O evento visa conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e no auxílio da redução da mortalidade infantil
Há 22 anos, a World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o intuito de reforçar a importância desse ato. Desde então, todos os anos, na primeira semana do mês agosto, 170 países organizam ações que tem o objetivo de aumentar os índices de amamentação no mundo. Para celebrar e impulsionar a causa, no dia 9 de agosto no parque do Ibirapuera, em São Paulo, haverá a 4ª Caminhada em Apoio à Amamentação, promovida pelo Hospital e Maternidade Santa Joana.
Este ano, estimasse que centenas de pessoas participem da ação que visa disseminar o assunto e proporcionar a troca de experiências. As inscrições são gratuitas e todos os que apoiam a causa estão convidados a comparecer, partir das nove horas da manhã, para a caminhada ao ar livre. O evento também contará com outras atividades relacionadas ao tema, como aula teórica e esclarecimento de dúvidas com o auxilio de profissionais da saúde. O início das atividades se dará a partir da aferição da pressão arterial dos participantes e exercícios de alongamentos. Também é importante que as gestantes levem autorização do obstetra para a prática de exercícios físicos.
A Semana Mundial do Aleitamento Materno sempre apresenta um tema diferente, em 2014 o mote da campanha será ‘’Um ganho para toda vida’’, que levará em consideração os ‘’Objetivos do Milênio’’, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para quem ainda não os conhece, os ‘’Objetivos do Milênio’’ são um conjunto de metas organizadas em governos dos 191 países-membros, com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver. Em setembro do ano 2000, os países acordaram de alcançar os 8 ODM’s até 2015 como forma de solucionar alguns dos grandes problemas da humanidade, como a pobreza, a fome e a desigualdade entre os sexos.
Ao analisar os maiores problemas mundiais, a ONU estabeleceu o que, no Brasil, são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo – que devem ser atingidos por todos os países. Uma das propostas é reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos, e importância do aleitamento materno entra nessa lista como uma das intervenções fundamentais na contagem regressiva para alcançar essa meta.
Por isso, a Caminhada em Apoio à Amamentação quer estimular o interesse entre os jovens, tanto mulheres como homens, para compreenderem a importância e relevância do aleitamento materno, já que no mundo todo, a cada ano, mais de 10 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem de doenças que podem ser prevenidas e tratadas. Há várias intervenções preventivas e terapêuticas eficazes e de baixo custo que podem ajudar a reduzir esse número, a principal delas é o aleitamento materno até os seis primeiros meses de vida do bebê, no mínimo.
Serviço:
Evento: 4ª Caminhada em Apoio à Amamentação Santa Joana
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, entrada pelo portão 10 (próximo à ponte de ferro)
Data: 09/08/2013
Inscrição gratuita: (11) 5080-6000 ou pelo site http://www.hmsj.com.br/caminhada-amamentacao
Confira a programação:
9h – Entrega do Kit caminhada
9h30 – Alongamento
10h – Início da caminhada
10h45 – Fim da caminhada
10h45 às 12h – Equipe multiprofissional à disposição para esclarecimento de dúvidas e orientação sobre aleitamento materno
Fonte: Máquina Public Relations – Camila Duran – (11) 3147 7900 • Ramal 7929.