Licensing Source | Destaques da Toy Fair 2022

A 68ª Toy Fair retornou ao Olympia London esta semana, recebendo de volta expositores e visitantes de todo o mundo. Esta foi a primeira Feira de Brinquedos desde a pandemia de Covid-19, e a única feira de brinquedos dedicada que pôde acontecer este ano. Em 2022, medidas especiais estavam em operação devido ao COVID-19 para garantir a saúde e a segurança de todos os expositores e visitantes presentes na feira.

Durante a feira, 260 empresas expositoras revelaram milhares de novos produtos para o próximo ano. A Toy Fair foi a primeira oportunidade em 2022 para as empresas expositoras mostrarem seus novos produtos pessoalmente para clientes novos e existentes.

As indústrias de brinquedo e licenciamento se cruzam, então vários licenciados de setores de negócios fora da indústria de brinquedos participam da Toy Fair como uma oportunidade de networking, juntamente com algumas pesquisas de mercado no terreno e observação de tendências. Em termos gerais, o mercado dos brinquedos continua a ser encarado como um fio condutor do mercado de licenciamento, nomeadamente em setores como o pré-escolar. Empresas de setores como vestuário e presentes gostam de ver quais marcas licenciadas estão sendo apoiadas por empresas de brinquedos.
Vários expositores estavam operando um sistema ‘somente com hora marcada’ que restringiu algumas das tradicionais reuniões e bate-papos improvisados, mas, no geral, isso não afetou a eficácia da feira.Veja abaixo os destaques segundo Ian Downes para a Licensing Source:

ToyTopic:
ToyTopic fez sua estreia na feira. Sua oferta licenciada incluía uma variedade de fantoches de mão Peppa Pig. Isso parece uma gama forte e um produto divertido. Além do produto, tive o prazer de ver o lançamento de uma nova empresa e que apresenta produtos licenciados ainda no seu início. Como mencionei anteriormente, acho essencial para o bem-estar do setor de licenciamento que novas empresas se envolvam no licenciamento e criem novos canais de licenciamento. Nesse contexto, foi ótimo ver o lançamento da ToyTopic.

No outro extremo da escala, também foi bom ver que a robusta Rainbow Designs de licenciamento estava comemorando seu 50º aniversário na feira. O licenciamento desempenhou um papel significativo em seu sucesso e a Rainbow Designs é uma ótima empresa a ser apontada ao procurar mostrar aos outros como o licenciamento funciona.

Netflix:
A Netflix parece estar crescendo em status e estatura em termos de licenciamento e sendo aceita como uma plataforma de lançamento confiável para programas de licenciamento.

Vários expositores estavam promovendo séries baseadas em séries que estão sendo transmitidas na Netflix. De fato, Clementoni tinha um espaço inteiro de produtos exibidos sob o banner da Netflix. Acho que a Netflix se tornará uma parte cada vez mais importante do mix de licenciamento e os licenciados a verão como uma plataforma que pode impulsionar um programa de licenciamento.

Acho que isso incluirá programação de vários gêneros e atraentes para diferentes mercados-alvo.

Games:
Não surpreendentemente, ficou muito claro que os games são componentes centrais dos mercados de brinquedos e licenciamento.

Havia inúmeros exemplos de linhas baseadas em marcas e personagens de jogos. Aparentemente, marcas como Super Mario agora são consideradas clássicas e sempre-vivas.

Um desafio para as empresas de brinquedos será como elas trabalham com as empresas de jogos e suas marcas para fornecer produtos de brinquedos atraentes que proporcionem uma experiência de jogo que ressoe com os fãs de jogos.

Jogos e tecnologias
Relacionado a isso, foi encorajador ver vários exemplos de empresas de brinquedos aprimorando seus produtos com ativos e tecnologia adicionais.

A Wow Stuff é um exemplo de uma empresa de brinquedos que garante que seu pipeline de inovação seja contemporâneo e à prova de futuro. Ele também integra o licenciamento e o conteúdo licenciado em seus intervalos. Claro que existem outros exemplos de empresas usando tecnologia de forma criativa com produtos licenciados. Tony é um ótimo exemplo disso. O licenciamento é uma grande parte de sua oferta.

Outro exemplo que se destacou para mim foi um envolvendo nosso cliente Aardman. Ela trabalhou com Flair para criar um produto de kit Animation Maker que inclui Plasticine junto com acessórios como um cenário de filme. O kit foi projetado para funcionar em conjunto com o aplicativo Animator da Aardman. Este é um ótimo exemplo de um produto híbrido que combina bem elementos muito tradicionais com novas tecnologias. Também é um bom exemplo de uma licença e seu conteúdo associado sendo usado de maneira apropriada.

Futebol
Flair também apresentou uma gama de habilidades de futebol realmente interessante desenvolvida com o astro do futebol Lionel Messi. Achei que este era um exemplo muito bom de uma licença bem escolhida ajudando uma empresa a criar um diferencial em uma categoria tradicional. Imagino que o sistema Messi Football Training será visto como uma boa opção para vários varejistas quando estiverem considerando produtos relacionados ao futebol.

