NRF: 7 previsões para o varejo em 2024

[Internacional]

A influência da inteligência artificial continua a crescer, os consumidores exigem ações sustentáveis e a experiência do cliente continua mais importante do que nunca

Este processo anual de previsões – que recolhe toneladas de informações de várias fontes para chegar a projeções sobre o desempenho provável do setor varejista no próximo ano – poderá ser derrubado se a inteligência artificial continuar a crescer.

Os prognosticadores poderiam usar o OpenAI para determinar como os compradores pretendem mudar seus gastos, quais categorias são certamente vencedoras e se adicionar metragem quadrada é uma decisão acertada. Alguns podem argumentar que a IA já é capaz disso. Já está sendo usado para previsão de demanda e análise de sentimento do cliente.

Mas quando se trata de fazer previsões para todo o setor, a IA continua a ser uma exceção. Quando o conjunto de dados inclui políticas globais, oscilações culturais, mudanças demográficas e diversas indústrias, é necessário um toque humano.

Olhando para 2024, os desafios geopolíticos no horizonte são profundos. Nos EUA, os ventos econômicos contrários persistem graças à inflação desigual e às taxas de juro ainda elevadas. E a nação americana enfrenta o que provavelmente será um momento decisivo na política com as eleições presidenciais de novembro.

‘Positividade cautelosa’
Como é que estes fatores e uma infinidade de outros afetarão o setor varejista em 2024? O sentimento geral poderia ser descrito como uma “positividade cautelosa”.Os gastos otimistas vividos pelos varejistas durante os feriados entre o Dia de Ação de Graças e a Cyber Monday sugerem que o compromisso dos consumidores em dar presentes, apesar da pressão inflacionista, é inegável.

Mais de 200 milhões de pessoas fizeram compras online e em lojas, de acordo com a NRF, gastando uma média de 321,41 dólares em compras relacionadas com férias durante o feriado de 5 dias. E continuou até dezembro, à medida que os compradores mantinham as caixas registradoras apitando.

Mas será que esses gastos vigorosos serão transferidos para o primeiro semestre de 2024?

A palavra que a maioria dos especialistas usa para descrever o cenário do consumidor é “incerto”. Embora a inflação tenha começado a diminuir e a esperança seja que isso leve a Reserva Federal dos Estados Unidos a reduzir as taxas de juro e a afrouxar os limites no que diz respeito aos custos dos empréstimos, muitos consumidores ainda se sentem sem dinheiro. Eles são rápidos em cobrar contas de supermercado mais altas e aluguéis mais altos; comprar um carro ou uma casa são peças do sonho americano que permanecem fora do alcance de muitos.

O que isso representa para os negócios de varejo? A resposta curta: trabalhar arduamente na procura de formas de identificar novas oportunidades, redesenhar as lojas físicas para serem mais coordenadas com o desejo dos compradores por experiências juntamente com a eficiência e investir em projetos tecnológicos que proporcionem personalização e otimização.

Aqui estão algumas previsões sobre o que pode estar reservado para os varejistas nos próximos 12 meses.

A IA está eliminando as restrições que as empresas já tiveram e tornando realidade a tomada de decisões mais rápida e precisa.

Alguém se lembra da vida antes da IA? Claro, a resposta é “sim”, mas não é exagero dizer que a inteligência artificial está em toda parte. Desencadeou uma transformação fundamental no modelo de negócio do varejo e continua a impulsionar mudanças na experiência do cliente.

A empresa de pesquisa de mercado IDC relata que o setor varejista ocupa o segundo lugar entre todas as indústrias a nível mundial nos seus gastos em tecnologias de IA. E um novo estudo conduzido pelo Grupo IHL revela que os varejistas que já adotaram a inteligência artificial e as tecnologias de aprendizagem automática estão registrando um sucesso notável, alcançando um crescimento de 2,3 vezes nas vendas e de 2,5 vezes nos lucros para o ano de 2023, quando comparados aos seus concorrentes. As projeções para 2024 indicam uma tendência semelhante para aqueles que adotam soluções de IA/ML (inteligência artificial /machine learning).

As empresas que não integram a inteligência artificial nas suas estratégias e operações comerciais correm o risco de serem deixadas para trás pelos seus concorrentes e por novos participantes no mercado. Utilizando a IA, os varejistas podem analisar rapidamente quantidades enormes e díspares de dados em tempo real, permitindo uma tomada de decisão mais rápida, uma redução nos erros humanos, uma maior eficiência e a automatização de tarefas rotineiras e monótonas.

