A Viacom Brasil, distribuidora dos canais de TV por assinatura MTV e Nickelodeon – por meio do seu departamento de Consumer Products – marca presença na 30ª ESCOLAR OFFICE BRASIL – Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escritórios e Escolas, com lançamentos e novidades de produtos estampados por propriedades consagradas da companhia, como a icônica marca MTV e personagens queridos por crianças de todas as idades – como ‘Bob Esponja’, ‘Dora, A Aventureira’, ‘As Tartarugas Ninja’ e ‘Patrulha Canina’.
Fabricados pelos parceiros licenciados Xeryus, Foroni, Maxtoy (Diplomata), Vale das Letras, Tris (Summit), TodoLivro e DMW (Dermiwil), os novos produtos da MTV e Nickelodeon – ainda sem precificação definida – chegam às lojas durante o segundo semestre.
Principal feira de negócios para papelarias, escritórios e escolas, a ESCOLAR OFFICE BRASIL reúne anualmente importantes empresas do setor para apresentar ao mercado os mais novos lançamentos de artigos gerais para papelaria e bazar, mochilas, materiais escolares, informática e tecnologia, presentes, brinquedos didáticos e produtos para escritório. A edição deste ano acontece entre os dias 7 e 10 de agosto, das 12h às 20h (com exceção do primeiro dia, quando a feira abre às 7h10), no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo.
Dentre as novidades, destacam-se os lançamentos de ‘Dora & Seus Amigos’ e ‘Tartarugas Ninja Half Shell Heroes’ na categoria Volta às Aulas, bem como uma linha de ‘Patrulha Canina’ especialmente voltada para meninas.
MTV
Durante a feira, a fabricante Dermiwil – por meio de sua marca DMW – irá lançar quatro novas linhas licenciadas da MTV, voltadas para adolescentes, jovens e adultos. A coleção ‘MTV GEO’, com estampa moderna e bem colorida, é composta por mochila tamanho G e um estojo soft com uma divisória. Mais discreta, a coleção ‘MTV Camufolha’ é composta por mochila tamanho G e duas opções de estojos – estojo soft com uma divisória e estojo soft tamanho P. A coleção ‘MTV PINK’, composta por mochila tamanho G com dois bolsos e estojo soft, possui fechamento do compartimento principal com cordas e botão magnético. Já a coleção ‘MTV NEW BLACK’ traz mochila tamanho G com tampa, mochila tamanho G com alça de mão, estojo soft e estojo soft com uma divisória. As quatro linhas licenciadas da MTV traduzem tendências da moda jovem que estão presentes no DNA da marca.
No segmento de cadernos, a fabricante Foroni apresenta ao mercado sua nova linha MTV, que traz quatro opções de capas de caderno universitário que remetem a temáticas lifestyle.
BOB ESPONJA
A Maxtoy, marca da Diplomata, chega à 30ª edição da ESCOLAR OFFICE BRASIL com duas novas linhas do personagem mais querido da Nickelodeon, ambas compostas por mochila de rodinhas e lancheira. Uma linha é voltada ao público pré-escolar, com produtos mais leves e compactos. A outra se destina ao público infantil de até sete anos e apresenta um diferencial: o personagem é a lancheira e a mochila é um carro de corrida. Assim, a criança pode acoplar a lancheira na mochila como se o Bob Esponja estivesse pilotando o carro. Os itens são leves, de alta resistência, e possuem sistema exclusivo de rodas triplas para trajetos em escadas. Composição: 80% EVA / 20% poliéster.
A DMW irá lanças três novas linhas de mochilas com o persanegem mais querido e irreverente dos sete mares. A coleção ‘Bob Esponja Yellow’, voltada ao público infantil de 3 a 7 anos, é composta por mochilete de rodinhas, mochila, lancheira soft com bolso e estojo soft com duas divisórias – além de contar com puxador emborrachado personalizado. A coleção ‘Bob Esponja Blue’, também voltada ao público infantil de 3 a 7 anos, é composta por mochilete de rodinhas, mochila, lancheira soft e dois tipos de estojo (simples e com duas divisórias). Os puxadores personalizados são compostos de metal e plástico. Voltada para jovens e adolescentes, a coleção ‘Bob Esponja Tween’ apresenta mochila e estojo soft coordenados, além de uma garrafa de aço de 600ml.
A Foroni apresenta durante a feira sua nova linha de cadernos do ‘Bob Esponja’, com quatro tipos de caderno brochura, quatro modelos de caderno universitário, dois modelos de agenda, um caderno de cartografia e um estojo.
