Foi a vez da ViacomCBS, Comitê Paralímpico, Universal e Dogs Can Fly falarem de suas franquias de sucesso
Por Jéssica Lima, do EP Grupo
Chegamos ao fim das apresentações da LicensingCON Week. Zé Luiz e Pablo Canano (Driven.CX), ViacomCBS, Comitê Paralímpico, Universal, Dogs Can Fly e Danilo Agrella (Playkids) fecharam com chave de ouro o quarto dia do evento on-line de licenciamento de marcas, promovido pelo EP Grupo, nesta quinta-feira (23). Nesta sexta (24) serão apenas rodadas de negócios.
José Luiz, que é head of channel e partnerships, e Pablo Canano, businnes director, ambos da Driven.CX, abriram a programação para falar sobre as estratégias de direct to consumer, já que a indústria tradicional tem ganhado cada vez mais espaço na venda direta ao consumidor.
Os segmentos de roupas, artigos de supermercado, produtos de beleza, sapatos e artigos para casa são os que mais crescem em D2C. Fortalecer a imagem da empresa, proporcionar experiência diferenciada aos clientes, criar novos canais de receita e interagir diretamente com o consumidor são algumas das estratégias.
Em seguida, a vice-presidente de produtos de consumo da ViacomCBS Networks Latin America falou das novidades e crescimento exponencial das franquias Star Trek, Top Gun, MTV, Bob Esponja, Garfield, Baby Shark, A Fazenda do Zenon (O Reino Infantil), Patrulha Canina e Blue’s Clues.
Para falar sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro e licenciamento de propósito, a líder de marketing da CPB, Amanda Rabelo, e o CEO da XGuides, Daniel Godoy, tiveram a palavra. Amanda iniciou a apresentação mostrando o perfil de alguns atletas, contou sobre eventos e projetos como a Escola Paralímpica de Esportes, o Festival Paralímpico, as Paralimpíadas Escolares e as Paralimpíadas Universitárias.
Daniel reforçou o quanto o consumidor está mais ativista e tem buscado representatividade. Logo, as marcas também precisam se engajar em causas e um caminho mais rápido é associar sua marca a outra que já conte uma história. O CEO da XGuides também mostrou as vantagens dessa marca ser o CPB.
A Nescau, da Nestlé, por exemplo, assumiu o compromisso de retirar os canudos plásticos de suas embalagens substituindo-os por canudos de papel biodegradável. Para contar a novidade, fez parceria com o Projeto Tamar, um dos principais projetos socioambientais do país que atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.
Logo depois, para representar a Universal, Larissa Chiba, franchise e marketing manager, e Maria Cristina Leme, country director da empresa, falaram sobre as franquias que criam conteúdo e entregam conexão, além de mostrarem os lançamentos de filmes deste ano como Trolls 2, e para 2021 como Minions 2, Jurrassic World – Dominion, Spirit e Velozes e Furiosos 9. As meninas também fizeram uma menção especial a Shrek.
A Dogs Can Fly foi representada por José Henrique Caldas, sócio e head de licenciamento, e Patrícia Gomes, gerente de marketing, que mostraram como Masha e o Urso, Pocoyo e Super Dinossauro são muito mais que personagens.
Masha ganhou um bloco de Carnaval infantil e na ativação desenvolvida pela marca, as crianças se vestiram igual à personagem em um episódio da série. Pocoyo explodiu após o meme “Vai pa onde?”, que foi devidamente explorado pela empresa e isso causou um crescimento significativo da marca.
Por fim, Danilo Agrella, content licensing and distribution da PlayKids falou sobre o protagonismo das plataformas on demand na rotina das famílias. A Playkids, plataforma de conteúdos educacionais para crianças de 0 a 6 anos, considera que a pandemia foi um momento de adaptação rápida e de empatia.
A empresa teve preocupação de cuidar da família como um todo, fez um seleção de conteúdos relevantes para as crianças, incluindo os que eram relacionados a higiene e saúde mental, e para os pais, a empresa produziu conteúdos específicos sobre assuntos como assistência escolar aos filhos, além de dicas de filmes e livros.