Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL), só em 2018 houve um faturamento de 18 bilhões de reais no varejo em produtos licenciados e o Brasil está entre os seis países com maior faturamento no mundo. Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá estão entre os mais expressivos.
Foi pensando nisso que a Plastifluor, empresa detentora da marca Firlon, pioneira no Brasil na fabricação de fitas de vedação, e que possui ainda outras duas marcas em seu portfólio: a Puma e a Gool!, entrou em contato com a License Solutions, plataforma digital de licenciamento de produtos e controle de royalties.
Atualmente a Plastifluor é uma das três principais empresas do setor, porém, em função de ter encontrando algumas barreiras comerciais, foi em busca de alternativas para alavancar suas marcas próprias.
A License Solutions, através da sua plataforma de negócios, mapeou as oportunidades que melhor se encaixavam na Plastifluor sugerindo que a empresa associasse seus produtos aos clubes brasileiros de futebol. “Ter a marca dos times de futebol nas embalagens do nosso produto, já faz com que o cliente nos olhe de uma maneira diferente. Deixa de ser uma simples fita de vedação, para ser a fita de vedação do time de coração e isso aumenta a empatia dos compradores com relação ao produto. Conseguimos entrar em um cliente que havia nos negado cinco vezes”, afirma Bruno Nogueira, diretor comercial da Plastifluor.
Cerca de 4 meses depois de fechar contrato de licenciamento com o primeiro clube de futebol, a empresa já fechou com mais 13 novos clubes, entre eles, Bahia, Vitória, Coritiba, Goiás, Ceará, Fortaleza, Santa Cruz, Paysandu, Remo, Figueirense e Avaí.
Segundo o CEO da License Solutions, Bruno Koerich de Paula, agora começa uma nova etapa no processo desses licenciamentos. “Tão importante quanto fechar o negócio, é a gestão do contrato, que requer desde o cadastro e a aprovação dos produtos junto aos clubes, prestação de contas e pagamento dos royalties gerados. Todos esses processos, normalmente, tomam muito tempo, mas através do Royalty Controller tudo fica mais fácil, organizado e transparente”, explicou.
O mercado de licenciamento de produtos é promissor e basicamente consiste em associar uma marca ou personagem a produtos, serviços ou eventos, mediante a autorização do uso da marca/personagem em questão. Em contrapartida, pela cessão, a marca/personagem recebe uma porcentagem do valor da venda, que é definido como royalties.
Entre as vantagens de associar um produto, serviço ou evento a uma marca ou personagem já conhecido pelo mercado e com uma boa reputação, está o grande apelo comercial, que além de estimular as vendas, ainda impulsiona as marcas para o tão sonhado reconhecimento de mercado.
Fonte: AV Assessoria – Gustavo Neves.