Quando o game vira brinquedo: universo gamer conquista prateleiras e corações

Com um crescimento de 20% nas licenças de games em brinquedos no Brasil, novo console da Nintendo promete transformar o setor

O que começa no videogame pode acabar na prateleira – e, mais do que nunca, tem terminado no carrinho de compras. Segundo dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, nos últimos 12 meses, as licenças originadas em jogos de videogame cresceram 20% no segmento de brinquedos no Brasil. É a prova de que os universos criados nos consoles estão ultrapassando a tela para se tornarem parte do dia a dia dos consumidores, principalmente dos mais jovens.
As desenvolvedoras de jogos estão apostando em um modelo que vai além do entretenimento digital: elas expandem seus personagens, histórias e franquias para categorias diversas de produtos, e os brinquedos se tornaram uma das principais vitrines dessa estratégia. A lógica é simples: aumentar a receita no curto prazo e construir, no longo prazo, um relacionamento afetivo com seus fãs, começando pela infância.
“O uso de licenças de games em brinquedos é mais do que uma tendência de mercado, é uma estratégia poderosa de fidelização. As marcas estão construindo pontes entre gerações, conectando crianças e adultos a experiências que vão além do jogo. Isso fortalece o ciclo de consumo e posiciona os games como pilares culturais relevantes também no varejo físico,” analisa Guilherme Bocchi, gerente comercial da Circana.
E se o setor de games já costuma se aquecer com o lançamento de novos títulos, a chegada de um novo console movimenta toda a indústria. É o caso do aguardado Nintendo Switch 2, que promete ser o grande marco de 2025. O console da gigante japonesa chega com promessas ambiciosas: nova geração de jogos, avanços tecnológicos e até chat integrado com interação realista entre jogadores.
Nos Estados Unidos, o anúncio oficial aconteceu em 2 de abril, com previsão de lançamento para 5 de junho de 2025. As pré-vendas estavam programadas para começar em 9 de abril, com preços sugeridos de US$ 449,99 (versão básica) e US$ 499,99 (edição especial com Mario Kart World). No entanto, a Nintendo adiou a abertura das pré-encomendas, citando a necessidade de reavaliar os impactos das novas tarifas comerciais e as condições de mercado. A data de lançamento, 5 de junho, permanece inalterada.
Mesmo diante de um cenário desafiador, com queda de 27% no mercado americano de consoles e hardwares em 2024, a Nintendo se manteve forte. O Switch foi o terceiro videogame mais vendido nos EUA no último ano, atrás apenas do PlayStation 5 e do Xbox Series. Agora, com a nova geração prestes a chegar, a expectativa é que a Nintendo volte a liderar.
Entre os jogos mais vendidos de 2024 nos EUA, os destaques foram
  1. EA Sports College Football 2
  2. Call of Duty: Black Ops
  3. Madden NFL 25
  4. Super Mario Party Jamboree
  5. Mario Kart 8
Em um mundo onde as linhas entre o físico e o digital estão cada vez mais tênues, os games deixaram de ser apenas um passatempo e se tornaram plataformas de construção de marca e relacionamento. Para os players do mercado – de brinquedos a tecnologia – entender esse movimento pode ser a chave para acompanhar a próxima fase do consumo.