Já a editora Vale das Letras lança cinco novas publicações do ‘Bob Esponja’: um livro de colorir em aquarela (que já vem com um pincel e uma paleta de aquarela com dez cores), uma maleta que vem com quatro livros de histórias e quatro livros de atividades, um livro de colorir para ser usado com lápis de cor ou giz de cera, um ‘superkit’ divertido contendo livro de colorir, caixa de giz de cera e duas máscaras do personagem e um livro de colorir avulso de dez páginas.
PATRULHA CANINA
A grande novidade de ‘Patrulha Canina’ nesta edição da feira é o lançamento de produtos voltados ao público feminino. A Xeryus – que traz ao mercado duas novas linhas da ‘Patrulha Canina’, cada uma composta por mochilete de rodinhas, mochila com artes 3D, lancheiras com alças 3 em 1 e estojos com certificação Inmetro – lança a coleção da personagem ‘Skye’, em tons de pink e rosa especialmente para as meninas que são fãs da série. A outra coleção, chamada ‘Pup Squad’, é estampada por todos os filhotes machos da série: Chase, Marshall, Rubble, Zuma e Rocky.
A Foroni, por sua vez, lança durante a feira uma linha da ‘Patrulha Canina’ formada por cadernos de cartografia, caligrafia e quatro modelos de caderno brochura.
DORA, A AVENTUREIRA
A Maxtoy traz duas novas linhas da personagem, ambas compostas por mochila e lancheira. Uma é voltada ao público pré-escolar – com tema floral – enquanto a outra é destinada a crianças de até sete anos e traz a Dora ao lado de seu cãozinho ‘Puppy’. Os itens são leves, de alta resistência, e possuem o sistema exclusivo e patenteado de rodas triplas para trajetos em escadas. Composição: 80% EVA / 20% poliéster.
A Foroni promove o lançamento de sua nova linha de ‘Dora, A Aventureira’, formada por cadernos de caligrafia e desenho, além de quatro modelos de caderno brochura. Dois tipos de estojos e etiquetas também serão lançados com a temática da personagem.
Companheira de aventuras das meninas em seus primeiros anos de vida, a personagem ‘Dora, A Aventureira’ estampa duas coleções da Xeryus. Batizadas de ‘Dora Best Friends’ e ‘Dora Let’s Go’, ambas as linhas são compostas por mala com rodas e mochilas com duas opções de tamanhos, além de duas opções de estojos e lancheiras. Os produtos possuem detalhes em 3D, contornos em relevo, bolsos laterais e identificador personalizado.
Para ajudar as crianças a exercitarem seu raciocínio e coordenação motora, de forma lúdica e muito divertida, a Vale das Letras traz ao mercado quatro novidades de ‘Dora, A Aventureira’: um livro de colorir em aquarela (que já vem com um pincel e uma paleta de aquarela com dez cores), um livro de colorir para ser usado com lápis de cor ou giz de cera, um ‘superkit’ divertido contendo livro de colorir, caixa de giz de cera e duas máscaras da personagem e um livro de colorir avulso de dez páginas.
Já a Tris, primeira marca da Summit, apesar de não estar presente nesta edição da feira, anuncia o lançamento da linha de escrita de ‘Dora, A Aventureira’. A linha é composta por conjuntos de hidrocor, lápis de cor, borracha, tesoura escolar e conjunto de pintura. Além disso, a linha traz como destaque a maleta artística com lápis de cor, hidrocores, giz de cera, aquarelas, pincel, régua e apontador. Outro produto criativo é o Conjunto Giz de Banho, com 4 gizes de cera para banho e 1 livrinho de EVA para colorir – para deixar o banho dos pequenos ainda mais divertido.
DORA E SEUS AMIGOS
Grande novidade na categoria de ‘Volta Às Aulas’, a propriedade ‘Dora e seus Amigos’ traz a personagem um pouco mais velha e destina-se especialmente a quem cresceu junto com a Dora e acompanhou sua evolução. A Xeryus apresenta sua linha composta por bottons exclusivos, painel 3D com glitter e puxadores personalizados. Já a coleção ‘Dora & Friends – College’, também fabricada pela Xeryus, é composta por mala de rodinhas e mochila tamanho 16’’, além de lancheira e estojo.
A Foroni também lança sua linha de ‘Dora e seus Amigos’, com quatro modelos de cadernos ‘brochurão’ e quatro modelos de cadernos universitários.
AS TARTARUGAS NINJA
Durante a 30ª edição da ESCOLAR OFFICE BRASIL, duas grandes novidades abrangem a propriedade mundialmente consagrada de ‘As Tartarugas Ninja’: o lançamento da primeira linha de mochilas para crianças em idade pré-escolar e a nova linha de cadernos.
