Rio 2016 lança os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

  • Mascotes Olímpico e Paralímpico representam aspectos da fauna e flora brasileiras
  • Garotada poderá votar para escolher seus nomes até 14 de dezembro

O Comitê Rio 2016 lançou esta semana os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Inspirados na fauna e flora brasileiras, eles têm influências variadas de cultura pop, com elementos da animação e de personagens de videogame. Com a apresentação, tem início a votação para escolha de seus nomes. Todos poderão votar entre as opções Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinicius e Tom no site www.rio2016.com/mascotes. Também será possível votar no perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016).

A origem dos mascotes do Rio 2016 mistura ficção e realidade. Sua história conta que, no dia em que foi anunciado que o Rio de Janeiro seria a sede dos Jogos, em 2 de outubro de 2009, a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa energia nasceram os mascotes.

Para o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, a participação do público infanto-juvenil nessa escolha é fundamental. “Os mascotes são um dos símbolos mais representativos dos Jogos. Eles têm a missão de encantar e envolver o público, principalmente, as crianças. Além disso, os mascotes estarão sempre na lembrança das pessoas”, explica.

rio2016

 

OS PERSONAGENS

O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do País. Reúne a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves. Pode esticar seus braços e pernas como quiser. Com isso, pula mais alto, corre mais rápido e fica ainda mais forte. Mas só lança mão de seus poderes para o bem e fica uma fera se alguém sugere que ele os use em uma competição. Entre suas características estão o olfato apurado, capaz de farejar aventuras, e a audição que identifica onde estão as torcidas mais animadas. Pratica todos os esportes do programa Olímpico, faz o tipo hiperconectado e tem amigos por todo o mundo.

Já o mascote Paralímpico é uma inédita mistura da flora brasileira. Consegue se transformar o tempo todo, com determinação e alegria – até porque uma planta está sempre em movimento -, crescendo e superando obstáculos. Além de praticar os esportes do programa Paralímpico, vive em movimento. Não acredita que exista barreiras que não possam ser superadas. Quando está diante de um problema, digamos, “cabeludo”, é capaz de tirar qualquer coisa de dentro da cabeleira para resolver. Como embaixador dos Jogos Paralímpicos, vai ensinar as pessoas a buscarem dentro de si o que têm de melhor.

“Nossos mascotes são um exemplo da diversidade do nosso povo, do nosso jeito de ser e da nossa natureza. Eles representam a cultura local mas precisam ter um entendimento global já que os Jogos serão vistos por quase 5 bilhões de pessoas”, comenta Beth Lula, diretora de Marca do Comitê Rio 2016.

A ESCOLHA

O Comitê Rio 2016 optou por fazer uma concorrência de abrangência nacional da qual participaram empresas de publicidade, design, ilustração e animação.  O objetivo foi garantir a qualidade do processo, estimular a produção brasileira, o mercado de design e animação e promover a capacidade criativa dos profissionais daqui. “Para chancelar e legitimar o processo de escolha dos mascotes, resolvemos contratar a expertise dos diretores do Anima Mundi Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marco Magalhães”, diz Beth Lula. 

OS CRIADORES

A Birdo Produções venceu o processo e assina o projeto. Com pouco mais de dez anos de atividade, esta agência paulista já recebeu prêmios em todo o mundo e é considerado um dos estúdios de animação mais criativos do planeta.

MASCOTES CONECTADOS

Os Mascotes dos Jogos Rio 2016 são, claro, conectados. A dupla terá perfis próprios nas mídias sociais e um site exclusivo, o www.rio2016.com/mascotes, com atrações desenvolvidas especialmente para as crianças:

. Selfie com mascotes: a criança poderá tirar uma foto com os mascotes, em qualquer pose. A foto estará disponível para download e compartilhamento no Facebook e no Twitter.

. Atleta do Futuro: ao responder perguntas sobre hábitos cotidianos e preferências, as crianças conseguirão entender que esporte é mais indicado para elas. Ao final do teste, várias opções de esportes serão mostradas, contendo uma descrição pequena e com linguagem infantil.

. Wallpapers: serão disponibilizadas imagens de fundo de tela para download e impressão.

. Máscaras: as crianças poderão baixar e imprimir as máscaras dos mascotes.

. Colorir: Cenários do ambiente das mascotes em preto e branco serão disponibilizados para download e impressão. 

ANIMA MUNDI – FESTIVAL INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO DO BRASIL

Criado em 1993 para promover e difundir o cinema de animação no país, o ANIMA MUNDI é hoje o maior festival de animação das Américas e o segundo no ranking mundial, somente superado pelo Festival de Annecy, na França. O evento se tornou uma referência internacional do setor e uma forte marca cultural do Brasil presente em todo o mundo.

BIRDO

A Birdo conta com uma equipe de profissionais de várias áreas, entre roteiristas, designers e diretores. O estúdio divide seu trabalho entre os filmes publicitários para grandes agências e clientes mundiais e as produções autorais, premiadas por publicações e festivais em todo o planeta. Ao todo, participaram em mais de 80 projetos, incluindo 6 longas, 17 curtas-metragens de animação e videoclipes, além de projetos variados como videogames e peças de teatro. Os diretores Luciana Eguti e Paulo Muppet, formaram a agência Birdo em 2005. Atualmente produzem a série de animação ‘Oswaldo’, que será veiculada no canal Cartoon Network Brasil, e ‘Cupcake & Dinosaur’, co-produção com o estúdio canadense EOne Entertainment.

HISTÓRIA DOS MASCOTES

O primeiro mascote Olímpico chamava-se Schuss e nasceu em 1968, nos Jogos de Inverno de Grenoble, de maneira informal.Oficialmente, o primeiro mascote dos Jogos Olímpicos de Verão foi Waldi, um simpático cachorro Basset Dachshund, símbolo da edição de Munique 1972. Já os Jogos Paralímpicos de Arnhem, na Holanda, em 1980, foram os primeiros da história a contar com um mascote, na verdade, dois esquilos. A partir de Seul, com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos sendo realizados na mesma cidade, os mascotes passaram a ser sempre apresentados em duplas.

OGILVY BRASIL

A Ogilvy & Mather foi a agência de publicidade encarregada do conceito e execução da campanha de aquecimento #AmigosRio2016 que, de forma inédita, trouxe cinco mascotes de edições anteriores de Jogos Olímpicos e Paralímpicos para o Rio de Janeiro, atual sede. Durante três dias eles passearam pela cidade e se conectaram com a população, especialmente as crianças, em diversos pontos turísticos, a fim de dar um clima mais especial à revelação dos mascotes Olímpico e Paralímpico Rio 2016.

Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Mais informações:

Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

www.rio2016.com

Fonte: Relações com a Imprensa Rio 2016 – (21) 2016-5827 / 5228 / 6235.

 

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui