Empresário do grupo PopHaus e Arcade Haus, Raul Brandão, pioneiro em ambas as atrações de lazer no Brasil, aborda a importância de aliar tecnologia a atividade física nas experiências de lazer
A busca por entretenimento indoor interativo vem crescendo expressivamente nos últimos anos no Brasil. Opções como PopHaus e Arcade Haus, que misturam atividades físicas com tecnologia, são uma tendência que atende às novas demandas de lazer, especialmente da nova geração, e promovem bem-estar. Principalmente após a pandemia e diante de diversos estudos científicas apontando os males do excesso de jogos eletrônicos à saúde, as família passaram a se atentar ainda mais à escolha da programação infantil.
Dentro desse contexto, os parques indoor ganham destaque. Se antes a diversão estava restrita a brinquedos tradicionais, hoje os espaços dedicados ao entretenimento unem tecnologia e atividade física, promovendo experiências imersivas. “Os infláveis são sucesso em nossos parques. A partir deles, seguimos inovando sempre com atrações inusitadas e interativas em um único local”, ressalta Raul Brandão, sócio-diretor do Grupo PopHaus e Arcade Haus.
O empresário conta que o PopHaus foi a primeira rede de parques com infláveis gigantes no Brasil, com brinquedos criados por ele. “Idealizamos um espaço que aposta em atividades motoras, garantindo diversão para toda a família em um ambiente seguro e controlado, com opções únicas em cada uma das unidades em São Paulo”, acrescenta Brandão. Já o Arcade Haus é a primeira atração no país a levar a experiência dos fliperamas a um novo nível, com jogos de realidade aumentada e desafios interativos que envolvem estratégia e movimento.
Essa fusão entre o físico e o digital responde à crescente demanda por alternativas de lazer que sejam tanto dinâmicas quanto tecnológicas. Além de proporcionar diversão, esses espaços estimulam habilidades motoras, cognitivas e sociais, tornando-se referência para passeios em grupo, festas e até eventos corporativos.
PopHaus em São Paulo e a chegada do Arcade Haus
Garantindo diversão para diferentes perfis de público, o PopHaus possui duas unidades na capital paulista: Pop Santo Amaro, a primeira delas, inaugurada em 2017, e Pop Tatuapé, aberta em 2021.
No Pop Santo Amaro são 3,6 mil metros quadrados, com áreas indoor e outdoor. No espaço interno, atrações como o Pop Jump, repleto de trampolins e camas elásticas, e o Pop Zone, o primeiro inflável neon do mundo com mais de dez circuitos diferentes, são os grandes sucessos. Na área externa, o destaque fica por conta de brinquedos aquáticos como o Mega Slide, um escorregador de 11 metros de altura, e o Slip N’ Slide, com quatro pistas de corrida em boias.
No Pop Tatuapé, a diversão acontece em uma área de 2 mil metros quadrados. O destaque é o Pop Zone, na área indoor, com atividades como Circuito de Obstáculos, Guerra de Cotonetes e a emocionante Bola Demolidora. A área externa inclui o exclusivo Ninja Splash, um circuito de infláveis aquáticos em uma piscina de 100 mil litros, e o Sling Shot, um estilingue humano para saltos acrobáticos.
Na fusão entre o real e o virtual, o Arcade Haus chega em 2023 como o primeiro fliperama imersivo da América Latina. O espaço é ideal para quem ama jogos eletrônicos e desafios. A atração combina nostalgia e experiências únicas, transformando o conceito de fliperama ao usar inteligência artificial e tecnologia de ponta, fazendo do jogador o próprio avatar. Em vez de joysticks convencionais, os participantes usam movimentos corporais para interagir em salas temáticas de 36m², equipadas com botões distribuídos no piso e nas paredes. As partidas são dinâmicas e rápidas, podendo ser repetidas ou alteradas durante a sessão, o que garante entretenimento contínuo e uma experiência diferenciada.
O Arcade Haus conta com cinco níveis de dificuldade para atender diferentes perfis de jogadores. Dentre os desafios mais populares, estão: o Genius, que exige memorização de sequências de cores e sons, o Mestre dos Mosaicos, que desafia a agilidade visual ao encontrar combinações no chão, e o eletrizante Travessia Extrema, onde os participantes cruzam a sala evitando “o chão de lava”.
Outro jogo que vem conquistando os visitantes é o recém-lançado Batatinha Frita 1, 2, 3, inspirado na icônica série Round 6. Nele os jogadores precisam atravessar a sala desativando todos os pisos iluminados em laranja no caminho, mas com um desafio extra: só podem se mover enquanto a música-tema estiver tocando. Quando ela para, os pisos restantes se tornam armadilhas vermelhas, e qualquer movimento resulta na perda de vidas. Para completar, uma trilha sonora de puro suspense toma conta da sala. A cada etapa concluída, novos desafios surgem, exigindo estratégia, coordenação e trabalho em equipe para vencer todas as fases e sair como campeões. Uma experiência intensa e cheia de adrenalina, onde cada passo conta.
O diferencial do jogo está na sua dinâmica de tempo imprevisível, projetada para aumentar a dificuldade e exigir concentração máxima dos participantes. A imprevisibilidade, aliada à necessidade de coordenação entre os jogadores, transforma cada partida em uma experiência única.
Pensado especialmente para adolescentes a partir de 12 anos e adultos, a atividade tem um nível de dificuldade elevado, o que a torna ideal para quem busca desafios mais intensos.