A importância de conhecer os hábitos dos clientes
O distanciamento social e a permanência em casa em virtude do Coronavírus mexeram com alguns hábitos dos brasileiros. Seja pela falta de contato, pelo novo jeito de interagir com as pessoas ou a maneira de fazer compras on-line, todos precisaram se adaptar à nova realidade. Gigantes de marketplace ou plataformas menores registraram um importante aumento nas vendas em diferentes categorias. “No entanto, se essas empresas não tivessem boas ferramentas para realizar as vendas on-line, gerir e controlar dados de compras e entregas, ou então, se tivessem dados incorretos ou informações irrelevantes dos clientes, seria um desastre”, alerta Carlos Eduardo Colenetz, diretor da X-Bits Software – empresa que desenvolve programas de inteligência artificial e criador da plataforma Mentor BI. Segundo o especialista, sai na frente da concorrência quem souber analisar e administrar bem as informações que possui.
Saber mais para vender mais
A análise de dados ganhou importância nos últimos anos, em especial para empresas que trabalham com marketing digital. O potencial dessa estratégia para reduzir custos, melhorar a qualidade do serviço ou produto, inovar e otimizar a performance das vendas é enorme.
De acordo com Colenetz poucas empresas no Brasil utilizam os dados de maneira correta. “Quando o empreendedor tem dificuldades para gerar dados, organizá-los e saber o que fazer com eles é porque ainda não entende os benefícios que isso pode trazer ao seu negócio”, explica.
Para desmistificar essa cultura, o especialista preparou cinco dicas:
1) Decide melhor quem sabe mais. Pode até parecer redundante, mas a quantidade de decisões empresariais baseadas em intuições e situações cotidianas – sem dados e fatos concretos – é uma rotina.
2) O bom não precisa de caro. O feito é melhor do que o perfeito. Por isso, comece com soluções de baixo custo. Inicie com planilhas do Google ou do Microsoft Excel de maneira que seja possível acompanhar o desempenho do negócio e armazená-las na nuvem.
3) Integre e qualifique sua equipe de vendas. Eles precisam de ferramentas e dados que otimizam o tempo. Assim, conseguem identificar rapidamente as oportunidades que o cliente está trazendo. Um CRM já traz ótimos resultados, pois se integrado a uma automação de marketing, ele trará as informações num mesmo lugar. Como resultado, a venda se torna mais personalizada, rápida e melhora a experiência do usuário.
4) Faça previsões reais. Achou estranho? Saiba que um sistema de inteligência artificial possibilita gerenciar vendas e descobrir as necessidades e oportunidades para um cliente. Imagine seu time comercial tendo essas informações disponíveis? Eles teriam informações preciosas para ampliar os negócios, minimizar erros e não sufocar o cliente com indicações desnecessárias só para bater as metas do mês.
5) Analise seus dados constantemente. Assim como nas datas de varejo – tais como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, Black Friday – é fundamental analisar o comportamento de seu cliente, dos hábitos de visita às lojas físicas ou virtuais ao longo de todo ano. Se ele comprou um livro de romance, que tal interagir daqui a três meses para ver se gostou da obra? Se prefere outra categoria para leitura? Se quer mais livros do mesmo autor?
“Toda e qualquer empresa, seja micro, de pequeno, médio ou grande porte, deveria saber gerir seus dados com rapidez e flexibilidade. Os ganhos financeiros serão maiores e seus clientes ficarão mais felizes, pois terão a sensação de que a empresa realmente conhece seus gostos e desejos”, observa Colenetz.
De acordo com o especialista, as empresas também usam os dados para orientar suas tomadas de decisões e buscar sucesso de maneira mais assertiva, principalmente quando trabalhados em conjunto com o Marketing: o famoso “vendarketing”. “É preciso ter um propósito naquilo que se faz”, enfatiza.
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