Unidade recebeu R$ 380 milhões de investimentos e tem capacidade para produzir 150 milhões de itens por ano
A nova fábrica de produtos cosméticos e perfumaria do Grupo Boticário no município baiano de Camaçari, a 40 quilômetros da capital Salvador, foi inaugurada hoje (16). O evento contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre colaboradores, autoridades, convidados e imprensa. A entrega marca o maior investimento em um empreendimento já feito pela empresa. Foram aplicados R$ 380 milhões na unidade, que já emprega 320 pessoas e tem previsão de 390 empregos diretos até o fim de 2014. A fábrica pode produzir até 150 milhões de itens por ano, elevando a capacidade produtiva do grupo em 50%, dos 315 milhões de itens por ano, que é a capacidade atual da fábrica de São José dos Pinhais (PR), para até 465 milhões de itens por ano.
“Hoje a Bahia amanheceu ainda mais perfumada. Com a nova fábrica, estamos preparados para atender a demanda do mercado pelos próximos 10 anos. Levamos investimentos de alto valor agregado, contribuindo com o desenvolvimento da região e do país. Vamos dar mais fluidez à produção e distribuição dos nossos produtos para os estados do Norte e Nordeste, onde o nosso mercado mais cresce, e parte do Centro-Oeste”, afirma o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum.
A unidade de Camaçari começou a ser construída em 2012 e foi projetada para expandir sua capacidade sem a necessidade de novos investimentos em obras e edificações. Apenas com novos equipamentos, o Grupo pode dobrar a capacidade atual e fabricar até 300 milhões de itens por ano na Bahia.
“O Grupo Boticário é mais do que uma empresa, é uma marca que faz a diferença. A chegada do Grupo é significativa para nós. Que vocês sejam recompensados com mais crescimento. Obrigado por acreditar na Bahia!”, disse Jaques Wagner, governador da Bahia, em seu discurso durante a cerimônia de inauguração. “Vida longa ao Grupo Boticário!”, celebrou o prefeito de Camaçari Ademar Delgado das Chagas.
A fábrica de Camaçari vai produzir 12 linhas de perfumaria e nove de cuidados pessoais (cremes, loções e shampoos) com os mais modernos equipamentos para a fabricação de cosméticos. A unidade também contará com um espaço reservado para a fabricação de Malbec – a fragrância líder de vendas da unidade O Boticário e de todo o mercado nacional de perfumaria. O processo, que até então só existia na fábrica de São José dos Pinhais (PR), conta com uma etapa de maceração do álcool vínico em barris de carvalho francês, a exemplo dos vinhos.
“Os equipamentos instalados na Bahia tiveram como premissa a produção de grandes lotes e com alta produtividade. As linhas têm um alto grau de automação, com tecnologia de ponta”, explica o diretor executivo de Operações do Grupo Boticário, Giuseppe Musella. Os testes de envase na fábrica de Camaçari foram iniciados em julho, e os primeiros produtos foram os perfumes Floratta in Blue e Galbe, nas linhas de hidroalcoólicos, e o Azulen, nas linhas de cremes.
Planejada para a sustentabilidade
A nova fábrica do Grupo Boticário foi planejada para ser sustentável. A edificação foi projetada com base nos requisitos da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), o mais importante reconhecimento ambiental mundial para construções. Na prática, isso significa que foram adotados sistemas de arquitetura, construção e operação que otimizam o uso dos recursos naturais e primam pela promoção da qualidade de vida dos colaboradores e da comunidade vizinha. A unidade conta com telhado branco, alto índice de refletância, medidas de redução e reuso de água e iniciativas que promovem a consciência dos colaboradores para a preservação do meio ambiente, como transporte fretado, bicicletários e carona solidária, entre outras.
Todo o empreendimento foi pensado de acordo com a atuação do Grupo Boticário em sustentabilidade, de forma integrada aos negócios e embasada em ações e resultados concretos, compreendendo a totalidade dos processos e públicos. O tema é tratado na empresa com visão de longo prazo e metas que vão até 2024, com foco nos temas matérias-primas e embalagens (ciclo de vida e logística reversa), ecoeficiência e canais de venda (pontos de venda e revendedores)
“A sustentabilidade, mais que uma evolução conceitual, é para as organizações um modelo de negócios que viabiliza o crescimento e traz perenidade em uma sociedade que está em constantes e rápidas mudanças”, explica Artur Grynbaum.
Pacote de expansão de R$ 650 milhões concluído
A fábrica de Camaçari é a maior obra do projeto de expansão da empresa, que foi anunciado em 2011 e recebeu R$ 650 milhões em investimentos. Parte deste montante foi captado em uma operação de crédito, inédita para o Grupo Boticário, junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Os recursos deram origem ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, instalado na unidade de São José dos Pinhais (PR), considerado um dos melhores e mais modernos do mundo para o mercado de cosméticos e perfumaria. O Centro tem 8 mil metros quadrados, abriga 250 profissionais e tem capacidade de desenvolver até 2 mil produtos ao mesmo tempo.
O projeto também contemplou a ampliação e modernização da unidade operacional do Paraná e contou, ainda, com um segundo Centro de Distribuição, inaugurado em abril deste ano no município de São Gonçalo dos Campos, na Região Metropolitana de Feira de Santana (BA). O novo CD recebeu investimentos de R$ 155 milhões, emprega 144 pessoas e já é uma referência mundial em tecnologia e inovação no processo de separação de volumes fracionados.
