Estratégia da empresa é reforçar a presença digital da marca no País, aumentando sua relevância entre os internautas brasileiros
Em março a Barbie passa a falar, também, português. Essa é a estratégia da Mattel para aproximar a boneca mais famosa do mundo de seus fãs brasileiros. Estreando com mais de 730 mil curtidas no País, a versão nacional do Facebook trará conteúdo produzido localmente e aliará temas atuais, novidades da marca e uma pitada de nostalgia, retomando grandes momentos de sua trajetória de sucesso ao longo dos últimos 55 anos.
“Observamos uma crescente no número de brasileiros que acessam o conteúdo de Barbie na fanpage global da marca, o que se transformou em uma oportunidade de ampliação da estratégia de comunicação digital com o público local”, afirma Ana Furtado, gerente de marketing de produtos para meninas da Mattel do Brasil. “Queremos evidenciar a relevância cultural de Barbie e, além de posts em português, traremos conteúdo atual e direcionado para mães e fãs jovens e adultos”, reforça Ana Furtado.
Em seu primeiro post, Barbie tira seu traje de astronauta do armário e entoa a frase “Garotas que chegam aonde querem”. Trata-se de uma referência a uma das 150 profissões que a boneca já teve.
“Barbie tem a missão de inspirar seus fãs e é, também, um ícone fashion que acompanha tendências e está presente nos principais acontecimentos”, explica a gerente. “Nosso objetivo é nos aproximar desse público adulto que se interessa pela marca, mas que até então não tinha um canal direto para dialogar com Barbie”, conclui.
Lançada globalmente em 2009, a fanpage de Barbie conta hoje com 11 milhões de fãs. A agência responsável pela fanpage de Barbie em português é a In Press Porter Novelli. Confira em https://www.facebook.com/barbie
Sobre a Barbie® – www.barbie.com.br
Barbie foi criada em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da Mattel, que percebeu que sua filha Bárbara, ou Barbie, como era apelidada, gostava de brincar com bonecas de papel que trocavam de roupa. Até então, todas as bonecas tinham aparência de bebês e a de papel era uma das únicas que tinha a feição mais próxima da de uma adolescente. Quando lançada, a boneca foi definida como a “modelo teenager vestida na última moda”.
Hoje, a Barbie é reconhecida como uma das marcas mais fortes de todos os tempos e um ícone fashion mundial. Como toda diva, a partir dos anos 90 estilistas famosos como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e Alexandre Herchcovitch a vestiram em várias ocasiões. Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek, além de musas como: Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Vivien Leigh e Grace Kelly.
Por cinco décadas a boneca tem inspirado garotas de todas as idades a sonhar, “viajar” e descobrir que, brincando, elas podem ser o que quiserem. O estilo de vida da boneca, que já virou personalidade, sempre fez com que ela fosse popular entre crianças e adultos. Em 50 anos, ela já teve mais de 100 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são: Barbie astronauta (1965); Barbie médica cirurgiã (1973); Barbie negra (1980) e Barbie presidente dos EUA (1992).
Fonte: In Press Porter Novelli – Mayara Corrêa e Renata Almeida – (11) 3323 – 1577.