Evento Abiesv sobre Branding terá palestras e oficinas práticas

Com formato inovador, o 32º Backstage do Varejo, que acontece nesta terça-feira (8/10), possibilitará aos participantes passar pela experiência de trabalhar na construção de uma marca

Com os objetivos de mostrar como a marca é relevante na escolha do consumidor, na estratégia de diferenciação no mercado e para permitir engajamento e experiências únicas, é que acontece o 32º Backstage do Varejo, com o tema ‘Branding’, uma realização da Abiesv, com os patrocínios da Omega Light e da Lemca Iluminação. O evento, que terá formato inovador e proposta interativa, acontece em uma manhã, das 8h00 às 12h30, na FAAP / Business Hub (rua Alagoas, 903, portaria G1).

Vamos inovar, aproveitando inclusive que o tema facilita está nova proposta e usar de mais criatividade”, conta a consultora estratégica de varejo e branding Ana Costa, diretora acadêmica e de conteúdo da Abiesv e curadora do encontro. Serão quatro palestras, e as oficinas, nas quais os varejistas construirão um negócio ancorados na gestão de marca. Os participantes estarão divididos em grupos de seis, de segmentos variados. Cada grupo terá um tutor responsável, especialistas em várias áreas. Depois, os grupos apresentarão ao público o resultado gerado nessa experiência.

Os varejistas farão um projeto, ajudados por mentores. A ideia é que a discussão e compartilhamento de problemas e soluções gerem insights valiosos e novas perspectivas para os participantes”, explica Marcos Andrade, presidente da Abiesv, CEO da Expor Manequins e que será um dos tutores de grupo no encontro, na área de estratégia de negócios. “O evento terá mais interatividade, será mais dinâmico e estaremos em um ambiente que inspira criatividade, a área de Business Hub da FAAP. Estamos inovando, ousando e esperamos que os participantes tirem o melhor proveito”.

Para Iara Biscegli Jatene, fundadora e conselheira da Abiesv e arquiteta e sócia-diretora da A6 Arquitetura + Design, o tema do evento é de extrema importância nos dias de hoje. “Uma marca bem construída é fundamental para o sucesso do negócio. Uma estratégia bem montada terá uma solução mais assertiva”. Segundo Iara, que será uma das tutoras do evento na área de arquitetura do varejo, tanto o trabalho do varejista quanto do profissional envolvido, seja de qual área for, precisa ser integrado, ter um objetivo claro para se alcançar sucesso na formatação de um negócio. “E acredito que o evento deixará isso muito claro”, conclui.

© João Caldas Fº

Conteúdo
Ana Costa explica que hoje a maior discussão é por que comprar de uma ou de outra marca? E a resposta é simples: por uma questão de identificação. “As gerações Y e Z, compradoras com poder aquisitivo, querem marcas que tenham um propósito, e que este propósito não seja puramente financeiro”. No evento, serão apresentados uma média de cinco cases de marcas que constroem as suas estratégias de negócio totalmente voltadas para a necessidade do cliente.

O Backstage do Varejo terá, entre as palestras: ‘O Conteúdo na era digital é a diferença entre se reinventar ou estagnar sua marca’, de Marcelo Santaniello, Chief Product Office da Nexusvr. “Falarei sobre a velocidade dos conteúdos, as tendências. Basicamente abordando as tribos que se formam e vão para os conteúdos que mais as atraem. As tribos sempre existiram, mas estão mais segmentadas do que nunca, ainda, pela diversificação de informação”. Santaniello abordará os temas conteúdo e canais. “Hoje conteúdo é o que faz o mundo girar e canais diversificam, canalizam e fidelizam. E tudo isso impacta na forma que se vivencia a marca. O consumidor tem que ter afinidade, identidade e experiência com a marca”, afirma.

Já Leonardo Koboldt, sócio e diretor de criação da consultoria Gad’, também curador do evento, falará sobre ‘A atmosfera das marcas’, a partir da relevância e da tangibilização que as marcas conseguem, da coerência da sua atmosfera. “Pretendo colocar a importância, neste mundo em transformação permanente, da construção de atmosferas completas e harmônicas para as marcas e seus públicos. O alinhamento do propósito, da linguagem e da experiencia define a linguagem física. Deve também alinhar seu comportamento no ambiente digital, de forma a tornar clara e única a sua proposta de valor”, conta Koboldt. Com relação ao processo para criação de marca, o especialista diz: o consumidor é ponto de partida e chegada deste processo. “Cuide e entenda dos seus clientes e seja proativo a suas demandas, pense sempre na construção de relacionamentos e experiencias relevantes com eles”.

Também como palestrante está Maria Travitzki, que dissertará sobre ‘Brandfulness: para viver a era plenitude das marcas com causa e coragem!’. Segundo Maria, os novos desejos que direcionam escolhas e definem comportamentos são: encontrar a verdade, consumir de forma consciente e alcançar o bem-estar social. ¨Vivemos um novo momento das marcas, pressionadas pelo consumo consciente e a demanda por ações de impacto socioambiental e propósito inspirador, sendo assim o investimento em branding pressupõe uma estratégia holística pensando em todos os públicos (interno e externo), segmentando a comunicação e facilitando a jornada de consumo. É preciso criar uma estratégia integral, coerente com os desejos e demandas e competitiva neste mercado mutante. Investir em um diagnóstico inicial talvez seja um grande diferencial para novas marcas ou novos caminhos”. E a especialista faz a pergunta: “Quais marcas estão preparadas para viver e comunicar sua plenitude na era Brandfulness?”.

Valéria La Terza, arquiteta da LAB Arquitetos, explica que em sua palestra ‘Identidade Arquitetônica’: abordará o processo de criação e desenvolvimento de um projeto e como transformar e materializar um trabalho de branding em uma identidade arquitetônica para os clientes de varejo. A LAB é responsável por projetos como da Nike, Bar do Cofré, Mocotó Café, entre outros.

Aos interessados em participar do evento, inscrições: https://www.eventbrite.com.br/e/32o-backstage-do-varejo-tickets-73162885159. Associados e varejistas têm entrada VIP e para não associados o valor é R$ 100,00. Mais informações com Janaina Botelho no secretaria@abiesv.org.br ou pelo tel.: 5548-7124 ou com Lourival Santos no comercial@abiesv.org.br ou pelo cel.: 99353-8828.
O evento tem os apoios da LedWave, Immergut Mobiliário, Associação Brasileira de Franchising – ABF, Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce, Associação Comercial de Campinas – ACIC e Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC.

Curadora
Ana Claudia Costa – Graduada em Gestão Estratégica de Moda, MBA em branding, pós em trade mkt, pós em Neromkt, especialista em tecnologia têxtil, visual merchandising e comportamento de consumo, Master em Pool hunting. Ministra aulas e palestras em comportamento do consumidor, gestão de PDV, trade e shopper mkt, tendências de varejo e environment design.

Serviço:
Backstage do Varejo – ‘Branding
Data: 8/10, das 8h às 12h30
Local: FAAP / Business Hub – rua Alagoas, 903 – portaria G1 (SP/SP)

Fonte: EBC – Escritório Brasileiro de Comunicação – Deborah Ferreira.

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