Líder mundial de brinquedos de montar está otimista para as vendas este Natal e projeta crescimento de 50% em 2013.
Como o Natal é a última grande data sazonal do mercado no ano, é uma oportunidade para as empresas e o varejo consolidarem, ou superarem, as suas projeções de crescimento. No caso da líder mundial em brinquedos de montar, a LEGO anuncia a perspectiva de aumento de 50% das vendas no País em comparação com igual período do ano passado, conta Robério Esteves, diretor de operações da marca no Brasil. Este desempenho, segundo ele, é o reflexo do crescimento acumulado ao longo do ano de 50%, repetindo o crescimento de 2012 de igual percentual no território nacional. “Até 2011, a LEGO vinha crescendo ao ritmo de 25% ao ano no Brasil. Em 2012, crescemos 50%, uma alta que deve se repetir em 2013”, informa.
Para manter os números crescentes, Esteves conta que a LEGO tem adotado várias estratégias. Uma delas é o alto número de lançamentos. Neste ano, por exemplo, do total de 299 produtos disponíveis no varejo, 237 são novidades, o que representa uma renovação de 84% do sortimento da LEGO no mercado local em relação ao ano anterior. “A constante criação de novas linhas com temas distintos, novas peças e funções variadas, além do uso de tecnologia e muitas pesquisas, garantem a qualidade e o alinhamento com a expectativa das crianças desta nova geração. Oferecemos desde simples peças de montar até conjuntos sofisticados com funções robóticas, proporcionando sempre muita diversão e aprendizado”, comenta o executivo.
Esteves informa que também está entre as estratégias da marca a ampliação da oferta de conjuntos com custos mais acessíveis, que chegam ao varejo com preço a partir de R$ 11,90. No Brasil, o executivo ressalta que 70% do volume dos produtos da LEGO são de conjuntos com preço de até R$ 100,00. De acordo com ele, atrelado a isso também está o fato de os conjuntos da marca apresentarem excelente desempenho nas prateleiras das lojas de brinquedos e o maior número de estabelecimentos que vendem os produtos a marca, que estão distribuídos em todo o País.
Entre as 18 linhas presentes no Brasil, Esteves chama a atenção para Chima, que é o grande lançamento mundial da LEGO este ano, e para a consolidação da linha Friends, que é formada por conjuntos dirigidos às meninas. No caso de Chima, trata-se de uma linha que traz às crianças e adolescentes uma história totalmente criada pela LEGO, com conjuntos para montar, figuras de ação e os Speedorz, que são os veículos com os quais é possível brincar sozinho ou competir em grupo. Sobre Friends, lançada em 2012, a linha traz as amigas Mia, Emma, Andrea, Stephanie e Olivia (todas minibonecas), que vivem em Heartlake City e dividem diferentes interesses em suas profissões e hobbies, como veterinária, cultura, gastronomia e design. “A linha Friends foi criada pela LEGO após o desenvolvimento de uma grande pesquisa com meninas e mães de diversas partes do mundo para refletir os interesses contemporâneos do universo feminino, ressaltando o valor da amizade”, conta Esteves.
Outros pontos marcantes que contribuem para o bom desempenho comercial da marca são os investimentos em comunicação. Entre os exemplos deste tipo de ação, Esteves destaque os anúncios em canais de TV a cabo e ações promocionais e de merchandising em pontos de venda de todo o País, além da realização de um grande número de eventos, como as Oficinas de Criação. Além disso, o executivo cita a parceria com a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil para uma promoção especial em 2,7 mil postos de combustível, pela qual os clientes podem adquirir miniaturas exclusivas da Ferrari feitas totalmente com LEGO.
Lojas conceito estimulam o varejo de brinquedos em regiões estratégias
A abertura de duas lojas conceito da LEGO também estiveram entre os pontos altos da marca este ano. No Rio de Janeiro (RJ), a LEGO Store chegou ao Rio Barra Design no primeiro mês do ano; em Curitiba (PR), a loja abriu as portas no momento da inauguração do Shopping Pátio Batel, em setembro. “Abrimos as lojas com o objetivo de criar uma referência de grife e do conceito da marca na região e, com isso, estimular a venda de produtos em todo o varejo”, conta Esteves. O executivo ressalta que este fator é comprovado pelos resultados da LEGO Store em São Paulo (SP) que, inaugurada em 2010, impulsionou as vendas dos brinquedos e acessórios em todas as lojas clientes.
Sobre a LEGO
Fundado em 1932 na Dinamarca, o Grupo LEGO é líder mundial no segmento de brinquedos de montar, sendo o segundo maior fabricante de brinquedos do mundo. Em 2011, mais de 36 bilhões de elementos foram produzidos nas fábricas localizadas na Dinamarca, República Tcheca, Hungria e México, o que representa a produção aproximada de 68 mil elementos por minuto ou 1.140 por segundo. A coleção LEGO conta com mais de 4.200 elementos diferentes, fabricados com 58 cores distintas. Presente em mais de 130 países, a LEGO iniciou suas atividades no Brasil em 1986 e, desde 2005, os brinquedos são distribuídos pela M.Cassab. Este ano, o Brasil recebe a maior quantidade de lançamentos desde o início da atuação da LEGO no país, o que equivale a 237 novos produtos, representando uma renovação de 84% da linha em comparação ao ano passado.
Conheça o novo site da LEGO Brasil: www.legobrasil.com.br
SAC: 0800 770 1615
Fontes: ADS Comunicação Corporativa – Rodrigo Fonseca, Silvia Balzan e Alessandra Sabbag – (11) 5090-3043.