Uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a rede de lojas de departamento japonesa Isetan Mistukoshi levará produtos de 36 marcas brasileiras para as prateleiras das três principais lojas da rede em Tóquio, a partir de hoje (3).
Produtos brasileiros das áreas de moda feminina, masculina e infantil; calçados e acessórios; cosméticos; alimentos e bebidas; e utensílios para casa e decoração de ambientes serão comercializados pela rede ao longo do ano.
Em junho e julho, ações publicitárias e promocionais ajudam a divulgar a presença brasileira nas lojas. Entre elas, destaque para eventos culturais com o designer brasileiro e neto de japoneses Jum Nakao e com o cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica.
A Isetan é a maior rede de lojas de departamento do Japão com 29 unidades no país e 38 no exterior, possuindo o maior faturamento do setor – US$ 11 bilhões – o que corresponde a mais de 20% do mercado de lojas de departamento japonesas. A expectativa da rede é de vender mais de US$ 4 milhões em produtos brasileiros neste ano e atingir quatro milhões de japoneses com ações publicitárias em veículos de mídia japonesa.
Em 2014, a Apex-Brasil foi parceira da rede em ação semelhante, que resultou na venda de US$ 3,3 milhões em produtos brasileiros de 33 marcas. O sucesso da iniciativa levou os compradores da Isetan a virem ao Brasil logo depois e, com apoio da Agência, fazer uma agenda de prospecção de novos fornecedores. Como resultado, das 36 marcas brasileiras selecionadas para esta ação de 2015, 26 não tinham participado ainda da iniciativa.
“Esta iniciativa posiciona os produtos brasileiros junto a um mercado consumidor bastante qualificado, exigente e que demanda produtos de alto valor agregado. É uma excelente oportunidade para as empresas participantes e também para a imagem do Brasil”, afirma André Favero, diretor de Negócios da Apex-Brasil.
Favero ressalta que a Apex-Brasil desenvolve regularmente ações junto a redes de lojas de departamento e, para 2015, a expectativa é incrementar tais iniciativas.
Oportunidades de Negócios no Japão
A Apex-Brasil tem estudos que apontam oportunidades para as exportações brasileiras de alimentos e produtos de moda para o Japão. Em relação a alimentos, o mercado japonês é muito exigente em termos de qualidade e segurança alimentar. No entanto, é um mercado bastante aberto a novos produtos e sabores, com destaque para aqueles funcionais, que têm impacto positivo na saúde do consumidor.
Já em relação à moda, o Japão recebe ações de promoção de setores brasileiros há alguns anos. O consumidor japonês de moda valoriza o design e a qualidade dos produtos, e é comparativamente menos sensível a preços que outros mercados.
Seis setores que realizam projetos com a Apex-Brasil têm o Japão como mercado prioritário: Orgânicos, Cafés especiais, Carnes suínas, frango e ovos, Equipamentos médico-odontológicos e hospitalares, Balas, doces e confeitos; e Mel e derivados.
Além desta iniciativa, em 2015 estão previstas mais cinco ações de promoção comercial da Apex-Brasil no país: a FOODEX Japão 2015, a Tokyo Health 2015 e o Seminário Tokyo Health 2015, a Prospecção de Mercado – ÁSIA para o setor de cosméticos, e a SCAJ 2015 – Specialty Coffee Association Of Japan.
Balança Comercial
O Japão representa o segundo maior destino das exportações brasileiras para o continente asiático, em bens. Em serviços, é o 8º parceiro comercial mundial do país e o 1º em toda a Ásia.
O Comércio bilateral entre Brasil e Japão é bem equilibrado. Em 2014, as exportações brasileiras foram de US$ 6,7 bilhões enquanto as importações somaram US$5,9 bilhões.
Fonte: Assessoria de Imprensa Apex-Brasil – (61) 3426 0775.