Internacional
Por Jake Neto
Los Angeles Screening 2019
Para os amantes do universo de cinema que trabalham no mercado de conteúdo e licenciamento, o evento LA Screening foi uma grande oportunidade para conhecer todos os maiores estúdios Los Angeles e até para acompanhar algumas gravações.
O evento, que recebeu o nome de NATPE’S LA Screening Independents, aconteceu durante duas semanas: a primeira foi dedicada a produtores independentes, distribuidores e canais estrangeiros; e a segunda, voltada à Screenings dentro dos principais estúdios de LA (Warner Brothers, Disney Studios, Sony Pictures, Universal Studios, Paramount, MGM e Fox). O encontro começou no Hotel Intercontinental de Los Angeles, situado ao lado dos estúdios da Fox; o evento foi dedicado a diversas produtoras e distribuidoras de filmes de todo o mundo, com o objetivo de promover negócios e apresentar novas produções para canais e plataformas de VOD. Diferentemente de showcases tradicionais, não houve estandes, e sim suítes privativas, espalhadas por dezesseis andares do luxuoso hotel.
Neste ano, o Brasil foi muito bem representado por grandes canais e distribuidores, tais como: Sato Company, TV Globo, Record TV, Great Movies e TV Bandeirantes, que apresentaram o melhor do conteúdo brasileiro para o mercado internacional.
Os destaques da primeira semana do LA Screening ficaram com a brilhante participação da Endemol apresentando suas franquias, que têm uma performance significativa no mercado de licenciamento. Assim, a Amazon e a BBC trouxeram novos conteúdos – um deles é a Good Omens, uma série com muitos efeitos e que promete ser uma franquia extremamente popular na América Latina. A Televisa e a Sony apresentaram uma nova franquia, Los Elegidos, uma série com o popular apelo dos super-heróis, com foco no público juvenil, trazendo uma fórmula de sucesso para o licenciamento de produtos. A HBO Latam trouxe o grande final de Game of Thrones, título que conquistou o gosto do mercado e uma legião de fãs que já especulam sobre a continuação dessa incrível franquia.
Na segunda semana, as apresentações dos novos conteúdos (screenings) aconteceram dentro dos poderosos estúdios de Hollywood, o que proporcionou uma oportunidade única de entrar nos bastidores das maiores produções do cinema e da TV e entender os novos caminhos de conteúdo adotados por cada estúdio. Apenas um seleto número de convidados – constituído, em sua maioria, por compradores de conteúdos -, participaram dessas apresentações exclusivas; cada uma delas repleta do glamour do cinema e de Hollywood, envolvendo-os nas novas produções.
Disney Studios, Warner Brothers, Paramount, Sony Pictures, Universal Studios e MGM apresentaram suas novas propriedades e, como é de se esperar, a fim de que os novos conteúdos não desapontem, as novas propriedades apresentadas por todos os estúdios tiveram um apelo comercial incrível.
Todos os novos conteúdos apresentados neste ano foram fruto de um grande trabalho de construção de marca, mostrando que todos os estúdios estão buscando espaço no mercado de licenciamento. Diante disso, posso garantir que o mercado está ganhando novas marcas, muito mais preparadas para 2020.
Jake Neto é VP Global of Sales and Licensing no Studio BKS e conselheiro da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral).
Fonte: Revista Licensing Brasil (Jul/Ago) – http://www.epgrupo.com.br/revista-licensing-brasil-65/.