Percy Jackson transforma mitologia em potência de marca

O fenômeno Percy Jackson foi o tema central da primeira edição do Inside Disney, evento exclusivo da The Walt Disney Company para o mercado publicitário brasileiro, realizado na sede da Disney, em São Paulo. A iniciativa reuniu representantes de marcas e agências para uma imersão no universo da franquia e em dados sobre o desempenho da série Percy Jackson e os Olimpianos no Disney+, onde as duas primeiras temporadas estão disponíveis.

“Percy Jackson é uma franquia global, mas também um fenômeno local: o Brasil tem a maior comunidade de fãs fora dos Estados Unidos”, explicou Claudia Neufeld, CMO e VP de Marketing da Disney no Brasil. “Esses fãs são apaixonados, verdadeiros ‘advogados’ da marca. Eles cobram, dialogam e participam ativamente. É uma comunidade extremamente potente.”

Esse sucesso, no entanto, não surgiu da noite para o dia. A origem da franquia está nos livros do autor norte-americano Rick Riordan, publicados a partir de 2005. A série literária – composta inicialmente por cinco volumes – conquistou leitores ao redor do mundo ao combinar uma narrativa envolvente com uma abordagem criativa e contemporânea da mitologia grega.

Com o tempo, a aclamação dos livros se expandiu para o audiovisual. A franquia ganhou dois longas-metragens, lançados em 2010 e 2013, e, mais recentemente, a série Percy Jackson e os Olimpianos, produção exclusiva do Disney+. A primeira temporada estreou em 2023, a segunda chegou recentemente à plataforma e a terceira já está confirmada para 2026. Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição mundial em horas assistidas da série.

“É uma audiência cross geracional: a primeira geração, que leu os livros há cerca de duas décadas, segue fã desde então; e os jovens, que estão tendo contato com esse universo agora”, acrescentou Claudia. “É surpreendente o volume de adolescentes que não apenas assistem à série, mas também leem os livros.”

Esse engajamento intenso do público brasileiro se reflete também fora das telas. Atenta à força do fandom, a Disney vem investindo em ativações e experiências presenciais voltadas a atender à demanda local. Um exemplo recente foi a participação do elenco principal durante a CCXP, em dezembro do ano passado. Na ocasião, estiveram presentes os atores Walker Scobell (Percy), Leah Sava Jeffries (Annabeth), Aryan Simhadri (Grover) e Charlie Bushnell (Luke), além dos produtores executivos, para divulgar a segunda temporada, que adapta o segundo livro da saga, “O Mar de Monstros”.

A amplitude temática de Percy Jackson tem levado marcas parceiras a enxergarem a franquia como uma plataforma estratégica de conexão com os consumidores. Entre os cases recentes destacam-se uma campanha spot personalizada para o Mercado Livre, experiências presenciais imersivas em lojas das operadoras Claro e TIM e uma linha de camisetas oficiais da Fan Lab, da Riachuelo, que teve seus produtos esgotados durante a CCXP 2025.

“Percy Jackson tem uma fórmula extremamente poderosa, que permite a criação de projetos capazes de gerar resultados reais para as marcas”, afirmou Daniela Lopes, gerente de Brand Partnerships da Disney Brasil. “É muito especial conseguir traduzir para o mundo real aquilo que as pessoas amam nos livros e na série, levando o público do storytelling para o storyliving, de fato.”

No centro desse ecossistema está o Disney+, consolidado como o principal destino do fã brasileiro de Percy Jackson. Ao longo de 2025, a série se manteve entre os cinco conteúdos mais assistidos da plataforma, enquanto a segunda temporada liderou a audiência na semana de sua estreia. A expectativa é que essa popularidade se intensifique com a proximidade da terceira temporada (baseada no livro “A Maldição do Titã”), prevista para dezembro de 2026.

“A partir dos dados, entendemos que o fã de Percy Jackson também tem afinidade com Marvel, se interessa por esportes e consome conteúdos de romance”, revelou Amanda Oliveira, gerente de Digital & Streaming Planning da Disney Brasil. “Ao analisar essa jornada completa dentro do Disney+, conseguimos estruturar campanhas baseadas em nossas segmentações e estabelecer diferentes pontos de contato com esse público ao longo do tempo.”

Mais do que um sucesso de audiência, Percy Jackson e os Olimpianos se consolida como um ativo estratégico dentro do ecossistema Disney. Ao combinar uma base de fãs altamente engajada, uma narrativa com apelo cross geracional e uma plataforma capaz de transformar dados em inteligência de mercado, a franquia se posiciona como um território fértil para a criação de experiências relevantes. Para as marcas, é uma oportunidade de conexão autêntica com o público; para o Disney+, é mais uma comprovação de seu papel essencial como hub de entretenimento e inovação.