Frequentemente estou em contato com executivos internacionais e todos abordam o contexto brasileiro com certo receio e um ar negativo. Quero, então, aproveitar esse espaço para compartilhar que estamos, sim, vivendo momentos socioeconômicos instáveis. São os desdobramentos da crise iniciada em 2014. Estamos trabalhando muito. Aprendendo e nos reinventando. Nenhuma novidade. Cenário já conhecido e gerenciado nos últimos anos. Afinal, o consumidor continua cauteloso, pesquisando e checando suas reais necessidades.
Mesmo neste cenário “sanfona” em alguns setores, o licenciamento continua em destaque. A indústria e o varejo compreendem que essa ferramenta de marketing gera diferencial competitivo e abre espaço nas prateleiras. Para se ter uma ideia, mais de 80% dos brinquedos lançados ao mercado brasileiro são licenciados. Por outro lado, as vendas de cadernos licenciados caíram no último voltas às aulas. Ou seja, o consumidor está mais seletivo e sua compra está cada vez mais consciente entre a diferença e o valor a ser gasto com item básico e produto desejado. Além do brinquedo, outros setores nos quais as licenças são diferenciais que revertem em venda são moda, calçados, higiene e cuidados pessoais, mochilas, linhas de escrita e acessórios.
E estamos também acompanhando um aumento muito significativo na demanda por produtos licenciados com marcas de games e lifestyle. O que nos indica que o segmento jovem adulto começa a ganhar real relevância no setor brasileiro.
Outra tendência que ganha espaço é o crossover para ampliar a divulgação de filmes, eventos e produtos.
O mercado de marcas por aqui está aquecido e muitas novidades estão a caminho. Todas serão apresentadas durante a Expo Licensing Latam 2019! Nos dias 27 e 28 de agosto, no Grand Hyatt – São Paulo. A expectativa é que sejam gerados mais de S$ 10 milhões em novos negócios.
Espero por vocês!
Até a próxima.