A responsável pela primeira coleção de mochilas voltada ao público infantil de 3 a 5 anos – batizada de ‘TMNT Half Shell Heroes’ é a DMW. Composta por mochilete de rodinha, mochila, lancheira soft e dois modelos de estojo (um simples e outro com duas divisórias), a linha traz nova modelagem e puxadores em metal e plástico. A fabricante lança ainda duas outras coleções estampadas pelos quatro irmãos ninja, voltadas a crianças de até sete anos: a linha ‘TMNT Green’ – composta por mochilete de rodinhas, mochila, lancheira soft com bolso e dois tipos de estojo (um simples e outro com duas divisórias) e a linha ‘TMNT Black’, que possui bolsas laterais em PVC e é composta por mochilete de rodinhas, mochila, lancheira soft e dois tipos de estojo (um simples e outro com duas divisórias).
A Foroni traz ao mercado sua nova linha de ‘As Tartarugas Ninja’, formada por quatro modelos de cadernos brochura, quatro modelos de cadernos universitários e um caderno de cartografia.
Já a Maxtoy lança duas linhas de ‘As Tartarugas Ninja’, ambas compostas por mochila e lancheira. Enquanto a linha na temática ‘Half Shell Heroes’ é voltada ao público pré-escolar, a outra destina-se a crianças de até sete anos e possui o traçado da animação que é transmitida na Nickelodeon. Os itens são leves, de alta resistência, e possuem sistema exclusivo de rodas triplas para trajetos em escadas. Composição: 80% EVA / 20% poliéster.
Fechando a lista, e editora TodoLivro lança durante a feira o livro gigante intitulado “O Treinamento Continua”, de 27cmX36cm, que possui acabamento em brochura e contém um quebra-cabeça, um super CD/DVD e um pôster de 53,6X72cm. O livro traz histórias emocionantes com atividades interativas e cenas para colorir.
***
A Nickelodeon é uma das marcas multimídia de entretenimento para crianças e família mais reconhecidas e amplamente distribuídas em todo o mundo. Ao longo dos anos construiu um negócio diversificado e global, colocando sempre as crianças em primeiro lugar. O portfólio da empresa inclui a programação de televisão e produção em todo o mundo, além de eventos especiais, produtos de consumo, serviços digitais, recreação, livros, filmes e iniciativas de responsabilidade social. Fora dos Estados Unidos, a Nickelodeon faz parte da Viacom International Media Networks, uma divisão da Viacom Inc. (NASDAQ: VIAB, VIA), um dos líderes mundiais em criação de conteúdo e programação em todas as plataformas de mídia.
***
A MTV no Brasil tem como público-alvo os jovens, principalmente na faixa entre 15 e 30 anos. O canal traz uma programação variada e multiconectada, assim como o perfil de seus espectadores. Fazem parte de sua grade produções locais – como “Adotada” -, reality shows, séries, programas de esporte e animações, entre outros. A MTV também apresenta sucessos do portfólio da Viacom Internacional, como “Vampire Diaries” e “The Originals”, além do melhor do conteúdo global do canal, dublado em português e com opções legendadas. Proporcionar experiências relevantes aos jovens, trazendo para o Brasil grandes eventos que a marca faz em outros países, é um dos objetivos da MTV.
***
A Viacom International Media Networks Américas, uma unidade da Viacom Inc. (NASDAQ: VIAB,VIA), é proprietária e opera as marcas de entretenimento do portfólio da companhia, que figuram entre as mais populares do mundo, as quais incluem a MTV, Nickelodeon, Comedy Central, BET, Paramount Channel, Channel 5 no Reino Unido, VH1, VIVA, COLORS, Spike, Game One and Tr3s: MTV, Música y Más, além de suas respectivas propriedades na América Latina (incluindo o Brasil). As marcas Viacom atingem, em todo o mundo, um acumulado de mais de 3,4 bilhões de assinantes em cerca de 180 países e territórios através de mais de 200 operadoras locais e mais de 550 propriedades em mídia digital e TV mobile, em 40 idiomas. Fique pode dentro das novidades da VIMN através do canal VIMN PR no Twitter: www.twitter.com/VIMN_PR. Para mais informações sobre a Viacom e seus negócios, visite www.viacom.com, www.blog.viacom.com e a conta da empresa no Twitter (www.twitter.com/Viacom).
Fontes: Viacom Brasil – Natasha Novak e Felipe M. Reis.
Fundamento Marketing – Luís Siciliano e Ana Amaral – (11) 5095 3888.