Toy News | Como a Realidade Aumentada está mudando as futuras gerações de jogos

[Internacional]

Com marcas como Pokémon e LEGO abrindo caminho para que os fabricantes de brinquedos (grandes e pequenos) tragam realidade aumentada para seus produtos, e como a tecnologia continua a misturar o jogo prático com infinitos universos digitais, não é de se admirar que a tendência dos brinquedos RA capturou a imaginação de tantos.

Aqui, Martin Herdina, CEO da Wikitude, uma provedora líder e pioneira de soluções de realidade aumentada, explora o futuro do jogo e como a realidade aumentada está capacitando a próxima geração.

Este ano foi triunfante para a Niantic, a empresa desenvolvedora de realidade aumentada por trás do aplicativo Pokémon Go.

Embora o aplicativo tenha alcançado uma referência de US $ 1 bilhão em gastos de jogadores e mais de 600 milhões de instalações únicas no ano passado, a empresa simplesmente não para. Na verdade, acaba de anunciar uma nova parceria com a Nintendo que verá os dois unirem forças para desenvolver aplicativos móveis baseados na tecnologia AR do mundo real da Niantic, dando vida aos amados personagens Pikmin da Nintendo.

A realidade aumentada serviu como um catalisador que impulsionou os monstros de bolso japoneses na frente do público global. Bilhões de pessoas entraram na onda de caça RA com base em localização, navegando em parques próximos com smartphones nas mãos, caçando Pokémons.

Alguns céticos podem argumentar que Pokémon Go é um fenômeno único, mas isso é verdade hoje? Nos últimos dez anos, a tecnologia avançou tanto que todas as marcas de brinquedos, independentemente do tamanho e do orçamento, podem replicar o sucesso de Pokémon Go com realidade aumentada.

Mudança é a única constante

Ao estabelecer as relações com a tecnologia AR desde o início, as marcas e empresas de brinquedos investem na preparação de seus produtos para o futuro para as novas gerações de jogadores. Embora o Pokémon tenha sido o primeiro a adotar, as empresas e varejistas de brinquedos em todo o mundo agora podem desfrutar de uma segunda onda de usuários.

Por que agora? Em primeiro lugar, o público está pronto. Novas gerações de usuários de brinquedos (também conhecidos como nativos digitais) estão crescendo junto com a tecnologia. De acordo com o Ofcom, metade das crianças de dez anos hoje possui seu smartphone. No momento em que as crianças se preparam para o ensino médio, a posse de smartphones dobra. Para os fabricantes de brinquedos, esse marco significa uma queda no interesse por brinquedos físicos.

Esse grupo está altamente sintonizado com as últimas tendências e acostumado a ter a tecnologia na ponta dos dedos, por isso espera que os brinquedos tenham elementos digitais. Quando usada com sabedoria, a tecnologia como a realidade aumentada permite que os brinquedos físicos tenham gêmeos digitais e uma narrativa digital extensa que o público jovem poderá desfrutar e compartilhar.


Jogo aumentado para todos

Pokémon Go provou que a tecnologia pode melhorar a experiência de jogo. Todas as categorias de brinquedos, desde jogos de tabuleiro e cartas até brinquedos de pelúcia e ao ar livre, podem se beneficiar da realidade aumentada. Narrativas estendidas e elementos digitais ajudam os jogadores a se divertir ao ar livre, compartilhar com amigos e gerar alto valor de jogo.

AR permite que os desenvolvedores de produtos de brinquedo desbloqueiem novos níveis de experiência. Imagine uma brincadeira começando com um brinquedo físico e terminando em um universo digital onde as crianças brincam com os amigos, mesmo quando não estão na mesma sala. Para os comerciantes de brinquedos, os brinquedos aumentados trazem novos canais para se conectar com seu público, onde as crianças passam o tempo, aumentam o envolvimento e o tempo de brincadeira.

Os brinquedos com elementos de RA acrescentados criam uma nova categoria de brincadeira, combinando brincadeira IRL (na vida real) e interação na experiência de jogo que as crianças modernas gostam tanto. Como a pandemia global fechou lojas em todo o mundo, deixando marcas de brinquedos quase sem presença nas prateleiras, as experiências de brinquedos de realidade aumentada podem servir como uma solução fácil e rápida que desperta o interesse dos jovens jogadores sem interromper o orçamento da empresa e o ciclo de produção.

Fazendo certo

A realidade aumentada provou ser uma solução oportuna para marcas de brinquedos que buscam inovar seus produtos. Boas notícias – os fabricantes de brinquedos não precisam ser especialistas digitais, já que tem empresas especializadas nisso.

Após uma década construindo relacionamentos com marcas de brinquedos, a Wikitude criou uma fórmula de sucesso que ajudou marcas como a Spin Master a lançar jogos de RA de sucesso. Em poucas palavras, o Dragamonz da Spin Master entrou no mercado com 72 colecionáveis digitais, o que resultou em cerca de 450.000 correspondências AR com uma classificação de aplicativo de 4,7 / 5.

O outro cliente do Wikitude, Bandai America Inc., fez parceria com a Disney para adicionar uma experiência de jogo AR envolvente ao robô Mech-X4. A tecnologia AR permitiu que as batalhas AR interativas ocorressem no mundo real.

Abordagem centrada no valor

Ao considerar a tecnologia de realidade aumentada como uma extensão do produto, aconselhamos as empresas de brinquedos a terem vários critérios essenciais em mente.

Primeiro, pense em como a AR pode alavancar sua marca e seus produtos. O uso da RA pela LEGO como um componente crucial em sua linha de produtos Hidden Side, sem colocá-la na vanguarda e permitir que a tecnologia agregue valor real à experiência de jogo é uma maneira de abordá-la.

Em segundo lugar, é crucial entender o público da marca, os hábitos digitais e as relações em constante evolução entre os mundos físico e digital. Embora o AR por si só não se torne uma bala de prata, pode aumentar significativamente o tempo de permanência e reacender o interesse dos jogadores. Especialmente para formatos clássicos como jogos de tabuleiro, cartas e itens colecionáveis.

O terceiro critério importante é a necessidade de inovar proativamente. A realidade aumentada é uma tecnologia altamente personalizável que permite às marcas de brinquedos testar e experimentar sem quebrar o orçamento e criar uma lógica de jogo inovadora (agora, quando os desenvolvedores de brinquedos não estão limitados ao reino físico). Os comerciantes de brinquedos podem usar a RA para obter mais informações sobre a análise do comportamento lúdico e coletar dados mais valiosos para melhorar as ofertas futuras (sem comprometer a privacidade das crianças).

Nosso conselho final é fazer parceria com empresas com vasta experiência no campo e um ecossistema estabelecido de parceiros de desenvolvimento que estarão prontos para criar soluções exclusivas.

Tendo esses critérios em mente, as marcas de brinquedos podem experimentar e inovar com segurança seus produtos com realidade aumentada, estabelecendo a base para um futuro de sucesso de brinquedos aumentados.

Fonte: Toy News

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