Kumon expõe em feira que tem expectativa de receber cerca de 10 mil visitantes, entre 7 e 9 de fevereiro
A Kumon, maior rede de franquias especializada em educação do País, participa da primeira edição da Brasília Expo Franquias, feira que acontece de 7 a 9 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
Cerca de 50 expositores marcarão presença na feira, que tem expectativa de receber aproximadamente 10 mil visitantes. Com um método de ensino autoinstrutivo, o objetivo da companhia é formar pessoas autodidatas por meio de uma orientação individualizada.
Quarta colocada no ranking das franquias com mais unidades no Brasil, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a rede fundada pelo professor Toru Kumon em 1956, no Japão, atua no País há quase 40 anos. Em Brasília, a Central de Franquias completa este ano duas décadas de existência. “O Kumon tem muito interesse na cidade, que atrai cada vez mais investimentos” explica Cleiton Lopes, gerente da filial de Brasília.
Neste evento, além de esclarecerem dúvidas sobre o método e o modelo de negócios, os interessados em abrir uma unidade da rede terão informações sobre os pontos de abertura que foram analisados com a ajuda de uma ferramenta de geomarketing. “A expectativa é levar informação para o maior número de interessados, para gerar negócios a curto, médio e longo prazo”, prevê Julia Shiroiwa, gerente de recrutamento de novos franqueados da rede, que tem expectativa de atrair pessoas de cidades próximas e, até, de estados vizinhos.
Para abrir uma unidade do Kumon, o investimento inicial custa a partir de R$ 25 mil, que inclui a taxa de franquia, a montagem da unidade e o capital de giro, além de treinamento e suporte nas áreas pedagógica, administrativa, marketing, entre outras. Já o faturamento médio mensal é estimado em R$ 16 mil para cerca de 100 alunos matriculados. Embora o nível superior seja exigido, não é preciso formação na área de educação, porém para se tornarem orientadores, os candidatos passam por um processo seletivo criterioso com a realização de testes e entrevistas.
Raio X
Investimento inicial: de R$ 25.000 a R$ 50.000;
Taxa de franquia: de R$ 2.740 a R$ 3.000, conforme a região de abertura;
Capital de giro: de R$ 5.000 a R$ 10.000;
Área para o ponto: a partir de 40m²;
Número de funcionários por unidade: um para cada grupo de 40 alunos, aproximadamente;
Faturamento médio mensal R$ 16.000;
Royalties sobre o preço sugerido de mensalidade: 40% (ou 45% até o alcance de requisitos pré-determinados);
Material didático: não é cobrado;
Taxa de publicidade: não é cobrada;
Lucratividade média sobre o faturamento: de 20% a 30%;
Tempo médio para retorno do investimento: de 18 a 24 meses;
Prazo de contrato de franquia: 2 anos, com renovação automática.
Fonte: MISASI COMUNICAÇÃO – Michelle Sanches – (11) 3046-9574.