Por Bibi Wardak
Depois de sucumbir à falência em 2018, a versão ressuscitada da Toys ‘R’ Us está supostamente abrindo novos pontos comerciais, mas pode retomar o trono do mercado de brinquedo?
Depois de provocar um abalo sísmico no varejo, sacudindo o cenário do segmento de brinquedos no ano passado, a Toys ‘R’ Us ressurge das cinzas para recuperar sua coroa. Seria tarde demais?
A Toys ‘R’ Us volta como Tru Kids e, de acordo com novos relatórios, abrirá cerca de seis lojas físicas neste ano. Esta é, sem dúvida, uma grande notícia para a indústria de brinquedos, mas a Tru Kids é realmente uma ameaça para os concorrentes de varejo?
O grande estrondo
Foi como um tiro ouvido em todo o mundo. Em 2018, a Toys ‘R’ Us, gigante do setor de brinquedos que havia se tornado uma referência por décadas, não conseguiu sobreviver à falência e anunciou que fecharia suas portas antes da temporada de férias daquele ano.
A notícia agitou varejistas, fabricantes de brinquedos e licenciadores de brinquedos. Qual varejista preencheria o enorme vazio deixado pela rede e ocuparia a maior fatia de mercado? Os varejistas não perderam tempo para aproveitar a grande oportunidade e a concorrência foi acirrada.
A disputa entre os varejistas
Primeiro, a Target respondeu imediatamente. A gigante do varejo acrescentou 250 mil metros quadrados em seu novo espaço para os brinquedos em suas mais de 500 unidades, 25 mil horas de eventos nas lojas para crianças e incríveis 2.500 novos e exclusivos brinquedos em sua linha de produtos – quase dobrando sua oferta de brinquedos a partir de 2017. No digital, a Target lançou um novo e brilhante centro de brinquedos na Target.com, bem como um localizador de produtos digitais.
É claro que o Walmart não perdeu tempo para entrar na briga, anunciando rapidamente seus planos para aumentar a oferta de brinquedos em 30% nas lojas e a oferta de brinquedos on-line em 40%. O Walmart também conseguiu um acordo de megawatts para o lançamento do Ryan’s World, uma linha de brinquedos em colaboração com o influenciador do YouTube Ryan, da Ryan ToysReview, disponível exclusivamente na rede até 30 de setembro de 2018.
No on-line, o Walmart fez um grande esforço para diferenciar-se da concorrência, oferecendo brinquedos exclusivos, incluindo o Justice League Batmobile da DC Comics de 6 volts. O Walmart.com também deu início a um grande “kidfluencer”, oferecendo aos clientes a chance de ouvir diretamente 25 jovens influenciadores sociais, como Clara Lukasiak, Gavin Raygoza, Kenzie Mitchell e Gabe e Garrett, que forneceram conteúdo exclusivo sobre brinquedos e suas opiniões para ampliar a base de fãs.
A Amazon, a FAO Schwarz, o BuzzFeed, a Party City – e até a varejista de supermercados Kroger – pularam na batalha dos titãs dos brinquedos, competindo para impulsionar as vendas e aproveitar o enorme vazio deixado pela Toys ‘R’ Us.
O tumulto, a competição e o frenesi forçaram os varejistas a trazer seu plano A e, agora, eles têm uma vantagem significativa em relação à Tru Kids.
Quase um ano após a Toys ‘R’ Us ter anunciado planos de pedir concordata, a sua nova marca Tru Kids tem muito trabalho pela frente. Os reativados varejistas da Toys ‘R’ Us terão de aproveitar suas vantagens e intensificar os contatos e relacionamentos profundos da indústria acumulados pela marca antecessora ao longo de décadas. Essas relações duradouras com fabricantes de brinquedos, licenciantes e licenciados darão lugar a acordos exclusivos, para levar o próximo lote de brinquedos imprescindíveis. Isso significa que prosperar, maximizar os relacionamentos e flexibilizar o conhecimento da marca será vital para a Tru Kids.
Globalmente, a série de marcas TRU está começando forte, graças em parte a uma parceria global com a Fung Retailing na Ásia, a qual anunciou planos de abrir 70 lojas na Ásia, Índia e Europa em 2019. Mas, com relatórios de apenas seis lojas de varejo planejada nos Estados Unidos, a Tru Kids terá de investir muito dinheiro, insight e estratégia para impulsionar suas plataformas de e-commerce e mobile. Qual é o investimento em digital focado para incluir influenciadores sociais? A Tru Kids terá que aproveitar a crescente onda social de 2019 e ir além, explorar a inegável vantagem de implementar estrelas de mídia social com milhões de espectadores incorporados.
Precisamente como a Tru Kids afetará o varejo de brinquedos no Backend de 2019. A operação sediada em Nova Jersey teria mantido um número não revelado de ex-funcionários da Toys ‘R’ Us, o que será crucial para replicar seu sucesso original.
Por enquanto, a competição é acirrada e ainda pode ser vencida por qualquer um deles.
Leia a matéria na íntegra: https://www.licenseglobal.com/analysis/can-new-toys-r-us-reclaim-toy-throne?elq_mid=2042&elq_cid=49559
Fonte: License Global – Por Bibi Wardak – 5/7/2019.