Quadrinho “Sustentabilidade (Parte I e II)” estará exposto até o dia 5 de julho
A Ambev e o Ministério da Cultura apresentam na Oca, no Parque do Ibirapuera, até o dia 5 de julho, a Exposição REVERTA. O desenhista Mauricio de Sousa, um dos mais importantes autores brasileiros de quadrinhos, exibe seu trabalho na Exposição, que tem como finalidade ressignificar a visão da população quanto ao lixo e possibilitar ao participante aprender mais sobre o mundo da reciclagem, além de contribuir para a formação de cidadania crítica, participativa e consciente. O evento teve início no dia 16 de maio.
Mauricio produz há mais de 50 anos a Turma da Mônica, que ocupa um lugar especial no imaginário das crianças e jovens do Brasil e de mais de 50 países. No quadrinho “Sustentabilidade (Parte I e II)”, que estará na REVERTA, Mônica e Cebolinha são teletransportados para lugares remotos do planeta em busca de uma resposta para “O que é Sustentabilidade?”.
Os interessados poderão visitar a exposição de terça a domingo, das 9 às 17 horas. O espaço reúne ciência e arte no mesmo ambiente, instigando o visitante a compreender todo o processo envolvido na produção, descarte, destinação e reciclagem dos resíduos sólidos pós-consumo.
Os autores de curadoria artística Marcio Debelian e Paulo Mendel, e de curadoria científica Mário Domingos, pensaram por meio de uma abordagem lúdica, descontraída, informativa e reflexiva, atrair o público com a finalidade de aumentar os níveis de reciclagem no país.
A exposição, que conta com obras e trabalhos de artistas plásticos, designers, cartunistas e cineastas, é idealizada pela Ambev e realizada pelo Instituto Abramundo. A mostra conta com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio.
Sobre Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase três mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.
Serviço: Exposição REVERTA
Data: 16 de maio a 5 de julho
Horário: 9h às 17h (de terça a domingo)
Local: Oca – Parque do Ibirapuera – SP
Fonte: Way Comunicação [Mauricio de Sousa] – José Alberto Lovetro e Bete Faria Nicastro – (11) 3862-1586.
DFreire [Oca] – Arthur Gandra.