SXSW: Disney apresenta importantes novas tecnologias para os parques

[Internacional]

Na manhã do primeiro dia do South by Southwest, uma das empresas mais lendárias da história americana revelou um impressionante painel repleto de tecnologia do futuro. Essa empresa era a Disney. Essa tecnologia? Parques temáticos.

“The Art & Science of Disney Parks Storytelling” provou ser um dos eventos mais populares do primeiro fim de semana de South by Southwest, e contou com muitos dos executivos e criadores da Disney apresentando a maior tecnologia (ainda não lançada) para os parques da Disney em todo o mundo. De sabres de luz reais a robótica, tecnologia de projeção e muito mais.

Sabres de luz reais

Uma das primeiras peças de protótipo mostradas no painel foi incorporada a uma das maiores propriedades que a Disney agora dirige: Star Wars. Ao discutir o tema e a imersão que envolvem todos os aspectos dos parques da Disney, o presidente da divisão, Josh D’Amaro, discutiu os níveis crescentes de autenticidade nos adereços. Começando com um sabre de luz de brinquedo de consumo comum, passando para um sabre de luz autenticamente usado no Galaxy’s Edge e no Galactic Starcruiser, D’Amaro finalmente mostrou um cabo de sabre de luz, sem haste ou outro dispositivo conectado, disparando luz projetada. Com a tecnologia experimental que está em desenvolvimento há anos, agora pode haver sabres de luz que utilizam luz projetada para criar o mesmo efeito visual visto nos filmes de Star Wars – nenhum tubo ou haste de plástico contendo a luz necessária. Resta saber quando exatamente esse novo modelo será amplamente utilizado nos parques ou se estará disponível para os consumidores.

Apresentação dos personagens: Hulk e Sininho

Mudando o foco dos adereços para uma apresentação mais ampla dos membros do elenco dos parques, o SXSW também viu uma nova tecnologia sobre como os fãs podem esperar ver personagens icônicos da Disney, pequenos ou grandes, nos parques. Começando com uma pequena lanterna, os imaginadores trouxeram Sininho, a uma altura de cerca de três polegadas, para se encontrar com os apresentadores como uma projeção realista visualizada em 3D. Combinando a perspectiva de projeção com a interação de personagem ao vivo do membro do elenco, personagens de qualquer tamanho podem agora interagir com convidados em ambientes realistas, muito além de apenas imagens estáticas na tela. Mudando de tamanho e voltando para o próprio parque, Hulk parou o show. Divulgando seu próprio SXSW-ID sob o nome de Bruce Banner, a aparição de Hulk marcou o uso de tecnologia de figurino especial que usa materiais e direção de peso para criar personagens totalmente interativos em escala precisa com um senso de atuação orgânica. Enquanto Bruce só apareceu no painel por um minuto, ele interagiu ao vivo no piso do Austin Convention Center com os convidados. E se houvesse algum espaço em que a maravilha tecnológica dos Vingadores parecesse real, provavelmente seria SXSW.

Juddy Hopps como um robô AI totalmente funcional

 

Até aqui, D’Amaro e os vários apresentadores apostaram muito em tecnologias que, se não eram visíveis publicamente nos parques, pelo menos estavam bastante avançadas. No entanto, perto do final do painel, a atenção se voltou para uma caixa de madeira grande e visível. A sensação de expectativa na sala era palpável, qualquer coisa poderia estar lá quando eles abrissem aquela caixa. O que aconteceu foi que a caixa se abriu e vimos a cabeça de Judy Hopps, a famosa coelhinha policial do sucesso de animação de 2016 da Disney, Zootopia. Rastejando para fora, o robô Judy Hopps revelou estar usando patins completos, que os apresentadores enfatizaram como sendo o resultado de testes intuitivos de Inteligência Artificial destinados a capturar a sensação de alguém (alguém?) tentando aprender a andar de patins por conta própria. Dando a palavra a Judy, ela deu a volta e tentou uma pequena cambalhota, suas orelhas de feltro ajudando a visualizar a física de seu movimento e suas expressões faciais transmitindo uma sensação de otimismo cauteloso. Não se sabe quanto tempo levará até que essa tecnologia robótica totalmente automatizada faça uma aparição mais pública, mas com IA – como com patins – o otimismo cauteloso é provavelmente uma boa abordagem a ser adotada.
Com todos esses anúncios, a Disney trouxe o melhor dos melhores para South-by. Naquela noite, a imprensa e os executivos se reuniram para uma exibição privada da tecnologia em um lounge sofisticado no centro de Austin. Tinkerbell conversou com os convidados, os materiais usados para criar as fantasias de de manhã foram vistos de perto e um pouco da tecnologia por trás dos verdadeiros sabres de luz (!) foi explicado da maneira mais leiga possível. Os projetos mais recentes dos criadores fizeram até mesmo os participantes do SXSW com mentalidade tecnológica acreditarem, mesmo que por um momento, na magia da Disney.
Fonte: Gamerant

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui