Fakini se destaca no mercado de produtos licenciados

Frozen, Spider-Man, Barbie Dreamtopia e Hot Wheels são as parcerias mais recentes da empresa

Disney, Mattel, Warner Bros., Universal, entre outros nomes de peso do mercado internacional de marcas, estão no portfólio de licenças da Fakini. A empresa, que tem sede em Pomerode (SC), adquiriu mais quatro propriedades, que serão comercializadas em todo o Brasil: Frozen, Spider-Man, Barbie Dreamtopia e Hot Wheels. As peças com os novos personagens serão produzidas na própria empresa e chegarão às lojas a partir de setembro, com a Coleção Alto Verão 2018.

As novidades fazem parte de um posicionamento que visa estabelecer grandes parcerias e, com isso, trazer ao varejo nacional ótimas marcas e licenças, aliadas à qualidade em produção e a um preço supercompetitivo. Atualmente, a Fakini conta com 22 licenças da Walt Disney, Warner Bros., Universal, Cartoon Network e Mattel. Entre elas, estão, por exemplo, Star Wars, Toy Story e Pinguins de Madagascar, filmes referências mundiais no universo infantil.

A Fakini começou a trabalhar com licenciamento em 2006, com o Sítio do Pica Pau Amarelo, da Globo Marcas. A partir desse ano, a entrada de novas licenças no portfólio ajudou a empresa a crescer no varejo nacional. “Aliado a esse crescimento, a cada ano, fomos trazendo novos personagens para o portfólio, sempre em busca de novidades para os clientes lojistas da marca. Com isso, encantamos sempre mais e mais nossos parceiros Brasil afora”, destaca Francis G. Fachini, diretor comercial da Fakini.

Hoje, a venda de licenciados representa 30% do faturamento da empresa, o número máximo previsto para o comércio desse tipo de produto. “Sempre buscamos licenças em que tenhamos exclusividade na confecção e que sejam extremamente fortes no mercado brasileiro”, enfatiza Francis.

Frozen, Spider-Man, Barbie Dreamtopia e Hot Wheels

Frozen e Spider-Man eram desejos antigos da Fakini. No decorrer dos anos, a parceria com a Disney foi sendo desenvolvida e aprimorada e, com os resultados obtidos na venda de outros produtos, a Fakini conquistou as duas novas licenças, que trazem os principais personagens do universo infantil atual.

Já Barbie Dreamtopia e Hot Wheels fazem parte do fortalecimento da parceria entre Fakini e Mattel. A relação entre as empresas começou em 2017, com a chegada de Barbie. “Com base no desempenho apresentado, surgiram essas duas novas oportunidades, que possibilitarão atingir mercados específicos, como é o caso do Norte e Nordeste, que sempre pedem peças com mais cores e vivacidade, e, com a Dreamtopia, acreditamos atingir essa demanda”, salienta Francis.

Mercado nacional de licenciados

Com as licenças, a Fakini atende de forma completa seu principal público: o infantil. E, para conseguir os melhores resultados, tudo é feito internamente na empresa, desde a criação das peças com os personagens, até a confecção da malha, costura e comercialização.

Tudo isso faz com que a empresa se mantenha competitiva e em constante crescimento. De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), o Brasil está entre os seis países com maior faturamento em licenciamento de marcas no mundo, sendo que o setor de confecção é o que mais utiliza licenciamentos.

Ainda de acordo com dados disponibilizados na Abral, o comércio de produtos infantis licenciados gera R$ 51,4 bilhões em produção na economia nacional, 1,17 bilhão de empregos, mais de R$ 10 bilhões em salários e quase R$ 3 bilhões em tributos.

 

Fonte: Imprensa Fakini – Daiani Coelho 

Deixe seu comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui