– Adaptação do artigo de *Scott Traylor na Kidscreen.
A inovação de produtos deve ser a principal preocupação da indústria infantil. Mas o número de brinquedos novos, brilhantes e com tecnologia pode ser avassalador – não apenas para as crianças e seus pais, mas também para os varejistas. Como você pode fazer com que seu lançamento tenha destaque em uma prateleira lotada?
A premiação Kids at Play, realizada dentro da THE GLOBAL STAGE FOR INNOVATION (CES) que começou hoje, em Las Vegas, revela algumas dicas. Afinal, em parceria com o CTA e a Children’s Technology Review, elegem os melhores produtos de mídia interativa para crianças.
Todos os anos são premiados produtos notáveis que oferecem inovações digitais. Os vencedores anteriores incluem grandes nomes, como Facebook Messenger, experiências Star Wars VR e Pokemon Go, além de produtos menores, mas igualmente impressionantes, como o robô Cosmo da Anki e o smartwatch adequado para crianças da VTech.
Então, o que faz um produto premiado? Ao longo dos anos, observamos algumas características-chave compartilhadas por todos os vencedores do Prêmio Kids at Play Interactive (KAPi).
Vamos lá…
Conheça e respeite seu usuário: para que qualquer produto seja bem-sucedido, ele primeiro deve ser a experiência certa para a idade certa. Os produtos com melhor desempenho tendem a ter pelo menos um entendimento básico dos estágios de desenvolvimento infantil. Remova a coleta desnecessária de dados e práticas enganosas de vendas / marketing / publicidade. Qualquer compra no aplicativo precisa ser transparente antes que um usuário compre seu produto.
Pense na confiabilidade: enquanto os jurados da KAPi estão sempre à procura de inovação, produtos que não funcionam de maneira confiável não fazem parte da lista de vencedores (ou do carrinho de compras). Embora brilhantes, se a tecnologia falha, isso é grave. A melhor maneira de evitar isso é testar, retrabalhar e testar novamente até que todos os problemas técnicos sejam completamente eliminados.
Não confie nas telas de login: seu produto solicita ao usuário um endereço de e-mail ou entra com uma conta de mídia social? Em caso afirmativo, pergunte-se honestamente: você oferece alguma vantagem para essa solicitação ou apenas usa o dado para envio de e-mails vendendo mais produtos de sua empresa? Caso contrário, seu produto pode não apenas ter um passo desnecessário para o qual as crianças precisam passar antes de poderem realmente apreciar o que você fez, mas também pode ter uma questão ética para lidar – especialmente se algum de seus usuários for menor de 13 anos de idade. Isso não quer dizer que as telas de inscrição não ofereçam valor. Eles podem facilitar os relatórios de progresso ou permitir que os usuários vejam como eles se comparam aos outros. Mas, na maioria das vezes, são apenas ferramentas de coleta de informações, oferecendo nenhum valor ao usuário infantil. Um conselho… perca as telas de login.
Se você tiver um motivo válido para incluir uma tela de login, facilite. Não force as crianças (ou seus pais) a entrar em cada nova sessão. Tenha uma maneira inteligente de evitar esse atrito. E, mesmo se você tiver um motivo legítimo para incluí-lo, permita que o usuário pule o processo de login todos juntos – sua base de usuários agradecerá.
Torne seu brinquedo jogável a longo prazo: alguns produtos têm ótima tecnologia, mas depois de algumas sessões, começam a perder seu apelo. Uma experiência de jogo única e reproduzível é de grande valor, especialmente se o preço for caro. Nada é pior para os pais do que quando compram um produto que é usado apenas uma vez por uma criança. Pense no valor de longo prazo do seu produto.
Não se esqueça da latência: alguns produtos têm ótima tecnologia e tudo funciona, mas por algum motivo algo está errado – o tempo de uma resposta é lento, um ativo precisa ser carregado antes que o jogo possa avançar. Esses são problemas de latência. O interesse de uma criança pode ser facilmente perdido em milissegundos. A latência no seu produto é igual à morte.
Permitir controle de volume: o seu produto é muito barulhento? Seu volume pode ser ajustado? Enquanto as crianças não se importam com produtos barulhentos tanto quanto os pais, pense no comprador. Aparelhos muito barulhentos podem matar vendas e prêmios.
Não obtenha recursos: só porque você pode fazer muitas coisas diferentes com uma tecnologia, não significa que você deveria. Seja esperto em sua experiência de jogo. O que é necessário incluir? O que não é importante para a experiência? Essa é uma tarefa complicada de acertar. Mantenha o foco no que está funcionando. Todo recurso interessante, incrível e nunca visto antes deve agregar valor à experiência de jogo. Não procure uma maneira de expandir seu produto simplesmente para ter mais pontos de marketing listados na lateral da sua embalagem.
Esses itens são todos “ingressos para o baile” e lições aprendidas. Quando o seu produto estiver de acordo com as dicas listadas acima, você e seus usuários encontrarão mágica real, envolvimento real, diversão real. Seu produto tem apenas uma chance de ter sucesso, então boa sorte!
*Scott Traylor foi jurado do KAPi Awards em 10 das últimas 12 conferências da CES. Ex-educador de ciência da computação em Harvard, continua envolvido em pesquisas, redações e palestras sobre tudo relacionado a crianças e tecnologia.