Por Marici Ferreira
Estive no maior evento de futuro, tecnologia e inovação realizado no Brasil; o StartSe – Silicon Valley Conference 2018. Queria ampliar meu olhar diante de tais temas e transformar toda informação e experiência em oportunidades de negócios dentro de meus segmentos de atuação.
Iniciarei fazendo o que muitos lá disseram: dividir experiências! Muito bem, compartilho a seguir um resumo de parte do que aprendi.
O consumo compartilhado já acontece e será muito mais forte daqui para frente. Uma das startups que se apresentou foi a Bluezup; plataforma na qual você aluga um produto para testar por três dias. Sem compromisso. Se gostar, o valor do aluguel vira desconto na compra! Confira detalhes, vale à pena: www.bluezup.com.br.
Tecnologias poderosas que antes só governos, corporações e bilionários tinham acesso, hoje estão disponíveis a todos. Dados são de fundamental importância para todos os tipos de negócio. Temos que nos aprofundar a cada ano, estar antenados em tudo e mudar conforme às tendências. Grandes empresas têm hoje inúmeros concorrentes pequenos porque eles são inovadores.
Inteligência artificial foi o assunto mais abordado. Um dos exemplos apresentados foi o dos carros que andam sem motorista. Obedecem às regras de trânsito, não levam multas e sabem a hora que podem ultrapassar. São perfeitos, mas sem sentimentos, ok?
Os robôs dominarão o mundo, fiquei pasma! É triste ouvir, mas, ao mesmo tempo, podemos enxergar oportunidades rentáveis já que é um caminho sem volta. Como sabemos, muitas profissões já estão sendo substituídas por robôs. As montadoras de carro são um exemplo muito bom, pois já acontece aqui no Brasil. E os caminhões sem motoristas que atravessam desertos? É impressionante.
Olhem as profissões do futuro e com aquelas que acabarão nos próximos anos. É difícil acreditar, né? Veja algumas: telemarketing, contador e auditor, vendedor de loja, escritor técnico, corretor de imóveis, digitador, mecânico e piloto comercial não existirão mais dentro de alguns anos. Economista, ator, bombeiro, padre e pastor, treinadores esportivos, dentistas, terapeutas recreativos, permanecerão em atividade.
Os empregos do futuro? Lá vai: Chief Design Officer, Diretor de Diversidade e Construtor de Jornadas de Realidade Aumentada são algumas delas. Agora, preste bem atenção! 33% das profissões de 2.020 não existem ainda.
Frases relevantes que foram citadas durante os temas apresentados e nos faz refletir sobre as mudanças necessárias para permanecermos atuantes e competitivos:
“Nós não podemos resolver nossos problemas com o mesmo pensamento que os criou” – Albert Einstein
“É preciso construir novos caminhos de pensamento”
“Imaginação é mais importante que conhecimento”
“Inovação é a habilidade de ver a mudança como uma oportunidade – não como uma ameaça” – Steve Jobs.
A boa notícia? Há questões que os robôs não substituirão nunca: o amor, o olho no olho, a energia, a empatia com seu cliente, o relacionamento, a criatividade… Respiramos aliviados, né? Fico bem tranquila porque além da busca diária em oferecer soluções e oportunidades para nossos mercados de atuação, o meu time tem um dom natural de relacionar-se de maneira muito especial com cada parceiro.
Enfim, estamos no impresso, no digital, em encontros que promovem o aperto de mão… Que venha, então, o futuro, a tecnologia e todas as inovações possíveis. Afinal, somos uma agência de conteúdo. O que nos move são desejos e ideias. Jamais seremos substituídos por robôs.
Quer entender mais sobre o futuro? Venha no eventowww.kidsexperience.com.br. As crianças falam sobre tudo isso e nos direcionam sobre o novo olhar que devemos seguir.