Sonic – O Filme chegou aos cinemas na última quinta-feira, 13, e se tornou um marco por resgatar o universo de um personagem de videogame dos anos 1990 e por levar em conta a opinião dos fãs na produção do longa-metragem.
A Paramount Pictures encabeça parte da produção e distribuição do filme e Luciana Falcão, diretora de marketing do estúdio no Brasil, contou que a empresa apostou na franquia pelo interesse do público e recall em termos de awareness, que é uma forma de usar a consciência como estratégia para medir a percepção do consumidor.
Segundo informações do portal Meio & Mensagem, Luciana disse que o público-alvo é variado, já que tenta atingir os pais de hoje, que foram crianças nos anos 90, os filhos desses pais, a família e os jovens como um todo.
A meta do filme é criar uma experiência cinematográfica. Para isso, foi produzido um fã service, que é quando um longa traz elementos específicos para agradar ao público que é fã. A presença do ator Jim Carrey e o enredo do filme complementam o pacote na tentativa de agradar todos os públicos.
No primeiro trailer do filme, divulgado em abril de 2019, os fãs criticaram o visual do personagem, que era diferente do que é conhecido pelo videogame. Com isso, o lançamento do filme, que estava previsto para novembro de 2019, sofreu atraso para passar por modificações. Os novos trailers já foram mais bem aceitos.
Pablo Miyazawa, editor de cultura pop da Webedia, acredita que a decisão da Paramount representa os dias atuais, a era de repercussões e ‘cancelamentos’ nas redes sociais. “Eles sabiam que se não ouvissem a voz dos fãs, era como se o filme já tivesse fracassado antes de chegar aos cinemas”, disse.
Luciana revelou que refazer o personagem foi um processo apreensivo, mas positivo pelo engajamento dos fãs nas decisões do estúdio. “Começamos a ver spoilers do novo Sonic aparecendo na internet e íamos avaliando as reações dos fãs e vimos que a resposta foi boa. Conseguimos reverter o barco”, explicou.
Para divulgar o filme, a Paramount apostou em ativações físicas, parcerias com marcas, campanhas publicitárias em mídias tradicionais e influenciadores.