Na verdade, os benefícios da IA são vastos – desde designs de produtos influenciados pela identificação de tendências habilitada pela IA e pela dependência da IA para otimizar o fornecimento de produtos, até o aproveitamento da tecnologia para previsão de inventário e personalização ao longo da jornada do comprador. Os varejistas físicos podem usar IA para analisar os dados coletados pelas câmeras das lojas e fazer as alterações apropriadas no tamanho e no layout da loja. Entre os executivos da cadeia de abastecimento, a IA está remodelando a gestão de inventário e o planejamento da demanda.

Os méritos da inteligência artificial são reais, mas permanecem dúvidas: a IA é capaz de aprender ao longo do tempo com dados pré-alimentados e experiências passadas, mas — como os varejistas têm dito há décadas — se os dados não forem “bons”, os resultados não serão precisos. Além disso, no caso da moda, os dados históricos tendem a ser insignificantes em comparação à arte do merchandising.

Outra preocupação que surge é que a inteligência artificial substituirá os humanos. Os especialistas não estão totalmente de acordo, observando que a reatribuição de tarefas que são repetitivas e preparadas para serem substituídas pela IA permitirá que os humanos aproveitem oportunidades mais criativas.A preocupação mais crítica é o potencial para questões éticas e de privacidade. É imperativo que os varejistas sejam proativos na sua administração interna da IA e garantam que utilizam estas tecnologias de forma a apoiar os seus valores fundamentais, declarações de missão e objetivos empresariais.

Os varejistas precisam ser transparentes sobre a forma como utilizam a inteligência artificial para terem a certeza de que são estabelecidas proteções e para evitar discriminações ilegais. Além disso, é imperativo que as empresas alinhem a sua administração de aplicações de IA voltadas para o consumidor com as políticas internas existentes de privacidade, segurança cibernética e outras políticas de regulamentação de dados.

Deepfakes podem significar grandes problemas para varejistas e marcas.

Graças aos avanços na IA, vídeos deepfake e duplicatas de voz tornaram-se alarmantemente simples de produzir e, portanto, têm o potencial de desvendar décadas de excelência de reputação de marca da noite para o dia.Lembra da imagem do papa com o casaco inflável? E a foto do ex-presidente Donald Trump que parecia mostrá-lo sob custódia policial? Ou talvez você tenha visto o ex-presidente Obama fazendo comentários nada presidenciais? Todos são exemplos de deepfakes.

Houve um aumento maciço no caso de fraudes deepfake no último ano e os próximos 12 meses parecem ser ainda mais alarmantes. É possível que esta tecnologia cause problemas sociais e de segurança – tudo, desde conteúdo falso do TikTok incentivando adolescentes a experimentar modas perigosas até deepfakes usados para imitar membros do alto escalão para autorizar uma transferência de fundos.

Muito do que vimos até agora está ligado a celebridades (Tom Cruise definitivamente não é tão onipresente), mas quando a imagem e a voz de um CEO podem ser manipuladas e/ou o logotipo de uma marca aparece em um vídeo deepfake, o dano pode ser devastador.

A interação com o cliente nas lojas físicas é tão imprescindível quanto a compra. Para os varejistas que planejam abrir novas lojas ou fazer reformas em unidades existentes, os designers devem ficar atentos: as expectativas dos compradores são altas e estão se tornando ainda mais elevadas.

Os varejistas continuam elevando o nível das compras experienciais. Exemplo 1: O novo carro-chefe da loja de móveis e decoração Crate & Barrel no distrito de Flatiron, em Nova York. O espaço de vários andares e 23.000 pés quadrados reimagina o design e o layout da loja; é comercializado por cômodo – cozinha, sala de estar, etc. – e há um estúdio de design de interiores no local. O verdadeiro destaque aqui é que você não precisa estar em Nova York para explorar tudo o que ela tem a oferecer. Quando a loja foi inaugurada em novembro, uma loja virtual com opção de compra foi lançada simultaneamente.A mais nova loja da marca de roupas femininas Reformation apresenta uma experiência baseada na tecnologia: os compradores usam um tablet para selecionar os itens que gostariam de experimentar e as roupas são enviadas para um provador personalizado “magic wardrobe”. Somando-se à magia está a opção de solicitar um tamanho alternativo no provador e apenas esperar que chegue no armário duplo.

