Para marcar o Dia Internacional da Menina (11 de outubro), Barbie afirma seu compromisso com a sociedade ao combater o preconceito de gêneros.
Hoje, a Barbie® anuncia o projeto “Brecha do Sonho”, uma iniciativa global para conscientização sobre os fatores limitantes que impedem meninas redor do mundo de atingirem seu potencial máximo.
https://www.youtube.com/watch?v=HwcYE-O9lDI&feature=youtu.be
Nos primeiros anos de vida, as meninas sabem que elas podem ser tudo o que quiserem: presidentas, astronautas, cientistas e CEOs, porém pesquisas* identificaram que a partir dos 5 anos de idade as meninas começam a perder essa confiança. Além disso, existem estereótipos culturais, preconceitos implícitos e representações midiáticas que reforçam a continuidade desse problema. Como parte das iniciativas do projeto “Brecha do Sonho”, Barbie financiará pesquisas, destacará exemplos femininos positivos para mobilizar comunidades a apoiarem as meninas.
“Desde 1959, a Barbie inspira todas as garotas a atingirem seu potencial ilimitado e acreditamos que empoderá-las desde cedo é muito importante para que isso seja possível”, disse Lisa McKnight, Diretora Geral e Vice-Presidente Sênior da Barbie. “O objetivo do Projeto Brecha do Sonho é alavancar as plataformas globais da Barbie para inspirar a sociedade a trabalhar juntos para combater o preconceito de gêneros, pois não conseguiremos sozinhos”.
Como o conceito do projeto ainda é novo, para ajudar, a marca está colaborando com o Professor Associado Andrei Cimpian, da Universidade de Nova Iorque, financiando uma bolsa de pós-doutorado de dois anos de duração sobre esta questão, focando em meninas de 5 a 7 anos. Mundialmente, a Barbie trabalhará com pesquisadores locais para estender os estudos e conhecer mais sobre as garotas ao redor do mundo.
“Nossa pesquisa é somente o início – precisamos dedicar maiores recursos a este assunto tão importante, para que possamos entender melhor como apoiar as meninas, ” disse Andrei Cimpian, Professor Associado da Universidade de Nova Iorque. “Esta colaboração com a Barbie é um esforço grande e ambicioso para explorar este fenômeno importante, divulgarmos o que sabemos sobre o desenvolvimento infantil ao público e ajudar a fechar a ‘Brecha do Sonho’”.
Barbie se dedicará ao projeto “Brecha do Sonho” concentrando-se em:
• Conscientizar os adultos através de conteúdo relevante, desenvolvido para proporcionar recursos sobre como apoiar as meninas, disponível no site Barbie.com. A Barbie também criou um novo digital spot a partir da campanha “Você Pode Ser tudo Que Quiser”, que explica a Brecha do Sonho.
• Mostrar mais modelos a seguir às meninas, destacando pelo menos 10 exemplos femininos globais de empoderamento por ano. Dizer a uma menina que ela pode ser qualquer coisa é apenas o começo; ver que ela pode mesmo ser qualquer coisa faz toda a diferença.
• Impulsionar a Barbie como um modelo a seguir e conectá-la às meninas pelo uso de conteúdos inspiradores baseados em momentos de aprendizado. Ao divulgarmos conteúdos com temas movidos por objetivos abordamos questões enfrentadas pelas garotas de uma forma única e acessível.
• Continuar a oferecer produtos “empoderadores” que permitem que meninas encenem seus sonhos, mostrando ao mesmo tempo que elas possuem escolhas. Desde a série Mulheres Inspiradoras até as novas carreiras lançadas cada ano, a Barbie encoraja a imaginação, a expressão e a descoberta.
• Criar parcerias ao redor do mundo com qualquer empresa que tenha a mesma opinião e se dedique ao empoderamento das meninas.
Para saber mais sobre o compromisso da marca, por favor acesse barbie.com/DreamGap e participe da discussão, utilizando a hashtag oficial #FecheABrechaDoSonho.
*Pesquisas realizadas por pesquisadores da Universidade de Nova Iorque, Universidade de Illinois e Universidade de Princeton.
Fonte: In Press Assessoria de Imprensa e Comunicação Estratégica – Sarah Ferrari – (11) 3323-1601.