Estúdio catarinense produz jogos para mercado americano

Tem criação verde e amarela levando diversão, interatividade e promoção de marcas a empresas dos Estados Unidos. As diversas utilidades dos jogos eletrônicos conquistaram os americanos e estão aos poucos atraindo investidores brasileiros. Quem participa desse processo de propagação do potencial de jogos eletrônicos com foco em divulgação de marcas ou produtos é a catarinense Orbitotal, um estúdio de criação de conteúdo digital com foco em games.

A tecnologia produzida é interativa: de sites a games, de aplicativos a animações. A Orbitotal é uma empresa startup e tem cerca de dois anos de existência. Mas afinal, o que são esses produtos? Marlon Moser, um dos idealizadores da Orbitotal, explica que a empresa atua principalmente em duas vertentes. Os advergames, que há mais de uma década são fortes fora do Brasil, e a gamificação que está começando a se fortalecer no país e no Exterior. Ambos são recursos atraentes para os amantes de jogos eletrônicos. Porém, com propósitos distintos.

Os advergames são jogos promocionais usados para promover produtos e marcas. Além disso, eles são um estímulo extra para que o usuário sempre retorne para o site, atraído pela diversão oferecida pelo jogo. Uma organização da Flórida, nos EUA, por exemplo, pediu à Orbitotal um site e um game educacional chamado Factanium. O material ensina fatos sobre a Segunda Guerra Mundial entre outros (www.nextgenerations.org).

Já a gamificação é o uso do design e da mecânica de jogos para enriquecer atividades e contextos diversos normalmente não relacionados a jogos. Na gamificação, o competidor é recompensado a cada fase concluída. É muito usada para treinamento. O usuário pode interagir como em uma rede social, comparando o próprio desempenho com o de um amigo na web. Um bom exemplo de gamificação é o trabalho feito pela Orbitotal para uma organização americana, em que estudantes enviam trabalhos, competem entre si e ganham medalhas virtuais pelo desempenho. (www.genzproject.org/contests-test.html).

Para 2014, a meta da Orbitotal é conquistar o mercado interno. Tudo o que foi produzido lá fora poderá servir de modelo para dar segurança a empresas que ainda sintam-se inseguras com essas ferramentas de divulgação e fidelização. Já faz alguns anos, antes mesmo de o projeto de criar a Orbitotal, que o empresário Marlon Moser vem se envolvendo no desenvolvimento de conteúdo multimídia.

Ele estudou esta área e também animação 3D em São Paulo, Washington DC e Nova York. Hoje, ele está com um pé no mercado americano, mas de olho no Brasil. “Aposto que vamos conseguir auxiliar na propagação desse mercado de criação no nosso país. Nossos produtos representam um grande retorno de investimento aos clientes e uma forma muito eficaz de assimilação de conteúdo”, comenta o empreendedor.

Foto_007-2014 (Game Factanium-menor)

Quer saber mais?

– A Orbitotal foi conteúdo de uma reportagem no jornal Chicago Tribune sobre o game educacional

(http://www.chicagotribune.com/news/fl-holocaust-game-20140502,0,3375498.story)

– Advergame chamado “Pep Man” feito para o restaurante Pepper Jack, de Blumenau (SC). O game ensina, entre outras coisas, boas maneiras. Se o jogador tentar pegar a chave do carro depois de beber, uma voz avisa: “Você bebeu e não pode dirigir”. O game será também disponibilizado na forma de aplicativo para celular.

(https://www.youtube.com/watch?v=eKIp-FasnXs)

– O game Hallo Blumenau faz uma crítica bem humorada ao trânsito do município e também divulga a cidade mostrando os ícones turísticos. O game é vendido na forma de aplicativo na App Store. (https://vimeo.com/89759839)

– A Orbitotal lançou recentemente sua plataforma para gamificação chamada ORBIGAME. O grande diferencial é o uso frequente de jogos com bastante movimento e diversão. (http://www.orbitotal.com/gamification/brasil.html)

Fonte: Oficina das palavras – Lucas Paraizo – (47) 3346-3797.

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui