Na NRF ’25: O Grande Evento do Varejo da Federação Nacional do Varejo, executivos de todo o mundo falaram sobre como a IA beneficia o varejo, o valor da conexão humana e o que está por vir
Mais de 40.000 participantes de todo o mundo se reuniram no Javits Center, em Nova York, para o NRF ’25: Retail’s Big Show da National Retail Federation, realizado de 12 a 14 de janeiro, durante três dias de aprendizado sobre as últimas tendências do setor, inovações tecnológicas, desafios da cadeia de suprimentos e previsões para o ano que vem, com mais de 1.000 expositores e mais de 100 sessões de expositores. O NRF abordou muitos tópicos, mas três foram os mais proeminentes ao longo do evento.
A Mecânica da IA
A NRF ’25 começou com uma palestra de John Furner, presidente e diretor executivo do Walmart U.S., e Azita Martin, vice-presidente e gerente geral de varejo e CPG da NVIDIA, discutindo como os recentes avanços em IA, como assistentes digitais alimentados por IA e como a IA na cadeia de suprimentos poderia transformar as experiências de compra online e nas lojas.
Martin falou sobre as funções da empresa, como o Mega, um Blueprint do Omniverse para desenvolver, testar e otimizar frotas físicas de IA e robôs em grande escala em um gêmeo digital antes da implantação em instalações do mundo real, e o Nemotron, um grupo de modelos que possuem habilidades linguísticas e percepção, ajudando os desenvolvedores a criar e implantar agentes de IA em uma variedade de aplicações.
“É para o mundo físico o que o ChatGPT é para texto e linguagem,” diz Martin. “A IA garante que o produto certo chegue ao cliente certo no momento certo,” afirma Martin.
A IA também está ajudando na experiência do cliente no varejo, como Deb Hall Lefevre, vice-presidente executiva e diretora de tecnologia da Starbucks, e Jason Gowans, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da Levi Strauss & Co., discutiram durante o primeiro dia do Retail’s Big Show.
Lefevre falou sobre como os avanços digitais ajudaram os baristas da Starbucks a atender melhor os clientes, tornando sua tecnologia o mais simples possível.
“Quando você tem 40.000 locais ao redor do mundo, garantir que a tecnologia funcione é muito importante”, diz Lefevre.
Para Gowans, a tecnologia ajuda a marca de vestuário a se concentrar em tamanho e ajuste. Ela aprimora a experiência de compra na loja com sua tecnologia Back Pocket, que pode consultar o tamanho e a preferência de estilo de um cliente, verificar a disponibilidade de estoque e, em seguida, recomendar um estilo.
A experiência do cliente também é essencial para a Disney Consumer Products. Lisa Baldziki, vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos para parques e varejo da Disney Consumer Products, explicou como os dados ajudaram a personalizar suas experiências e produtos de varejo. Exemplos incluíram convidados aparecendo como figuras de ação na atração “TRON Lightcycle/Run”, criando tiaras personalizadas que misturam IP da Disney e fazendo fantasias adaptativas.
Conexão com o Cliente
A tecnologia levou a inovações no varejo durante o segundo dia do Retail’s Big Show. O fio condutor entre os executivos da IKEA, Kraft Heinz, New Balance e Favorite Daughter é sobre como atender a uma necessidade no mercado ajudou suas marcas a crescer. Dois exemplos dessa estratégia foram abordados nas palestras do dia.
Tracee Ellis Ross, atriz, produtora, diretora executiva e fundadora da Pattern Beauty, começou sua jornada empresarial há 10 anos, quando procurava uma linha de produtos de beleza para cabelos cacheados e texturizados. Desde o lançamento da Pattern Beauty em 2019, a marca agora inclui uma linha de produtos ampliada e ferramentas de moda para cabelo. Para Ellis Ross, inovação não era (e não deveria ser) complicada.
“A Pattern Beauty estava desmistificando a ideia de que o cuidado com cabelos negros é um mercado de nicho”, diz Ellis Ross. “Cerca de 65 a 75% do mercado global tem cabelos texturizados.”
Tommy Hilfiger, designer de moda, que foi o recebedor do prêmio Visionary na NRF Foundation Honors realizado em 12 de fevereiro, falou sobre a abertura de sua primeira loja no interior de Nova York com a esperança de atrair clientes interessados em música e moda, o que o levou a trabalhar com músicos dos mundos do rock ‘n’ roll e hip-hop.
“Queríamos abraçar todos no estilo de vida”, diz Hilfiger.
O estilo de vida é predominante nas redes sociais, onde muitos consumidores estão descobrindo produtos, especialmente a Geração Z. A Rare Beauty, a empresa de cosméticos fundada pela celebridade Selena Gomez em 2020, começou a interagir com seus clientes via Zoom, ou “Rare Chats”, que foi uma oportunidade para a marca se conectar com os consumidores durante a pandemia. A Rare Beauty não apenas ressoou com os consumidores da Geração Z por seu blush líquido, mas também viu um aumento nas vendas online, especialmente na TikTok Shop, onde as compras ao vivo estão em seu auge (mesmo com a proibição da plataforma se aproximando nos EUA).
“O que é interessante sobre a TikTok Shop é o quão demonstrável ela é”, diz Katie Welch, diretora de marketing da Rare Beauty. “Você precisa ter um produto para mostrar como funciona.”
O poder do TikTok também é benéfico para a varejista de maquiagem, Sephora. A loja viu um aumento na popularidade entre os consumidores da Geração Z e da Geração Alpha que estão descobrindo produtos de beleza e cuidados com a pele.
“O que a Sephora fez pela maquiagem é o que o TikTok está fazendo pelos cuidados com a pele”, diz Artemis Patrick, presidente e diretor executivo da Sephora EUA.O Futuro é Agora
O Grande Show do Varejo abordou as complexidades da IA e a experiência do cliente, mas no último dia, houve um foco no que está por vir para o futuro do varejo. Nos EUA, a próxima posse do presidente Donald Trump e o impacto potencial sobre impostos e tarifas. Em novembro, a NRF divulgou um estudo indicando que as propostas de tarifas do presidente eleito Donald Trump poderiam custar aos americanos US$ 78 bilhões em poder de compra anual. A mudança iminente foi um tema na palestra de abertura do dia 3 com David Soloman, presidente e diretor executivo do Goldman Sachs.
“Você tem esse coquetel de mudanças”, diz Soloman. “O que precisamos observar é como isso está equilibrado.”
A mudança pode ser constante, mas nem todos os varejistas estão aderindo à IA. Durante a segunda palestra do dia 3, Dylan Lauren, diretor executivo da Dylan’s Candy Bar, um pioneiro no espaço de varejo e entretenimento quando abriu sua primeira loja de doces curada na cidade de Nova York em 2001, expressou resistência ao uso de IA no chão de vendas do varejo (mas está aberta a usá-la em outros lugares).
“Quero ser autêntica à experiência da marca”, diz Lauren. “Não se trata apenas de doces; trata-se de estar juntos.”
O co-palestrante de Lauren, Alex Rodriguez, ex-atleta e diretor executivo e presidente da A-Rod Corp., incentivou os empreendedores a se adaptarem às mudanças no varejo por meio da IA – mas não se esqueçam da localização.
“O mundo do varejo está em constante mudança,” diz Rodriguez. “Quando você está no varejo, também está no negócio imobiliário.”
O Retail’s Big Show reuniu um painel de executivos do Pinterest, PwC e Happy Returns (uma empresa da UPS) para discutir as tendências futuras extraídas da temporada de festas de 2024 e o que isso significa para 2025.
A NRF observou que os consumidores estão mais engajados em celebrações e eventos importantes, particularmente o Dia de São Patrício e o Dia das Mães, além do aumento do Halloween e da Páscoa como temporadas. Também houve um aumento nas compras sociais.
“Vimos as pessoas gastando mais do que nunca, e as pessoas estão gastando em seus telefones,” diz Rachel Hardy, diretora de marketing de produtos de consumo do Pinterest. “Vimos 1 bilhão de buscas por ‘ideias de presentes’ no Pinterest. A Gen Z pensa em estética. Eles vêm ao Pinterest em busca das últimas tendências e como elas são estilizadas… eles têm uma expectativa elevada de personalização. O futuro da busca está evoluindo.”
A Pacsun estava à frente da curva com compras sociais em 2018. Dois anos depois, o varejista lançou uma plataforma no TikTok e ganhou 2 milhões de seguidores ao transmitir ao vivo lançamentos de produtos e fazer com que os clientes se tornassem embaixadores da marca. Em 18 meses, a Pacsun vendeu mais de 500.000 jeans via TikTok.
Fonte: Licensing Global