A unidade opera com 33% de sua capacidade instalada, respondendo pelas entregas de cosméticos e perfumaria do grupo para nove estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Distrito Federal e Amazonas). A previsão é iniciar, ainda em setembro, as operações de distribuição para Amapá e Roraima, e em 2015, para Ceará, Maranhão e Piauí.
Responsabilidade Social
Assim como ocorre em outras regiões onde o Grupo Boticário mantém unidades operacionais, a Bahia recebeu o Programa de Capacitação Profissional da Comunidade. O objetivo do programa é contribuir com a qualidade de vida das pessoas que vivem no entorno, proporcionando maior competitividade na busca por oportunidades em empresas da região. Desde que foi implantado, em 2013, o programa já capacitou, nas duas cidades, 396 pessoas. Noventa e cinco delas foram contratadas para atuar nas novas unidades da empresa e as demais estão hoje mais preparadas para buscar oportunidades em outras indústrias.
Em Camaçari, o programa promoveu o curso de Auxiliar de Gestão da Produção, que certificou 240 pessoas. A maioria dos inscritos nos cursos é mulher, rompendo uma cultura de mão-de-obra industrial masculina predominante na região. Em São Gonçalo dos Campos, o curso de Auxiliar de Operação de Logística certificou 156 alunos.
A gestão dos cursos, bem como a seleção e certificação dos alunos, ficou sob a responsabilidade do Sesi e do Senai da Bahia, instituições experientes na capacitação profissional para o setor industrial. O programa tem o apoio do BNDES e das prefeituras de Camaçari e São Gonçalo dos Campos. Os cursos têm 148 horas de duração, com uma grade comum composta por: Língua Portuguesa; Matemática; Indicadores e Unidades de Medida; Ferramentas de Melhoria Contínua; Saúde, Segurança e Meio Ambiente; Trabalho em Equipe; Empregabilidade e Desenvolvimento na Indústria.
“Além da certificação no programa, os novos contratados passaram por um período de treinamento na fábrica em São José dos Pinhais (PR), com o objetivo não só de conhecer os processos e procedimentos das áreas, mas vivenciar os valores do Grupo Boticário e enriquecê-los com a cultura local”, destaca Giuseppe.
O Grupo Boticário também levou beleza às comunidades. Em Camaçari, sede da nova fábrica, a empresa construiu uma grande árvore no último Natal, na Praça Abrantes, a principal da cidade. Em São Gonçalo dos Campos, onde está em operação o Centro de Distribuição, uma parceria entre a empresa, prefeitura e moradores promoveu a revitalização da Praça da Matriz. O local recebeu novo paisagismo, bancos, iluminação e lixeiras.
Ambiente de valorização das relações
A nova equipe começa suas atividades reunindo histórias diferentes de vida e de carreira, mas todas experimentando novas perspectivas em um ambiente de valorização das pessoas e das relações. Patrícia Pereira, de 30 anos, nasceu e mora em Camaçari e hoje trabalha como auxiliar de operações. Casada, mãe de um menino de 4 anos, ela tinha experiência apenas no comércio e estava desempregada há um ano e meio quando soube do Programa de Capacitação Profissional promovido pelo Grupo Boticário. “Eu não fazia cursos antes, porque, desempregada, não tinha como pagar. Meu sonho era trabalhar em uma fábrica e hoje me sinto realizada”, conta.
Para Lucas Tavares, também de 30 anos, o que atraiu na proposta do Grupo Boticário foi o desafio. Engenheiro mecânico, ele trabalhava em outra grande empresa de Camaçari quando soube que o Grupo estava construindo uma nova fábrica, onde seria necessário um perfil de gestão de projetos. “Participar da construção de uma fábrica, do zero, foi o que me fez decidir vir”, conta Lucas que já percebe as mudanças que a escolha trouxe à carreira. “A mudança mais marcante foi passar a enxergar mais a minha profissão pelo lado humano do que pelo lado técnico”.
Conservação ambiental
A atuação do Grupo Boticário no Nordeste também passa pelas ações de conservação ambiental realizadas desde 1990, quando foi criada a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A instituição sem fins lucrativos recebe 1% da receita liquida da empresa para investimento em projetos e áreas de conservação. Em 24 anos de atuação, a Fundação já apoiou mais de 1.400 projetos em todo o Brasil e investiu em mais de 400 unidades de conservação. Para o Nordeste, a Fundação destinou a mais de 200 projetos R$ 6,5 milhões em recursos, e vai repassar mais R$ 700 mil este ano.
Sobre o Grupo Boticário
Constituído em 2010, o Grupo Boticário é uma referência internacional no varejo de beleza. Controla quatro unidades de negócio: O Boticário, fundado em 1977; Eudora criada em 2011 com foco na venda direta; quem disse, berenice? e The Beauty Box, ambas lançadas em 2012. O Grupo também é mantenedor da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A empresa está presente em 1750 municípios brasileiros com 3831 pontos de vendas, além de comercializar seus produtos em outros oito países por meio de lojas próprias e multimarcas. O Grupo Boticário conta com uma força de trabalho composta por 7 mil colaboradores diretos que acreditam que beleza não é o que a gente sonha, imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz.
Fonte: Brodeur Comunicação – Katia Motizuki.