Para reforçar o posicionamento da marca no mercado, a Piticas, franquia de camisetas criativas, adotou como estratégia ter equipe própria em todas suas etapas de produção, no lugar de terceirizar para enxugar custos neste período de crise.
A terceirização é utilizada por grande parte das indústrias para cortar custos e maximizar lucros. No entanto, a prática impacta diretamente os trabalhadores, que têm remuneração e direitos trabalhistas reduzidos, e muitas vezes a própria qualidade do produto.
Segundo Felipe Rossetti, sócio-proprietário da marca, a franquia possui atualmente 400 funcionários diretos e indiretos, reúne mais de 150 lojas e deve abrir 70 novas unidades até o final deste ano. “A empresa cresceu, em média, 18% de 2014 a 2015 e deve registrar expansão de 20% este ano”, prevê Rossetti.
Entre as principais vantagens de manter equipe própria no centro das atividades, está a de contratar profissionais que representam a identidade da marca. No caso da Piticas: novatos. “Todos nossos funcionários são jovens, criativos e entendem os nossos produtos, o que fortifica nosso trabalho, pois vivemos em um mercado em mutação de estilos e demanda”, diz.
Para atrair novos franqueados, a empresa desenvolveu um quiosque econômico com capacidade para estocar mais de 3.000 camisetas, tem investimento inicial de R$ 80 mil e dispensa a cobrança de royalties sobre o faturamento. O retorno vem de 12 a 18 meses.
Sobre a empresa
A Piticas é uma franquia de camisetas divertidas criada por dois jovens irmãos que voltaram dos Estados Unidos para tirar do papel o projeto de empreender no mercado de vestuário. A primeira loja foi aberta em 2008 em Itú, no interior de São Paulo. Hoje, a rede possui mais de 150 lojas em todo Brasil e uma fábrica em Guarulhos (SP), que produz, em média, 11 mil peças por dia. Entre os diferenciais da marca estão a qualidade dos produtos e as estampas criativas e de marcas licenciadas, como Disney, Nickelondeon e Warner.
Fonte: VitrolaComm – Flavia Viana, Lethícia Quirino e Nara Cavalcanto – (11) 2338-1443.