Embora o setor de varejo tenha passado por mudanças drásticas na última década, o ritmo de interrupção só aumentou desde a pandemia. Os consumidores agora compram mais em canais digitais, exigem um atendimento mais rápido e se envolvem em recursos omnichannel em todas as partes do processo de compra. Os varejistas precisam se adaptar a essas mudanças revisitando os modelos de negócios, preços, automação e parcerias.
Diversifique a cadeia de abastecimento
Mais de 80% dos consumidores esperam opções de envio e atendimento mais rápidos e flexíveis, de acordo com a National Retail Federation. Por isso, os varejistas devem oferecer mais opções de fornecedores, inclusive de entregas para reduzir o tempo de envio.
Equilibre o estoque com os preços das promoções
Nos últimos 18 meses, os varejistas enfrentaram escassez de tudo. Embora os varejistas tenham enfrentado seus próprios desafios ao comprar alguns produtos, eles também hesitaram em pedir estoque em excesso em um período de incerteza do mercado.
É importante usar o planejamento de estoque e promoções de preços para equilibrar as compras de acordo com as necessidades do cliente. Uma dica é avaliar os níveis de estoque com base em questões da cadeia de suprimentos e outros riscos macroeconômicos. Os varejistas também podem ajustar e reduzir seus níveis promocionais para se alinhar melhor com a demanda do consumidor e o preço que está sendo fornecido aos clientes com várias opções de envio e canais de distribuição.
Automatize para reduzir a pressão de trabalho
O varejo também enfrentou crescentes desafios de mão de obra desde o início da pandemia. Otimizar as tarefas e prioridades da equipe permite que os funcionários se concentrem no cliente, também é fundamental criar ações para motivá-los, rever remunerações e comissões, diminuindo a rotatividade entre eles. Por fim, os lojistas devem se esforçar para automatizar tudo o que puderem. A automação de back office e a digitalização de processos podem ter um grande efeito na área de vendas, reduzindo as necessidades de mão de obra. Fonte: https://www.retaildive.com/