A FORÇA DO LICENCIAMENTO NA AMÉRICA LATINA

Evento reuniu líderes do mercado de licenciamento e reforçou o papel do setor na economia criativa

 

O LicensingCon Latam 2025, principal evento de licenciamento de marcas e personagens da América Latina, aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto, no espaço Vila dos Ipês, em São Paulo. A feira reuniu 46 expositores – entre donos de marcas, agências e prestadores de serviço do setor – e recebeu mais de 1.400 visitantes, que garantiram dois dias intensos de conexões, conversas estratégicas e novos negócios.

 

“O LicensingCon Latam 2025 mostrou a força do nosso mercado. Foram dois dias de muita troca, conexões valiosas e geração de negócios, reforçando a importância do licenciamento como motor da economia criativa na América Latina”, enfatizou Marici Ferreira, CEO do EP Grupo e presidente da Abral Licensing International.

Além da área de exposição, o público acompanhou uma programação de palestras no auditório, trazendo tendências, cases e debates relevantes para o mercado.

O QUE FOI ASSUNTO:

• INOVAÇÃO
• INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
• ECOSSISTEMA CRIATIVO
• EVOLUÇÃO DAS LICENÇAS
• DIVERSIFICAÇÃO ESTRATÉGICA DE CANAIS DE VENDAS
• LANÇAMENTOS QUE CHEGAM AO CINEMA
• ESTREIAS DE SÉRIES E ANIMAÇÕES
• OPORTUNIDADES EM EXPERIÊNCIAS E ATIVAÇÕES
• CASES NACIONAIS E INTERNACIONAIS POR MEIO DE MARCAS E PERSONAGENS

INSIGHTS

– Companhias de entretenimento enfatizando sobre ecossistema. Ou seja, oferecem um plano 360 para seus parceiros, que vai muito além da criação de um produto. A Globo não esteve nas palestras, mas anunciou no estande que está com uma proposta diferente, alinhando patrocinadores dos programas com a criação de produtos e experiências.

– Muitas adaptações de marcas já existentes e atualização de conteúdos.

– Companhias estão seguindo a tendência kawaii (personagens cute). Warner com as marcas em estilo gokko, Miraculous com chibi, 360br apostando no Line Friends Minini…

– Nostalgia segue em alta com as companhias trazendo de volta conteúdos passados e reformulados. Ex: Pingu (Mattel), Mamonas Assassinas (Ispartner), Harry Potter (Warner), Shrek (Dreamworks), Garfield (Paramount).

– Experiências continuam muito fortes. Muitas corridas de personagens, Warner trazendo experiências com trucks em parques, Miraculous com musical, e muitas experiências em parques (Beto Carrero, Arvoar Beach Park…).

 

PRÊMIO LICENSINGCON – MARCAS E PERSONAGENS
O Prêmio LicensingCon Latam – Marcas e Personagens é uma iniciativa do EP Grupo que destaca anualmente as inovações do mercado brasileiro de licensing. É o único reconhecimento de excelência em licenciamento na América Latina.

AUDIOVISUAL GANHOU MAIS CONEXÃO EM 2025

Esse ano, o LicensingCon Latam ampliou o espaço de conexão do audiovisual infantil por meio de um painel com executivos do setor. O encontro promoveu a troca de ideias sobre tendências, desafios e oportunidades em desenvolvimento, produção, distribuição e licenciamento de conteúdos infantis.

No palco estiveram Mauro Garcia, presidente executivo da Bravi – Brasil Audiovisual Independente, Marcos Saraiva, diretor executivo na MSP Estúdios; Juliano Prado, produtor e roteirista da Bromelia Produções; Luana Nazareth, gerente de parcerias estratégicas no YouTube Kids Brasil; Bruno D’Angelo, fundador e designer narrativo da Wip; Celia Catunda, fundadora da PinGuim Content; e Paula Costa, pesquisadora, mentora estratégica e criadora do método Jornada da Economia da Paixão. Já a plateia foi formada por criadores, produtores e investidores convidados.

“As fórmulas que trouxeram este mercado até aqui estão sendo ressignificadas para que ele siga vivo e evoluindo. Essa reflexão se estende a outros setores, assim como as perguntas e insights que permearam este encontro”, afirmou Paula Costa após conduzir a conversa entre os executivos.

“Foi uma excelente oportunidade de aproximação e networking. Esse painel foi uma sementinha que ganhará ainda mais espaço em 2026”, revelou Marici.