A pandemia acelerou o crescimento e a aceitação do comércio de conteúdo.

Confira as reflexões e os insights de nossa CEO, Marici Ferreira!

“Dois mil e vinte foi um ano de experiências num ambiente nunca antes imaginado e, agora, estamos ansiosos pela chegada de 2021 que carrega a hipótese mais valiosa do momento: a vacina da COVID 19.

E quanta coisa realizamos esse ano! Especialmente o olhar mais atento e amoroso para a família, os amigos, a casa, o trabalho… enfim um ritmo de vida em que tudo fica mais equilibrado. A vulnerabilidade diante do desconhecido nos ofereceu o convite de cuidar do que era tangível. Fiz minha parte, aguardando pacientemente os desdobramentos do contexto que mudou a vida de todo mundo. E nessa pausa aprendi que valorizar a vida é a forma mais incrível de lidar com as mudanças.

E elas vieram; cozinhei, limpei a casa, meditei, estudei, me informei… e o resultado deste movimento trouxe a reinvenção do meu negócio. Todo o conteúdo e os encontros B2B ganharam o cenário digital. Realizamos, enquanto aprendíamos, uma série de lives e eventos oferecendo assuntos relevantes para nosso público corporativo – dos segmentos de brinquedo, papelaria, zero a três e licensing – que virou uma audiência preciosa em nossa nova forma de informar e reunir. Todo esse material sobre varejo, tendência, comportamento, produto, marcas e personagens estão em nosso canal do Youtube. Sem falar em nossas publicações que se mantiveram no calendário ganhando também todas as possibilidades que o online oferece. As edições podem ser acessadas por meio do nosso Portal EP que ganhou ainda mais destaque neste período por tratar-se de nossa mais completa plataforma digital.

Ou seja, nestes links você encontra minha feliz jornada, junto ao meu time, neste desafiador 2020.

Insights que ficam…

– O bem-estar das pessoas é o maior ativo de uma empresa.

– Fazer sentido no mercado inserido é o mínimo para que uma empresa prospere.

– Equipes motivadas conseguem manter a produtividade trabalhando home office

– A tecnologia possibilita a fluidez dos negócios (reuniões, vendas, compras…).

– A pandemia acelerou o crescimento e a aceitação do comércio de conteúdo.

– O Ocidente descobriu o que a China já sabe, que o e-commerce funciona melhor quando os consumidores se divertem enquanto fazem compras, então o conteúdo realmente impulsionou o comércio. Redes sociais como Instagram , Snapchat , TikTok , Pinterest e Facebook aceleraram seu comércio por meio de conteúdo.

– O potencial dos provedores de SVOD que têm o comércio como estratégia final.

– E-commerce de transmissão ao vivo e as colaborações de marca e entretenimento financiadas pela marca estão se tornando globalmente populares.

Uma certeza que me orienta é que o modelo híbrido seguirá protagonista em meus negócios. É ótimo encontrar pessoalmente, mas é bom também oferecer a oportunidade de participação para quem por alguma razão, demográfica ou não, não puder estar presente.

Outros assuntos que ganham minha atenção para o próximo ano são:

– Alimentação sustentável; muitos estudos e análises apontam para inovações no setor de alimentação e sustentabilidade, indicando que ainda há muito para ser explorado nesse setor.

– Acessibilidade; produtos, serviços e experiências em prol dos consumidores que têm alguma deficiência física. É a inclusão no foco de muitos mercados.

– Fim do hiperconsumo; a maior tendência de consumo para 2021 é não comprar.

– Diversidade; novos conceitos de gênero estão começando a abraçar segmentos diversos.

– Entretenimento virtual; mesmo após uma possível vacina para a Covid-19, pesquisadores afirmam que o mundo permanecerá híbrido, com um mix de atividades virtuais e presenciais.

Trocar ideias e realizar projetos foi a parte boa desse tumultuado, porém agregador ano de 2020.

Boas festas e seguimos mais fortes para realizar muito em 2021!

Um beijo,

@maricirosana 

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