Outros varejistas estão misturando o físico e o digital para aumentar a aposta nas experiências de compra. Os compradores da Zara que usam o recurso Modo Loja no aplicativo podem ajustar digitalmente sua experiência para exibir apenas produtos e tamanhos imediatamente disponíveis na loja local. O aplicativo da Target agora oferece uma experiência personalizada, dinâmica e repleta de inspiração customizada, para sincronizar com a sensação de estar na loja.

Fique de olho nas lojas de conveniência para inovação em design e reengenharia de mercadorias. À medida que os veículos elétricos ganham popularidade e os condutores precisam gastar cerca de 30 minutos para carregá-los, as lojas de conveniência têm a oportunidade de repensar o seu papel, passando de oferecer uma experiência do tipo pit stop para uma que torne atrativa a espera.

A Geração Alpha está assumindo o controle do varejo e está preparada para reescrever os regulamentos e derrubar normas de longa data.

As crianças hoje em dia não são como seus pais; eles nem são como seus irmãos mais velhos. Nascidos em e após 2010, os indivíduos deste grupo eram nativos digitais desde que nasceram, e cresceram utilizando smartphones e tablets como parte do seu entretenimento infantil.Embora a Geração Alpha ainda não tenha sua própria renda, ela tem muita influência nas decisões de compra e muitas opiniões sobre compras. Embora seja fácil presumir que o seu conforto com a tecnologia os tornaria partidários das compras online, pesquisas revelam que eles gostam da experiência de ir a uma loja física.

Os membros desta geração apostam fortemente em experiências, preferindo frequentar lojas onde possam mexer com tecnologia ou experimentar um novo gadget. Mas estão menos inclinados a desejar o produto físico; baixar algo digitalmente – um livro, um jogo, um filme – combina tanto com sua proficiência digital quanto com sua propensão para uma cultura mais sustentável.

Para os varejistas, isto traduz-se num grito de guerra pela inovação. O futuro das compras transcenderá o físico e passará para o virtual de uma forma que ultrapassará os limites de tudo o que vemos hoje.

As empresas que centram os seus esforços em torno da circularidade têm mais chances de evoluir os seus negócios em 2024.

Utilize a expressão “economia circular” e os compradores poderão franzir as sobrancelhas, mas se observarmos como estão se comportando, fica claro que começaram a abraçar o conceito.Frases como “usado com cuidado” e “amado anteriormente” foram adotadas pelos compradores, e cada vez mais consumidores estão optando por comprar eletrônicos usados ou recondicionados, roupas usadas anteriormente e móveis usados. Ao lado de empresas fortes como a Patagônia, vemos varejistas como a Amazon e a Best Buy vendendo tablets e celulares usados, a Anthropology vendendo artigos de moda delicadamente usados e a IKEA promovendo móveis usados anteriormente.

Numa abordagem mais “faça você mesmo”, as pessoas estão pegando itens que não são mais úteis em seu estado atual e transformando-os em outra coisa. Os exemplos incluem reaproveitar uma escada velha como estante de livros ou costurar gravatas velhas para criar uma capa de travesseiro.

A questão é que os compradores estão comprando. Isso significa que 2024 é um período crucial para os varejistas intensificarem seus esforços. Melhore a experiência na loja através de uma melhor sinalização para identificar os itens e contar a história da circularidade. Não presuma que você conhece o apetite do seu cliente por produtos usados ou recondicionados com cuidado, a menos que pergunte a eles. Talvez ver produtos novos e usados lado a lado nas prateleiras das lojas mova a agulha?

E considere investir algum capital sustentável em marketing. Quanto mais as empresas investem na educação dos consumidores sobre a circularidade, a probabilidade de a adotarem aumentará exponencialmente.

O futuro é hiperpersonalizado; já faz algum tempo. O desafio para 2024 é oferecer hiperpersonalização, respeitando a privacidade do cliente, protegendo os dados e servindo exatamente o que eles tinham em mente — em tempo real.

Embora a hiperpersonalização não seja uma ideia nova para negócios de comércio eletrônico, o advento de grandes modelos de linguagem poderia aumentar ainda mais a sua importância. Os LLM (Large Language Models) são pré-treinados em grandes quantidades de dados e provaram ser valiosos no fornecimento de feedback com base em um número relativamente pequeno de informações. A capacidade de usar a personalização baseada em IA em todas as plataformas, incluindo mídias sociais, para fornecer conteúdo mais relevante é o padrão ouro.Como é isso? É sobre uma marca que adoro e da qual compro há muitos anos, reconhecendo-me no minuto em que clico no site e no segundo em que cruzo a porta de uma loja física.

