A decoração do quarto do bebê requer muita atenção dos pais. Além da decoração (móveis, kit berço, cortinas e tapetes), a iluminação é um detalhe que pode influenciar na qualidade do sono da criança e até na percepção correta do dia e da noite. Esse detalhe que muitas vezes passa despercebido pode atrapalhar o desenvolvimento dos pequenos.
Imagina a situação de uma meia luz durante todo o dia e essa mesma iluminação também durante à noite, o bebê não saberá distinguir o claro do escuro e pode acabar trocando o dia pela noite, dormindo muitas horas de dia achando que é noite, para desespero das mamães que não sabem o que fazer. Muitas vezes, a solução está justamente na iluminação adequada do ambiente.
Além de prejudicar a percepção, a meia luz durante toda a noite pode influenciar em um mau hábito futuramente, por exemplo, a criança pode ser tornar um adulto com insônia.
Dicas
– Preparar uma rotina de sono para o bebê: dar banho, colocar roupas leves e deixar o quarto com uma iluminação suave;
– Repetir diariamente a rotina, assim o bebê vai entender a mensagem e dormir facilmente;
– Durante o dia, deixar o ambiente com o máximo de luz natural;
Depois que o pequeno pegar no sono, a luz pode ser totalmente desligada, assim caso a criança, por algum motivo acorde durante a noite, entenderá que está de noite e pode até voltar a dormir sozinha. Com isso, os pais estimulam sua independência, ajudando-a fazer algumas coisas sozinhas desde cedo. Pode parecer um pouco assustador, deixar uma criança pequena ser independente, mas o resultado disso é em longo prazo, o bebê se tornará um adulto maduro e apto para exercer suas atividades livremente.
Além da qualidade do sono da criança, a hora de mamar também requer alguns cuidados. É um momento especial entre mãe e filho e por isso um lugar sossegado, com uma luz suave e até um som baixo, ajudam a criança a relaxar e a se alimentar tranquilamente, sem interrupções e barulhos externos.
Fonte: Grão de Gente.