A nova direção do SXSW

[Internacional]

O South By Southwest (SXSW) pode ter começado como um festival de música, mas se expandiu para abranger filmes, comédia, tecnologia e, cada vez mais, um foco em marcas.

O evento anual, lançado em 1987, é realizado em Austin, Texas, todo mês de março. Além de mostras de música e exibições de filmes, o SXSW também inclui painéis, exposições, desenvolvimento profissional e oportunidades de networking.

No evento deste ano, que aconteceu de 10 a 19 de março, vários desses painéis destacaram a importância de crescer (e proteger) sua marca. Os painéis abordaram tudo, desde o cenário em evolução da fidelidade à marca até as melhores fontes de propriedade intelectual, e desde o novo caminho a seguir para NFTs até como as marcas podem responder melhor em momentos de crise.

Muitas dessas discussões sobre marcas também incluíram um foco na inteligência artificial (IA).

Tye Sheridan e Nikola Todorovic, presidente e CEO da Wonder Dynamics, respectivamente, falaram sobre os esforços da empresa para desenvolver ferramentas baseadas em IA que podem produzir efeitos visuais e computação gráfica mais rapidamente e por um preço menor do que os programas atuais. Eles também reconheceram a apreensão em relação às novas tecnologias, com Sheridan afirmando que seu objetivo é usar a IA como meio de contar melhor as histórias.

“A IA está aqui, então devemos falar sobre como queremos integrá-la à estrutura do nosso mundo”, disse Sheridan.

No entanto, não havia nada além de entusiasmo em torno do entretenimento baseado em localização (LBE). As conversas no SXSW focaram na importância do LBE quando se trata de aumentar o engajamento, com destaque especial para criar e manter o engajamento ao longo do ano, em vez de apenas cultivá-lo durante os próprios eventos.

“É importante manter o envolvimento com as microcomunidades o ano todo”, disse Sophie Ahmed, vice-presidente sênior de estratégia de mercado da Hubilo. Essas microcomunidades podem existir em várias plataformas, dependendo do público-alvo, incluindo plataformas de mídia social como Twitter e TikTok ou a plataforma de mensagens instantâneas Discord.

Essas microcomunidades permitem que os consumidores se reúnam e se conectem com base em seus interesses específicos, mantendo o envolvimento com a experiência específica da LBE, bem como com a marca maior. Por exemplo, os fãs de um grande parque temático se agrupariam naturalmente com base em seu interesse em passeios, comida ou interação com personagens fantasiados.

Como para destacar a importância da LBE, várias extensões de marca baseadas em localização estiveram presentes no evento. Por exemplo, o evento “Prime, Texas” no Hotel San Jose destacou séries do Prime Video como Daisy Jones & the Six, The Boys e Carnival Row. A programação incluiu música ao vivo, comida e muitas sessões de fotos com adereços, figurinos e cenários dos shows.

Além disso, as histórias por trás das próprias marcas também foram um tema quente no SXSW deste ano.

Air (que narra a origem da linha de calçados Air Jordan) e Tetris (que detalha a batalha legal para garantir os direitos de propriedade intelectual do jogo) foram exibidos no evento.

“O que pode ser considerado um IP certamente está evoluindo”, disse Dan Discenza, Diretor Global de Desenvolvimento e Financiamento de Cinema e Televisão da Dentsu. “Não se trata apenas de peças existentes de propriedade intelectual, como um livro de memórias, mas também das histórias de como marcas ou produtos surgiram.”

Fonte: Licensing International

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