A Click Distribution fez um grande destaque em seu estande da linha de adesivos Panini Premier League Football. Um bom lembrete da popularidade do futebol, mas também do fato de que os varejistas de brinquedos podem se interessar por diferentes tipos de produtos para vender ao lado das linhas de brinquedos tradicionais.

Cozinha
Também fiquei satisfeito ao ver como Wilton Bradley apresentou seus kits de cozinha Nadiya Hussain em seu estande. Usar personalidades de marca em brinquedos e licenciamento geralmente pode ser um grande desafio. Mas, quando bem feitas, podem ser propostas convincentes. Estas duas gamas são bons exemplos do que se pode conseguir com este tipo de licenciamento.

Cultura pop

Ficou claro que o mundo da cultura pop e as mercadorias dos fãs ainda são uma característica significativa do mercado de brinquedos. Um player líder neste setor é a Funko. Foi bom ver que seu compromisso com o NPD e a criação de novos formatos de produtos não diminuiu. Suplementou o clássico Pop! figuras de vinil com uma gama de novos formatos e coleções.

Claro, um tema em execução para a Funko é o licenciamento e sua oferta de licenciamento abrange uma ampla gama de gêneros. Áreas como esportes, jogos, música, anime e mangá parecem ter um bom desempenho, ao lado das franquias de TV e filmes mais tradicionais. Acho que também conseguiu colocar seus produtos em uma ampla variedade de varejistas e canais de varejo.

A cultura dos fãs está agora no radar de muitos varejistas e eles estão se esforçando para acompanhar as últimas tendências. Certamente abriu oportunidades para IP que em anos anteriores podem ter sido negligenciadas ou confinadas ao mercado especializado.

Metrô de Londres

Foi ótimo ver como a London Toy Company abraçou e aproveitou ao máximo sua parceria de licenciamento com o metrô de Londres.

Ele tinha um vagão de metrô genuíno de Londres em seu estande e estava usando-o para sediar reuniões. Eu entendo que ele ganhou um prêmio de Melhor Estande no show. Bom para eles e foi ótimo ver um licenciado realmente aproveitando ao máximo a licença em que estava trabalhando.

Posso imaginar que alguns varejistas podem estar perguntando se poderiam recriar algo semelhante em suas lojas.

Tecnologia

Voltando ao tema da tecnologia sendo bem utilizada pelas empresas. Foi bom ver o Pinfinity e seus painéis de realidade aumentada no show. Ele possui uma variedade de licenças, incluindo Magic the Gathering, G.I Joe, Pac-man e Tetris.

Pinfinity é um bom exemplo de empresa adicionando um novo toque a um formato de produto de longa data, mas também um outro exemplo, como os adesivos da Panini, que os varejistas de brinquedos não vendem apenas brinquedos. Além disso, imagino que vários participantes do varejo na feira não se descreveriam como varejistas de brinquedos nem teriam um histórico tradicional de brinquedos.

Acho que temos que reconhecer que a forma do varejo está mudando e que estão surgindo varejistas que compram de maneiras diferentes buscando uma variedade de produtos e nem sempre comprando linhas tradicionais.

Varejo não tradicional

Uma linha de produtos que eu achei que era outro ótimo exemplo de uma licença sendo bem usada e de uma maneira realmente focada foi Insect Lore’s World of Eric Carle – The Very Hungry Caterpillar que inclui itens como visualizadores de insetos, óculos de proteção contra insetos e um kit de cultivo de borboletas.

Posso imaginar que essa linha atrairia os varejistas tradicionais de brinquedos, mas também atrairia compradores de setores como centros de jardinagem, lojas de museus e lojas de fazendas.

Acho que muitas companhias de brinquedo perceberam que há valor em criar gamas de produtos que se encaixem e atraiam o crescente setor de lojas de brinquedos não tradicionais.

Robin Robin

Meu destaque final foi ver a linha de pelúcia da Aardman no estande da Aurora. Tenho que declarar interesse, pois a Aardman é, obviamente, um de nossos clientes. Vendo uma gama que inclui Gromit, Morph, Shaun the Sheep e Robin, Robin apresentou todos juntos foi muito satisfatório.

Robin Robin, em particular, chamou minha atenção, pois o produto foi feito muito rapidamente. O filme estreou na Netflix em novembro. Embora eu não tenha estado tão envolvido no desenvolvimento dessa linha, foi animador vê-la no show e um impulso bem-vindo. Eu escrevi antes que é fácil ficar atolado em negócios e no dia a dia do administrador de licenciamento. Estar em uma feira como a Toy Fair me lembrou da importância do produto e celebrar o sucesso quando os negócios se transformam em grandes variedades de produtos.

Jerry Maguire pediu às pessoas que lhe mostrassem o dinheiro, mas acho que também deveríamos pedir às pessoas que nos mostrassem o produto. A Toy Fair e os expositores fizeram um ótimo trabalho ao nos mostrar o produto esta semana. Havia muito com o que se alegrar do ponto de vista do licenciamento na Toy Fair. Espero que todos tenham tido seu próprio momento Robin Robin!

Fonte: Licensing Source

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui