Mercado brasileiro, que gerou negócios de US$ 1,5 bilhão em 2018, representa 3,3% da fatia de vendas globais dos países pesquisados pelo The NPD Group
O mercado de brinquedos no Brasil cresceu 7% em 2018, atingindo R$ 5,5 bilhões em vendas, um acréscimo em valores, de R$ 324 milhões no faturamento em comparação a 2017. Os brinquedos colecionáveis ganham destaque no total das vendas, representando 12% do volume de negócios gerados no ano passado. Só as vendas de L.O.L Surprise! aumentaram o resultado financeiro do mercado nacional em 5% e outros itens, como Squishies e Slimes, somaram 6,8%. Os dados fazem parte da pesquisa mensal realizada junto ao varejo pelo The NPD Group (www.npd.com) no Brasil.
Sem a influência das vendas de L.O.L Surprise!, os colecionáveis, como Twozies, Surprizamals, Poopsie e Lego, triplicaram o faturamento em relação a 2016, passando de R$ 23 milhões para R$ 63 milhões (crescimento de 173%). Os fabricantes que integram o ranking das top 10 das empresas, dominam o mercado com 65% das vendas em 2018, totalizando R$ 2,5 bilhões, 10,2% a mais do que o registrado no comparativo de 2017, que também já havia obtido um saldo positivo de 6,6% em relação a 2016. Os fabricantes que estão entre a 11ª e 30ª no ranking de 2018 foram responsáveis por 16% das vendas (R$ 598 milhões) e as demais contabilizam 8% (R$ 765 milhões).
As vendas globais, entre os países que integram o G-13 monitorados pelo NPD Group, que reúne os mercados mais maduros, atingiram US$ 51 bilhões no ano passado. O Brasil, com os R$ 5,5 bilhões (ou US$ 1,536 bilhão), representa a fatia de 3,3%. Apenas os mercados brasileiro e mexicano, nesse grupo, registraram índices positivos (o crescimento de ambos chega a 14%).
SOBRE O NPD GROUP (www.npd.com)
O The NPD Group é uma empresa de pesquisa de mercado criada em 1966 em Port Washington, Nova Iorque, nos Estados Unidos, e opera em 21 países com 25 filiais nas Américas, Europa e Ásia. Mantém um portfólio de 2 mil empresas em todo o mundo que utilizam os seus dados e estatísticas em mais de 20 setores da indústria e do varejo para medirem, preverem e melhorarem o desempenho de seus negócios. Anualmente mais de 12 milhões de consumidores são entrevistados e mais de 300 mil lojas de varejo monitoradas globalmente. O grupo ainda oferece serviços de monitoramento de consumidores e vendas, relatórios especiais, soluções analíticas e de consultoria. No Brasil atua com operação própria desde 2016.
Fonte: Core Group [NPD Group] – Helder Horikawa e Larissa Satiro – (11) 2832-5501.