regra: Ellen Nascimento de Carvalho
Figurinos: Zaza Isaias
Bonecos e máscara: Carlos Gomide
Composição e arranjo: Beto Lemos
Figurino dos bonecos: Schirley França
Cenário: Cia Carroça de Mamulengos, Fernando Mello
Iluminação: João Gioia
Sonorização: Pedro Nuccini
Programador visual: Flavia Correia
Produção Executiva: Maria Albergaria
Direção de Produção: Sergio Sabóia
Serviço:
Espetáculo “Felinda”
Temporada: de 12 de fevereiro a 2 de março de 2014
Horário: 19h15 (Sessão extra em 2 de março de 2014, às 16h)
Duração: 70 min
Classificação etária: livre
Capacidade: 80 lugares
Entrada Franca: os ingressos deverão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência
Oficina de Brinquedos
Data: 1º de março de 2014
Horário: 15h
Duração: 3h
Vagas: 30
Inscrições: no site http://www.carrocademamulengos.com.br ou pelo Facebook www.facebook.com/CarrocaDeMamulengos
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111
Informações: (11) 3321-4400
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Fonte: CAIXA CULTURAL SÃO PAULO.