Disney, IMG, Giramille e Mauricio de Sousa foram as apresentações da manhã
Por Jéssica Lima, do EP Grupo
Nesta quarta-feira (22) aconteceu o terceiro dia de apresentações da feira on-line de licenciamento promovida pelo EP Grupo, a LicensingCON Week. José Guedes (NDP Group) deu início e, na sequência, Disney, IMG, Giramille e Mauricio de Sousa se apresentaram.
Em seguida, Ana Amélia de Cesaro e Aurélia Picoli (Play Conteúdo Inteligente) bateram um papo com Julia Medeiros (Riachuelo), Mairá Mendonça (brMalls) e Maricy Gattai Porto (Grupo CRM). Por último, um time de peso do Gloob e Zag apresentaram o Summit Miraculous. Das 16h às 19h ocorreram as rodadas de negócios.
José Guedes, presidente do NPD Group no Brasil, abriu a programação para falar sobre os personagens que mais se destacaram no mercado de licenciamento de brinquedos no Brasil. O país possui 47 milhões de crianças de 0 a 14 anos que ganham apenas 2,5 brinquedos ao ano. Nos Estados Unidos, para efeito de comparação, as crianças ganham 41 brinquedos anualmente e no Reino Unido ganham 27.
Além disso, 26% do faturamento de brinquedos no Brasil vem de itens com licenças e pelo menos esse percentual está alinhado com a média global. As figuras de ação têm maior participação nessa fatia. Spider Man, Avengers e Luccas Neto foram as licenças que mais faturaram. Assim como Frozen, Baby Alive, Miraculous e Turma da Mônica, no quesito bonecas.
Na apresentação da Disney, Tokie Esaka, responsável pela área de criação na The Walt Disney Company (Brasil) e Luiza Queiroz, responsável pelo marketing, mostraram como as franquias da Disney, incluindo Pixar, Star Wars, Marvel, 20th Century Fox e National Geographic, estão presentes em diferentes fases na vida das pessoas.
As meninas revelaram que o consumidor enxerga a Marvel como uma marca life style e que a Disney é a marca mais próxima da geração dos millennials. Elas também falaram sobre os programas voltados para as categorias gamers, fitness, foods, entre outros.
Para falar da IMG, Glenn Migliaccio, diretor de licenciamento da empresa, contou um pouco sobre a história da Endeavor e do foco da agência em marcas para adultos. A IMG trabalha com diferentes tipos de licenciadores nas categorias fashion, entretenimento, lendas pop, mídia, artistas, esportes, moda, institucional, corporativo e artes.
Na área automotiva, Glenn citou a Fiat, Jeep, Goodyear, Bugatti e Ducati. No setor de entretenimento e mídia falou de Fortnite, Rocket League, Tetris, Cosmopolitan, Bazaar, Queer Eye, Haribo e Esquire. O diretor mostrou licenciamentos inusitados e inovadores, como uma geladeira retrô da Volkswagen.
Diego Navarro, criador da Giramille, contou a história da startup, revelou que não terceirizam quase nenhum serviço, e que a animação, atualmente em 2D, está migrando para o 3D. O conteúdo de Giramille é educativo, musical e autoral. Giramille está presente em brinquedos da Adijomar, em cosméticos na View, em artigos de festa na Pifer e na Petit Message e em roupas na Tie Wear.
Para introduzir a Turma da Mônica, a Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, e Rodrigo Paiva, diretor de licenciamento, mostraram as inovações em 60 anos de história da Turma da Mônica e do quanto ela se firmou como uma love brand.
A personagem surfa em diversos setores de licenciamento como roupas, brinquedos e alimentos. Além de possuir a própria lojinha, a empresa teve uma resposta rápida à pandemia, melhorando seu e-commerce e desenvolvendo ações sobre o coronavírus como criar um banco de imagens, cartilhas, passatempos, fabricar máscaras e realizar doações.
A dupla falou da Mônica Toys, dos personagens Jeremias e Milena, Dorinha e Luca, que promovem inclusão e representatividade, da Turma da Mônica Jovem, do primeiro filme, Turma da Mônica – Laços, e a continuação que será lançada em breve, Turma da Mônica – Lições. Mônica revelou que chorou em pelo menos quatro partes do filme.
Ana Amélia de Cesaro e Aurélia Picoli, da Play Conteúdo Inteligente, conversaram sobre a retomada do varejo com Julia Medeiros, gerente de categoria e licenciamento da Riachuelo, Mairá Mendonça, gerente de trade marketing da brMalls, e Maricy Gattai Porto, diretora de marketing no Grupo CRM (Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau).
Julia contou que a pandemia trouxe de aprendizado a quebra de paradigmas ao colocar uma rede de funcionários em home office em três dias, por exemplo. Essa evolução, para ela, é um caminho sem volta. Maricy endossou o discurso e contou que a CRM teve de se reinventar na Páscoa, que calhou de ser um mês depois que o isolamento social foi instaurado.
Mairá disse que elas compartilham de dores muito parecidas e que o fechamento dos shopping foi um baque. Elas falaram sobre omnichannel, vendas on e off-line, experiência de compra e imediatismo do consumidor.
Por fim, o Summit Miraculous, apresentado pelo Gloob e Zag, mostrou o crescimento de Miraculous no Brasil e no mundo, com números, seu sucesso nas mídias digitais, exemplos de marcas que já investiram no licenciamento da super-heroína Ladybug e contou sobre os próximos lançamentos.