A psicologia do consumidor em 2021

Quais são as principais tendências que moldam a psicologia do consumidor em 2021? Confira abaixo  no artigo de Sadie Bargeron publicado no portal Content Commerce Insider

Conforme a pandemia do Coronavírus se aproxima de seu aniversário de um ano , o impacto psicológico sobre os consumidores pode ser analisado por meio de uma série de movimentos e tendências sociais mais amplos. As marcas não podem ignorar a influência de 2020 sobre os consumidores enquanto se aventuram no novo ano sem um fim imediato para a disseminação global do vírus à vista.

No início de abril de 2020, mais de 3,9 bilhões de pessoas – metade da população mundial – enfrentavam restrições de bloqueio de gravidade variável, que foram amenizadas e agora foram reintegradas em lugares como Alemanha, Reino Unido e cidade chinesa de Shijiazhuang. Com tantas pessoas passando mais tempo confinadas em suas casas no ano passado, o uso da Internet disparou e as marcas foram forçadas a acelerar os esforços de digitalização . Existem agora mais de 4,66 bilhões de usuários de Internet, representando mais de 59% da população mundial. E essas pessoas estão falando: 2020 foi inegavelmente o ano em que as conversas globais ganharam destaque.

Kate Nightingale, fundadora e psicóloga chefe do consumidor da Style Psychology, disse ao CCI que 2020 alimentou o ativismo e o bem-estar: “Estes continuarão a ser fortes, pois são menos uma tendência, mas uma manifestação de identidades reavaliadas. As marcas devem, portanto, prestar muita atenção a eles, mas apenas utilizá-los quando forem verdadeiramente autênticos para a identidade de sua marca. ”

A prevalência da mídia social trouxe um foco global mais amplo em questões filantrópicas. O ativismo online está crescendo, tornando necessário que as marcas prestem atenção ao que os consumidores estão dizendo e sejam mais transparentes do que nunca. Abaixo, destacamos três movimentos de tendência que mostram o impacto da Covid-19 e analisamos o estado em que os consumidores estão entrando em 2021.

Ativismo

Durante os bloqueios, as pessoas pouco tinham a fazer além de navegar nas mídias sociais, o que levou a uma crescente conscientização das notícias e questões globais. Então, quando #BlackLivesMatter começou a virar tendência após a morte de George Flloyd nas mãos da polícia de Minneapolis em maio de 2020, o movimento cresceu e se tornou uma força global imparável, com doações e conversas inundando os feeds. Estima-se que 28 milhões de contas (incluindo marcas) postaram quadrados pretos em solidariedade no #BlackoutTuesday, uma semana após a morte de Floyd. Apesar de várias críticas slacktivistas , pessoas de todo o mundo estavam se envolvendo, do Brasil e Coreia do Sul à França e Alemanha. As pesquisas pelo termo “como ser um aliado” excederam as de “como ser um influenciador” no Google em 2020.

BLM é apenas uma das conversas de 2020 que ilustram a consciência global atual, já que as conversas nas redes sociais se voltaram para a política, o desejo de progresso e questões humanitárias. Consequentemente, o ativismo da marca nunca foi tão bem-vindo. De acordo com um relatório recente da Sprout Social , mais da metade dos consumidores espera que as empresas vão além das declarações e doações corporativas para anunciar novas iniciativas, metas e envolvimento em coalizões de toda a indústria.

As marcas não podem mais se apresentar como indiferentes às tendências de questões políticas ou sociais, porque em 2021 as decisões de compra dos consumidores são uma extensão de seus próprios valores.

Bem estar

O Google também relatou que as pesquisas por “insônia” atingiram um ponto mais alto em 2020, mas é claro, você não precisa de um fato como esse para compreender a escala de sofrimento que acompanhou a pandemia: desde a morte de entes queridos até aumento das taxas de desemprego para a tensão mental do isolamento. Como resultado, anúncios brilhantes baseados em escapismo e aspiração têm menos apelo, e as marcas enfrentam a obrigação de colocar o apoio, o cuidado e a gentileza na vanguarda de seus esforços de marketing.

Na China, cerca de 35% da população experimentou sofrimento mental no primeiro mês após o surto de Covid-19 no país, e isso aumentou nos meses seguintes. O resto do mundo seguiu um curso semelhante, com o termo “ rolagem do juízo final ” tornando-se parte do vocabulário comum.

Apesar de todo o sofrimento mental, a economia do bem-estar de mais de US $ 4,5 trilhões prosperou. As pessoas procuraram maneiras de aliviar o estresse, resultando em uma explosão de brinquedos sexuais , ioga e meditação – o aplicativo de meditação Headspace chegou a lançar seu próprio programa na Netflix .

Em resposta a esse interesse pelo bem-estar entre os consumidores, as marcas devem oferecer alívio, apoio e assistência por meio de oportunidades de autocuidado, personalizando ainda mais suas estratégias de marketing para 2021.

Revenda

Nos primeiros dias da pandemia, os temores sobre a higiene levaram a alguma cautela sobre se o setor de revenda de moda conseguiria manter seu crescente sucesso. Mas, à medida que as taxas de desemprego dispararam, mais pessoas começaram a recorrer à revenda como uma fonte alternativa de renda. O Fashion United informou que a plataforma de revenda francesa Vestiaire Collective viu os pedidos aumentarem 54% em maio em comparação com a média de fevereiro antes da pandemia, e o aplicativo de compras britânico Depop teve um aumento anual de 163% em inscrições de novos aplicativos e um tráfego de 200% crescimento no mercado dos EUA. No verão de 2020, a ThredUP e a Global Data projetavam que o mercado de revenda de US $ 28 bilhões cresceria para US $ 64 bilhões em 2024. Apesar de estar para trás, o cenário de compras de segunda mão da Chinaestá finalmente decolando também, crescendo cerca de 70% desde 2018, de acordo com a MobData .

Em termos de psicologia do consumidor, esse movimento enfatiza a consciência da sustentabilidade e o desejo pela moda cíclica, à medida que o ativismo se espalha online. Além disso, a indústria de revenda da moda está alinhada com as preferências do tipo ” faça você mesmo” e p-commerce de 2021 consumidores.

Em suma, Nightingale observa que, embora haja cada vez mais esperança de que a pandemia acabe em breve, “esse tipo de antecipação, entretanto, pode significar a apresentação de algumas decisões de consumo até que mais clareza possa ser alcançada. Como as marcas podem usar essa motivação para apoiar a construção de relacionamento sem necessariamente esperar grandes compras nesta fase? Essa é a pergunta que as marcas deveriam se fazer. “

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