Em sua primeira aparição pública após a convocação para a seleção brasileira que defenderá o país no Mundial de Futebol, Lucas será um dos embaixadores da campanha em favor da nutrição infantil, ao lado de Mauricio de Sousa e Turma da Mônica.
O time de embaixadores da campanha contra a fome oculta no Brasil, que conta com o desenhista Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica, acaba de ganhar um reforço: o jogador Lucas Moura, bicampeão francês ao lado de Zlatan Ibrahimovic e Edinson Cavani pelo Paris Saint-Germain, com três gols e onze assistências. O craque esteve em São Paulo/SP, para o lançamento da nova etapa da campanha do projeto Arroz Vitaminado, em favor da nutrição infantil.
Ao lado de Mauricio de Sousa e da Turma da Mônica, Lucas abraçou o projeto em evento realizado ontem, 22 de maio, na sede da Mauricio de Sousa Produções, durante o qual foi lançada uma edição especial, sem distribuição em bancas de jornal e assinaturas, de um gibi da Turma da Mônica com histórias inspiradas na campanha do Arroz Vitaminado contra a fome oculta.
“É muito bom estar de volta ao Brasil e poder participar de uma campanha importante como essa. Uma campanha que pode mudar o destino das nossas crianças por meio de ações simples, como a escolha de alimentos que ajudam a garantir uma boa nutrição”, declara Lucas.
Peiman Milani, diretor Global do Projeto de fortificação de arroz na PATH e responsável pela ação no Brasil, afirma que o apoio de Lucas vai ajudar a levar uma importante mensagem para as famílias. “O Lucas é um exemplo de superação e sucesso no esporte. Sua trajetória inspira crianças e jovens de todo o país e é por isso que vê-lo vestindo a camisa do time do Arroz Vitaminado vai elevar a conscientização sobre a fome oculta, problema que está presente em todas as classes sociais e prejudica o desenvolvimento físico e cognitivo”.
Embaixadores – No ano passado, Mauricio de Sousa, conhecido por criar grandes personagens que representam tão bem o universo infantil, entrou na luta contra a fome oculta, mal que atinge 40% das crianças brasileiras. Ao lado da Turma da Mônica, ele abraçou essa causa e se transformou num dos embaixadores do Projeto Arroz Vitaminado. Agora, o jogador Lucas se junta a esse time, que entra em campo para vencer a desnutrição infantil, e conta com o apoio dos jornalistas Gilberto Dimenstein, Mariana Kotscho e Rosana Jatobá, além do educador físico Márcio Atalla.
“Nós temos que lutar contra a fome oculta, que é a falta de vitaminas e sais minerais, porque muitas vezes, nossas crianças não têm acesso a todos os alimentos de que necessitam, então, temos de pensar no Arroz Vitaminado como algo lindo, com possibilidades incríveis, já que ele é igualzinho ao que já consumimos, com o mesmo sabor e modo de preparo, e o resultado é uma mágica. Um grão de arroz mágico, que faz a diferença entre termos uma população mais saudável ou menos saudável”, diz Mauricio de Sousa.
Para Lucas, ter o Arroz Vitaminado disponível nos supermercados e incluso em todas as refeições pode fazer a diferença no desenvolvimento das crianças. “Se eu posso escolher entre o arroz normal e um outro, que é praticamente igual, com mesma cor, sabor e modo de preparo, só que vitaminado, sem dúvida eu optaria pelo Arroz Vitaminado”.
Ação Social – Na parte da tarde a campanha teve continuidade. Lucas e a personagem Mônica visitaram o Centro Educacional Infantil Brilho do Sol – entidade que sobrevive de doações e atende a 136 crianças, com idades entre zero e quatro anos – localizada em Americanópolis, uma das regiões mais carentes da cidade de São Paulo. Durante a visita, o craque do Paris Saint-Germain e a personagem Mônica doaram 2,5 toneladas de Arroz Vitaminado, distribuíram bolas de futebol e as edições especiais do gibi da Turma da Mônica, numa tarde dedicada a brincadeiras e autógrafos com as crianças do bairro.
Arroz Vitaminado – Atualmente, a fortificação de alimentos básicos é considerada uma das estratégias mais baratas e efetivas para o combate à carência de micronutrientes. Trinta estudos em dez países, incluindo o Brasil, validam essa tecnologia, mostrando que o consumo regular do Arroz Vitaminado – tipicamente em uma proporção que inclui um grão vitaminado a cada 100 comuns – ajuda a preencher as lacunas da dieta, a melhorar a saúde e a prevenir a subnutrição em crianças e mulheres, os mais atingidos com a deficiência de micronutrientes.
O Arroz Vitaminado, que já está disponível no Brasil, chegou ao país numa parceria entre a PATH e a GAIN, que transferiram gratuitamente a tecnologia da fortificação dos grãos de arroz para a Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável por colocar o projeto em prática e atestar o correto uso das técnicas por arrozeiras locais, interessadas em produzir e distribuir o alimento em território nacional. Para saber mais, acesse o site: www.arrozvitaminado.net.br
Lucas, jogador do Paris Saint-Germain, ao lado de Mônica e Mauricio de Sousa durante lançamento de campanha do Arroz Vitaminado contra a fome oculta. À tarde, durante ação social na CEI Brilho do Sol, o craque doou 2,5 toneladas de Arroz Vitaminado e distribuiu edições especiais da revista da Turma da Mônica sobre alimentação e nutrição infantil.
*Créditos: Wanezza Soares.
Sobre a PATH
A PATH é uma organização internacional sem fins lucrativos que transforma a saúde global através da inovação. Atuamos com um enfoque empreendedor no desenvolvimento e distribuição de soluções de alto impacto e baixo custo, desde vacinas e dispositivos que salvam vidas até programas em colaboração com as comunidades. Através do nosso trabalho em mais de 70 países, a PATH e nossos parceiros empoderemos as pessoas para atingirem seu pleno potencial. Para mais informações, visite: www.path.org.
Sobre a GAIN
A Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN) é uma Aliança Global para a melhoria da alimentação guiada pela visão de um mundo livre da desnutrição. Criada em 2002 numa Sessão Especial sobre a Criança na Assembleia Geral da ONU, a GAIN apoia parcerias público-privadas para ampliar o acesso aos nutrientes que porventura possam estar presentes em quantidade reduzida na dieta da população. Em menos de uma década, a GAIN conseguiu expandir suas operações ao trabalhar em parceria com governos e agências internacionais. Através de projetos envolvendo mais de 600 companhias e organizações da sociedade civil em 30 países, os projetos da GAIN beneficiaram mais de 610 milhões de pessoas com produtos alimentícios que foram nutricionalmente aprimorados e beneficiaram metade da população, composta principalmente de mulheres e crianças. O objetivo da GAIN é alcançar 1,5 bilhões de pessoas com alimentos nutritivos, de forma a produzir um impacto nutricional sustentável. Para mais informações, visite: www.gainhealth.org.
Sobre Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. O autor já alcançou o extraordinário número de um bilhão de revistas publicadas. Mais de 100 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções:
A MSP é a empresa responsável pela produção de histórias em quadrinhos, desenhos animados, criação e desenvolvimento de personagens, licenciamento de produtos e todos os projetos relacionados com as figuras da Turma da Mônica e demais personagens (eventos, shows, parques de diversões etc.). Em sua trajetória, que já dura 50 anos, a empresa conquistou aproximadamente 86% do mercado brasileiro na área de quadrinhos, possui o quarto maior estúdio do setor no mundo, e alcançou o número de 100 títulos de livros lançados por ano totalizando dois milhões de exemplares nas livrarias, No licenciamento, trabalha com média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3.000 itens.
Fonte: Cia da Informação [ARROZ VITAMINADO – PATH – GAIN] – Camila Barbieri e Mario Brilhante – (11) 3198- 3652.
Jal Comunicação [MAURICIO DE SOUSA PRODUÇÕES] – José Alberto Lovetro.
Way Comunicações – Bete Faria Nicastro – (11) 3862-1586.