• Empresa de Campinas cria frente internacional como Playstories
• Sucesso no Brasil, já vendeu mais de 250 mil livros personalizados
• Operação espanhola é entrada para mercado infantil de R$ 13 bi na Europa
A Dentro da História, startup brasileira que produz livros infantis personalizados, acaba de iniciar suas operações em solo europeu. A porta de entrada escolhida para o continente é a Espanha, o quinto mercado de livros da Europa. A empresa planeja estar em cinco paísesdo continente nos próximos meses. E para as operações internacionais, a startup adotou uma nova marca: Playstories.
No Brasil, a empresa continuará usando o nome Dentro da História. Aqui a startup já vendeu mais de 250 mil livros em dois anos de operação. A chave para esse resultado é um modelo inovador de negócios: criar livros personalizados que só são impressos após a venda – Print on Demand. Assim a empresa elimina custos tradicionais no mercado editorial, como o de estoque, encalhe e compartilhamento de receita com livrarias. Todas as etapas da produção são realizadas pela própria Dentro da História, o que garante mais eficiência. “Esse é um modelo globalmente inovador, por isso resolvemos que já era hora de conquistar outros países“, afirma André Campelo, cofundador e CEO da Dentro da História.
Personalização
Para criar um livro com a Dentro da História, basta entrar no site da startup, www.dentrodahistoria.com.br. Depois de escolher entre os 29 títulosdisponíveis na plataforma, é hora de criar o personagem para a criança. É possível selecionar cabelo, tom de pele, estilo das roupas, e acrescentar óculos e acessórios, além de cadeira de rodas. Assim a criança vira parte da história, interagindo com os personagens em todas as páginas do livro. Depois da personalização, o livro é impresso e enviado para o endereço do comprador. O produto é o que se conceitua como phygital: tem uma parte digital, que é a experiência de fazer o livro no site, e uma parte física, que é o livro propriamente dito chegando em casa.
Em 2017, um relatório da Euromonitor International elegeu a personalização com uma das Tendências Globais de Consumo. De acordo com o relatório produzido pela organização, os consumidores buscam mais autenticidade nos itens que compram, enquanto a tecnologia tornou o processo de personalização mais fácil de ser realizado em larga escala. Nos EUA, já é possível personalizar itens como tênis, relógios e até perfumes.
Mercado europeu
A Europa foi a primeira escolha para a internacionalização da empresa pela relevância no setor: as vendas de livros no continente passam dos € 22 bilhões por ano, segundo a Federação de Editores Europeus. Os leitores espanhóis representam 10% desse mercado.
“A Espanha tem uma forte cultura de leitura e nos abrirá caminho para o mercado de livros infantis na Europa, que chega a 3 bilhões de euros, o equivalente a quase 13 bilhões de reais”, afirma Campelo.
Um trunfo da empresa para conquistar as crianças espanholas é a parceria com a Nickelodeon, por meio da marca Patrulha Canina, um dos desenhos mais populares da Espanha. De acordo com pesquisa da Associação Internacional de Merchandising de Licenciamento realizada no início de 2018, a Patrulha Canina é a marca mais lembrada por pais de crianças de 3 a 6 anos de idade no país.
Operações internacionais
A frente internacional da startup como Playstories é comandada por Flávio Aguiar, cofundador e head de expansão da Dentro da História. O executivo de expansão Igor Burattini controlará as operações da marca na Europa. Igor veio da Fun Academy, uma plataforma de educação infantil que nasceu da Rovio Entertainment (criadora do jogo Angry Birds). Ele se dividirá entre os escritórios da Playstories em Madri e em Helsinki, Finlândia. A presença na Finlândia tem o objetivo de aproximar a Playstories dos conteúdos gerados no país, conhecido por ter um dos sistemas de educação mais inovadores do mundo.
Para realizar a expansão, a Dentro da História abriu uma rodada de investimentos, com a adesão de investidores anjo. Um deles é Peter Vesterbacka, ex-executivo da Rovio, cofundador da Fun Academy e personagem fundamental para o rápido desenvolvimento das startups nórdicas.
Fonte: Oficina de Impacto – Thalita Pires.