[Por Kidscreen]
Desde que a Mattel Television foi lançada em 2016, ela se especializou na produção de projetos animados em 2D e CG para streamers, YouTube e TV linear, incluindo Deepa & Anoop para Netflix e uma nova série Thomas & Friends para Cartoon Network. Mas a Mattel quer que seu conteúdo atraia as mesmas amplas demografias que estão comprando seus brinquedos multigeracionais. A solução? Live actions.
Os projetos mais recentes da Mattel TV são as duas novas séries sem roteiro – Hot Wheels: Ultimate Challenge para NBC, com estreia no final de maio, e Barbie Dreamhouse Challenge para HGTV, que estreia neste verão.
O estúdio está adotando conteúdo de ação ao vivo mais barato e mais rápido de fazer porque atrai o público infantil existente da Mattel, ao mesmo tempo em que envolve os pais que brincaram com seus brinquedos quando eram jovens, mas desde então se afastaram dessas marcas, diz o diretor do desenvolvimento da série live-action, Phil Breman.
A Mattel TV está aproveitando o sucesso de duas incursões iniciais na ação ao vivo que fez em 2022 – o game show sem roteiro Pictionary e o longa-metragem musical Monster High: The Movie (92 minutos). Ambos receberam luz verde para projetos de acompanhamento este ano, e isso está dando à equipe a confiança para avançar com mais conteúdo neste gênero.
“A animação moderna é voltada para a geração alfa e crianças mais novas, mas com a ação ao vivo, temos a oportunidade de alcançar um público mais amplo, de oito a 80 anos”, diz Breman. “E acho que cronometramos isso bem [no sentido] de que os compradores estão clamando por mais programação familiar que crianças, pais e avós possam assistir juntos.”
Também existem bons dados que apóiam essa estratégia. De acordo com o Global Family Study 2023 da Kids Industries, com sede em Londres, a co-visualização é o novo rei da televisão linear. A maioria dos pais (73%) agora assiste ao conteúdo junto com seus filhos na metade do tempo em que seus filhos estão assistindo. Isso representa uma grande mudança em relação a 2019, quando 74% dos pais entrevistados disseram que só assistiam com seus filhos cerca de uma vez por mês.
A Mattel está aplicando sua estratégia de live action para longa-metragens e também para a TV, em parceria com a Warner Bros. Discovery para desenvolver o filme live-action Barbie (2023), que chega aos cinemas em julho, junto com vários projetos de filmes que estão em andamento há algum tempo, incluindo Hot Wheels (2025). A divisão também optou pela ação ao vivo para trazer de volta Barney.
No entanto, a empresa aprendeu que não basta apenas colocar um de seus IPs nas telas e esperar o sucesso, diz Breman. Na ação ao vivo, crianças e famílias querem ver histórias inspiradoras e se inspirar para se levantar e brincar.
“Você quer ter certeza de que há algum tipo de realização de desejo ou qualidade aspiracional no conteúdo que cria um vínculo emocional entre o público”, diz ele. “[As crianças] devem querer fazer parte da experiência, quer queiram ser o personagem que estão assistindo ou jogar o jogo que estão assistindo. Você tem que encontrar uma maneira de explorar isso.”
A Mattel viu essa lição acontecer com seu gameshow baseado em Pictionary, acrescenta Breman. É um jogo de tabuleiro que muitas famílias já jogam juntas, então havia um potencial pré-existente para uma série de TV em que as famílias em casa jogam junto com os competidores na tela.
“A razão pela qual [Pictionary] funciona tão bem como uma série improvisada é que é um jogo fácil de jogar e entender, mas também é agradável de assistir porque as personalidades divertidas amplificam a jogabilidade”, diz Breman.