Os compradores geralmente iniciam sua jornada on-line e depois visitam uma loja física para conferir pessoalmente. Uma experiência hiperpersonalizada é aquela em que as preferências e produtos explorados em um canal influenciam a experiência em outro. Imagine passar uma hora pesquisando produtos na Apple e depois receber uma recomendação personalizada na loja com base nesse histórico de navegação.

Os aplicativos de saúde e bem-estar podem oferecer experiências hiperpersonalizadas aos usuários que compartilham algumas informações pessoais. Por exemplo, ao responder a algumas perguntas sobre hábitos de exercício, objetivos, idade e níveis de condicionamento físico, é possível que alguns aplicativos ofereçam treinos personalizados que levam em consideração os dados de saúde e condicionamento físico fornecidos. Esses tipos de experiências podem contribuir muito para aumentar a lealdade.

A conversa em torno da realidade aumentada está prestes a atingir um nível febril, especialmente com o lançamento do Vision Pro pela Apple. Com o CEO Tim Cook prometendo experiências “incríveis”, procure varejistas que estejam no mix.

Com um preço de US$ 3.500, o Vision Pro da Apple não será amplamente acessível, mas dado o hype “revolucionário” que precede o lançamento, as experiências de AR ganharão nova relevância, tração renovada e – à medida que mais empresas seguirem o exemplo – mais compradores procurando adotar a tecnologia.O Vision Pro é essencialmente um fone de ouvido de realidade aumentada e virtual, mas a Apple prefere considerá-lo um computador especial porque tem o poder de combinar conteúdo digital com o mundo físico. A Apple afirma que o Vision Pro tem “mais pixels que uma TV 4K” e a navegação é feita por meio de movimentos oculares, gestos com as mãos e comandos baseados em voz; não há controles físicos para o Vision Pro.

A Samsung parece estar fazendo uma grande aposta nas tecnologias de realidade aumentada e virtual. A empresa obteve recentemente uma marca registrada no Reino Unido para “Samsung Glasses” e está trabalhando em um fone de ouvido AR. E, a um preço mais acessível, a Meta lançou recentemente os óculos inteligentes Ray-Ban de primeira geração. Usando os óculos inteligentes Ray-Ban Meta, o usuário pode tirar uma foto ou um videoclipe no momento – permitindo-lhe não apenas reviver o momento, mas realmente vivê-lo. Os óculos inteligentes Meta também podem observar imagens e interpretá-las com IA generativa.

A IDC prevê que o mercado de AR/VR se recuperará em 2024, crescendo 46,8% ano após ano graças a todo o novo hardware. Até 2027, o mercado deverá atingir 30,3 milhões de unidades globalmente.

O metaverso não está morto; o hype do metaverso sim. Pode haver um ressurgimento do interesse no próximo ano.

As manchetes podem controlar a narrativa, mas isso não significa que sejam irrefutavelmente precisas. O metaverso continua sendo um vasto universo virtual interconectado. Ele transcende as fronteiras físicas e oferece um espaço onde os usuários podem interagir, socializar, trabalhar e se divertir.Os maiores fornecedores de tecnologia, incluindo Microsoft, AWS e Meta, continuam a inovar neste ambiente empresarial, oferecendo novos métodos de experiências digitais de realidade mista. Roblox e Minecraft continuam sendo potências nesta área e, embora sejam considerados plataformas de jogos, na prática também são canais incríveis para os varejistas se conectarem com as futuras gerações de consumidores.

Quem está buscando ativamente essa oportunidade? Walmart. A empresa está experimentando tecnologia que permite aos compradores conectar experiências de compras físicas e virtuais no metaverso. De acordo com VentureBeat, os clientes agora podem comprar alguns dos mesmos itens para suas casas reais que podem comprar para suas casas virtuais no House Flip, um jogo para celular que permite aos jogadores renovar e vender casas virtuais.

A mesma tecnologia é aplicada às roupas virtuais; os usuários podem comprar roupas virtuais da marca de moda Scoop do Walmart no Zepeto, um mundo virtual no celular que permite aos jogadores criar e personalizar seus avatares.

Em última análise, trata-se de encontrar os clientes onde eles passam mais tempo. E, à medida que as linhas entre o físico e o virtual continuam a se confundir, isso inclui os mundos virtuais.

Fonte: Blog NRF

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui