Tempo de celebração para a Turma da Mônica

Um cartunista pioneiro e um dos mais queridos do Brasil, Mauricio de Sousa chega aos 90 anos. Seu aniversário ocorre no dia 27 de outubro. Entre as atividades que celebram sua vida, está o lançamento da cinebiografia “Mauricio de Sousa – O Filme”, com estreia no 23 de outubro nos cinemas. O longa-metragem acompanha a jornada desde a infância e o despertar da paixão pelos quadrinhos até os primeiros passos de uma trajetória que superou barreiras e conquistou gerações. Na fase infantil, o cartunista será vivido por Diego Laumar, e, na adulta, será interpretado pelo próprio filho, Mauro Sousa, sob a direção de Pedro Vasconcelos.

Artistas interpretam, cantam e dançam como Cascão, Milena, Mônica, Magali e Cebolinha no parque Vila da Turma da Mônica em Gramado (RS) | Foto: Mari Martins / Divulgação / CP

Ao longo dos anos, a sua empresa, a Mauricio de Sousa produções (MSP), lançou milhares de produtos, como gibis, livros, jogos educativos, bonecos, entre outros. Parques temáticos também estão nesta lista. Além de um em São Paulo, o Rio Grande do Sul é o único Estado que tem um parque temático oficial da turminha. A Vila da Turma da Mônica (rua Germano Boff, 611) completou 3 anos em Gramado com uma celebração no último final de semana, quando se celebrou o Dia da Criança. O espaço recria o bairro do Limoeiro, onde cada personagem tem sua casa.

Em 2019, Mauricio de Sousa lançou a pedra fundamental do parque. Neste mesmo ano, ele foi homenageado no Festival de Cinema de Gramado com o troféu Cidade de Gramado e participou do lançamento do filme “Turma da Mônica: Laços” live-action adaptado de sua obra. Mauricio já revelou que o personagem com o qual se identifica é o filhote de dinossauro Horácio e o considera seu “alterego”.

VILA DA TURMA DA MÔNICA NA SERRA GAÚCHA

A empreendedora Manoela da Costa Moschem é a CEO da Vila da Turma da Mônica em Gramado e conta que o ideia surgiu em uma viagem para uma Feira em Orlando (EUA), quando ela percebeu o quanto o trabalho de Mauricio já era reconhecido fora do Brasil. “Talvez a gente ainda não tenha a dimensão do alcance do trabalho do Mauricio de Sousa”, opina Manoela.

Após negociações e com um trabalho cuidadosamente supervisionado pela MSP, a construção do espaço em Gramado atravessou períodos difíceis, como a pandemia. Em 2022, foi inaugurado. Neste parque indoor estão à disposição 21 atrações, com uma cenografia colorida que conta com uma árvore formada por mais de 3 mil bonecos do coelho Sansão pendurados.

Além de brinquedos para crianças mais pequenas, como trenzinho, academia de teatro e turma de bombeiros, neste aniversário o empreendimento apresentou uma nova atividade, inspirada no personagem Astronauta, para adolescentes e adultos. Em uma sala que lembra uma nave, os participantes começam uma batalha em equipes em que membros de um grupo tem de “descontaminar” os oponentes, que chegam de uma missão no espaço após contato com alienígenas.

O ambiente foi livremente inspirado no livro “Astronauta: Entropia”, de Danilo Beyruth, que integra a “Grafich MSP”. Com 120 trabalhadores, a Vila ainda promove shows diários com artistas que interpretam os personagens da turma, cantando e dançando no palco, como Cascão, Milena, Mônica, Magali e Cebolinha.

Uma das diretrizes do local é a inclusão, com acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências, a começar pela sala do personagem Luca, um cadeirante. A vila também recebeu o selo de “Empresa Amiga do Autista”, o que significa que o parque é projetado para ser acolhedor para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tendo uma sala silenciosa que pode ser usada pela família do portador para descansar um pouco.

Com cerca de 150 mil visitantes ao ano, Manoela conta mais um plano: “Temos espaço para ampliação. Pensamos em construir atrações na área externa também”, revela. Esta e outras notícias mostram que o legado de Mauricio de Sousa segue ganhando novos contornos.

Imagem/Fonte: Correio do Povo