A NPD Group divulgou, através de um portal online, tendências, informações e insights sobre o mercado de brinquedos. Essas, foram feitas através de um painel de monitoramento do varejo do ano de 2020, contando com a participação de mais de 4.800 lojas e 29 principais redes varejistas que são responsáveis por mais de 79% do faturamento de brinquedos no mercado brasileiro.
A pandemia trouxe muitos desafios e aprendizados para o mercado. Diferentemente de outros países monitorados pela NPD, o mercado brasileiro de brinquedos sofreu uma grande queda. O faturamento total foi R$ 3,8 bilhões, ou seja, teve uma queda de 14% em relação a 2019. Já as unidades vendidas caíram 22%, tendo um total de 65 milhões de unidades vendidas em 2020.
O motivo do crescimento em outros países foi que as crianças estavam em casa e precisavam de entretenimento. Porém, no Brasil, mais da metade do faturamento do setor vem de lojas especializadas em brinquedos, sendo que estas tiveram que fechar durante o lockdown. No Brasil, o fechamento ocorreu entre a 2ª quinzena de março e 1ª quinzena de junho. De março a maio, teve uma queda de 48% nas vendas, e se comparado ao mesmo período de 2019, a queda foi de 53%.
Após a abertura das lojas, os resultados foram melhores. Outubro, por exemplo, teve melhor desempenho do que o mesmo mês em 2019, e dezembro foi melhor que as expectativas, tendo apenas 2% a menos de faturamento que no ano anterior.
Um fator relevante que deve ser observado é que em 2019, 54% das vendas eram feitas pelo canal especializado em brinquedos, e 46% em lojas de departamento, hipermercado, e-commerce, entre outros. Já durante a pandemia, de março a abril por exemplo, só havia duas opções para o mercado de brinquedos: comprar no canal generalista ou não comprar. Por isso, as lojas virtuais tiveram um grande crescimento nas vendas. Uma boa comparação sobre o e-commerce é que em 2019, 4 a cada 100 brinquedos eram comprados pela internet. Em 2020, foram 10 a cada 100. Ou seja, muito relevante. Quem não comprava os produtos pela internet, aprendeu a comprar. A tendência é que esse número seja ainda melhor em 2021 e se tornou um must-have.
A NPD observou também que houve um crescimento de venda de itens mais caros em 2020. Aquelas compras por impulso de itens mais baratos reduziram. O preço médio subiu de R$ 52,00 para R$ 58,00, crescendo também as categorias mais caras como jogos e quebra-cabeças (família e adultos), blocos de montar (e os mais complexos para adultos também), ride-ons e STEAM toys (aqueles de montar, mas com ciência, tecnologia, engenharia e matemática envolvidos).
As categorias que mais cresceram foram aquelas que conseguiram manter as crianças e famílias ocupadas. Destaque para bonecas fashion, acessórios e fantasiais, que cresceram 12%; ride-on cresceu 17%; quebra-cabeças cresceu 15%; e STEAM toys cresceu 156%.
As 10 empresas brasileiras que tiveram melhor desempenho em 2020 foram: Mattel, Bandeirante, Estrela, Lego, Sunny, Novabrink, Grow, Fun, Cotiplás e Multikids.
E o TOP 5 propriedades que mais faturaram e que responderam por 21% de todo o faturamento em 2020 foram:
1 – Barbie
2 – Hot Wheels
3 – Universo Marvel
4 – Baby Alive
5 – L.O.L. Surprise!
Já a venda de brinquedos licenciados teve um ano desafiador, com queda de 16%. A principal razão é o fechamento dos cinemas, que acabou gerando um impacto no mercado do licenciamento.
Top 5 Licenças 2020:
1 – Avengers
2 – Luccas Neto
3 – Disney Frozen
4 – Homem-Aranha
5 – Batman
As tendências citadas para o mercado de brinquedos em 2021 são:
– Recuperação no desempenho e igualação ao ano de 2019;
– A venda pela internet veio para ficar e deve ser explorada pelos players, sejam varejistas, distribuidores ou fabricantes;
– A abertura do cinema vai ajudar a vender produtos licenciados;
– Ficar de olho nos STEAM Toys, que tiveram um crescimento enorme em 2020;
– Os colecionáveis foram mal em 2020, mas por outro lado as figuras de ações geek cresceram, ou seja, heróis vintage, mangás, etc;
– Os Youtubers estão cada vez mais influenciando a venda de brinquedos. Exemplos: Luccas Neto, Gi Neto, Maria Clara e JP.
Premiações ao mercado brasileiro:
Brinquedo mais vendido do ano
Mattel – Hot Wheels individual
Propriedade #1
Mattel – Barbie
Venda de brinquedo por categoria
Categoria Exploratória e outros brinquedos
DTC – Slime Ecão
Categoria construção
Mattel – Mega Bloks Fisher Price
Artes
Hastro – Play-Doh Dentista
Bonecas
Barbie Color Reveal Surpresa
Jogos e quebra-cabeças
Estrela – Banco Imobiliário
Outdoor e esportes
Maral – Triciclo Baby City Spider
Veículos
Mattel – Hot Wheels individual
Bonecos de ação e acessórios
Hasbro – Avengers Olympus 24cm
Brinquedo pré-escolar
Novabrink – Boneco Luccas Neto e Gi Neto com 14 frases 27cm
Plush
Sunny – Patrulha canina 15cm
Eletrônico infantil
Candide – Walkie Talkie Homem Aranha
Mundial
Item mais vendido
Mattel – Hot Wheels individual
Fabricante de brinquedo
Lego
Propriedade
Mattel – Barbie
Vídeos por assinatura
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